Escola de Design de Nantes / Marc Mimram

Escola de Design de Nantes / Marc Mimram - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaEscola de Design de Nantes / Marc Mimram - Fotografia de Interiores, Cerca, Fachada, CorrimãoEscola de Design de Nantes / Marc Mimram - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, VigaEscola de Design de Nantes / Marc Mimram - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoEscola de Design de Nantes / Marc Mimram - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Marc Mimram
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  11
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Erieta Attali
  • Arquiteto Coordenador: Marc Mimram
  • Arquiteto Associado: Guillaume André
  • Arquitetos: Sabrina Ziane, Sylvain David, Laurent Pottier
  • Equipe De Projeto: GPAA architectures
  • Design: Jouin Manku
  • Projeto Estrutural: Simon Lods, Emilien Pont Roy
  • Consultoria Engenharia: SCE
  • Consultoria Acústica: Impedance
  • Cidade: Nantes
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Escola de Design de Nantes / Marc Mimram - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Erieta Attali

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola de Design de Nantes conclui o desenvolvimento da "Ilha da Criação". Junto a Escola de Belas Artes, a Escola de Arquitetura e uma rede de empresas locais, configura um ecossistema tão fértil quanto o anterior, dedicado à construção naval. A premissa fundamental do projeto é compartilhar a atividade e produção da escola, criando oficinas com grandes janelas voltadas para a rua.

Escola de Design de Nantes / Marc Mimram - Fotografia de Exterior, Janela
© Erieta Attali
Escola de Design de Nantes / Marc Mimram - Imagem 16 de 22
Implantação

A ideia de integração com a cidade se reflete na elevação da escola acima do solo, apoiada em pilares de concreto especialmente projetados. A seção superior é revestida por dobras que variam conforme as orientações, conferindo à escola uma identidade única. Esses traços demonstram a meticulosa consideração nos métodos de construção, na arquitetura e no uso de materiais.

Escola de Design de Nantes / Marc Mimram - Fotografia de Exterior, Fachada
© Erieta Attali
Escola de Design de Nantes / Marc Mimram - Fotografia de Interiores, Cerca, Fachada, Corrimão
© Erieta Attali

A abertura da escola também se manifesta na Ágora, um amplo espaço central ideal para atividades práticas e compartilhamento de conhecimentos, localizado no coração da escola e aberto à cidade.

Escola de Design de Nantes / Marc Mimram - Imagem 21 de 22
Axonométrica

A Ágora é um pátio, um espaço de circulação e ocupação da cidade, conectando a escola ao espaço público e ao desenho urbano. 

Escola de Design de Nantes / Marc Mimram - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Erieta Attali
Escola de Design de Nantes / Marc Mimram - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Escada, Viga
© Erieta Attali

Essa área coberta, aberta para o céu, possui um grande pódio com uma topografia variável conforme as necessidades e usos. Em determinados momentos, transforma-se em um local para conferências ou palestras, em um espaço de exposições, e até mesmo em um lugar para práticas ou experimentações... A Ágora serve aos estudantes, ao encontro com o público e também às parcerias com a rede local de negócios: um espaço para reinvenção diária, para encontros e projetos. Aqui, profissionais de todas as áreas ligadas ao design são bem-vindos. A partir deste centro, toda uma rede de estudantes, professores, investidores, empreendedores... pode ser mobilizada, tornando a Ágora um ponto de destaque aberto ao espaço público.

Escola de Design de Nantes / Marc Mimram - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Erieta Attali

O espaço é amplamente ventilado por aberturas na fachada e na cobertura. O telhado possui proteção solar para evitar superaquecimento nos dias mais quentes. Os tratamentos acústicos e térmicos estão localizados nos níveis inferiores. As partes inferiores das passagens são absorventes para reduzir reflexos, enquanto os elementos de aquecimento suspensos oferecem conforto adicional no pódio em dias frios. A Ágora, localizada no centro do edifício e articulada com os workshops, a sala de fabricação e o espaço de eventos, é alimentada pelas atividades ao seu redor. Além de seu valor prático evidente, a Ágora contribui significativamente para a compacidade do edifício e sua eficiência energética.

Escola de Design de Nantes / Marc Mimram - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Erieta Attali

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nantes, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola de Design de Nantes / Marc Mimram" [Nantes School of Design / Marc Mimram] 22 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011158/escola-de-design-de-nantes-marc-mimram> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.