Renovação de Apartamento em Xangai / atelier TUO

Renovação de Apartamento em Xangai / atelier TUO - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Tijolo, VigaRenovação de Apartamento em Xangai / atelier TUO - Fotografia de Interiores, CadeiraRenovação de Apartamento em Xangai / atelier TUO - Fotografia de Interiores, Pia, BanheiroRenovação de Apartamento em Xangai / atelier TUO - Fotografia de Interiores, TijoloRenovação de Apartamento em Xangai / atelier TUO - Mais Imagens+ 17

Changning District, China
  • Equipe De Projeto: Tuo Lin
  • Construção: Studio L
  • Cidade: Changning District
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Renovação de Apartamento em Xangai / atelier TUO - Fotografia de Interiores, Cadeira
© half.half.photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. Apresentando um dos antigos conjuntos habitacionais públicos construídos em Xangai, com uma disposição típica em forma de haste, este projeto tem como objetivo melhorar um apartamento de 41m2 que acomoda a vida diária de um proprietário e seu gato. Para personalizar e ativar o interior, foi introduzida uma parede curva juntamente com uma reorganização geral, que propôs uma alternativa para trazer de volta à vida um apartamento obsoleto e monótono.

Renovação de Apartamento em Xangai / atelier TUO - Fotografia de Interiores, Janela
© half.half.photography
Renovação de Apartamento em Xangai / atelier TUO - Imagem 18 de 22
Planta

Um lar confortável é fundamental para uma vida melhor. No entanto, inertes à moda provocada pelo impaciente mercado imobiliário chinês, arquitetos e designers de interiores participam majoritariamente de projetos espetaculares ou de elite, fugindo da discussão sobre como o desenho pode promover melhorias reais de maneira mais realista e fundamentada. Somando-se a esse contexto, este projeto enfrenta restrições inerentes a esse tipo de conjunto habitacional público e as desordens confusas na indústria atual de melhoria de residências, o que torna prática comum fazer concessões ou até mesmo desistir de buscar o lar ideal. No entanto, vemos essa busca como essencial e a melhoria prática possível.

Renovação de Apartamento em Xangai / atelier TUO - Fotografia de Interiores
© half.half.photography
Renovação de Apartamento em Xangai / atelier TUO - Fotografia de Interiores, Porta, Banheiro
© half.half.photography

Considerando o lar ideal como um recipiente simples e funcional para uma vida confortável e agradável, o plano de melhoria foi feito levando em consideração as necessidades residenciais específicas, os limites do local e do orçamento, bem como a praticidade material e técnica correspondente, com a crença de que as limitações da realidade e da economia podem ser respeitadas e utilizadas como forças motrizes positivas. Com um interior utilizável de 41m2, o layout original foi renovado, eliminando paredes divisórias em excesso para liberar espaço para áreas funcionais, como banheiro, cozinha, corredor, sala de estar e reuniões, juntamente com seus respectivos espaços de armazenamento.

Renovação de Apartamento em Xangai / atelier TUO - Fotografia de Interiores, Bancada
© half.half.photography
Renovação de Apartamento em Xangai / atelier TUO - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Tijolo, Viga
© half.half.photography

Tanto como separação quanto como conexão, a parede curva de tijolos é introduzida nesse layout em forma de haste, reorganizando o interior fragmentado e cercando as áreas funcionais independentes. Dotada de um espírito único, essa curva vermelha permitiu uma transição entre o privado e o público, além de criar um hall de entrada com espaço para bicicleta, sapateira e área de exposição.

Renovação de Apartamento em Xangai / atelier TUO - Imagem 19 de 22
Planta
Renovação de Apartamento em Xangai / atelier TUO - Fotografia de Interiores, Tijolo
© half.half.photography
Renovação de Apartamento em Xangai / atelier TUO - Fotografia de Interiores, Arco, Corrimão
© half.half.photography

Após a melhoria, um dos dois quartos foi convertido em uma área de estar, resultando em um novo layout com um quarto e um banheiro no lado norte, um espaço aberto incorporando cozinha, sala de jantar e sala de estar no lado sul, um espaço de serviços e banheiro no meio. Tubulações, dutos, ar-condicionado e outras instalações são posicionados sobre o teto acima da parede curva terracota, de modo que a altura original do pé-direito do quarto e da sala de estar foi mantida, maximizando o espaço utilizável do interior. O balcão longo, os trilhos de iluminação contínuos e o piso rítmico são usados como parte das estratégias de projeto que favorecem a repetição. Isso reduz o custo de construção e manutenção, minimizando os materiais e técnicas utilizadas, e também garante uma sensação de ordem no espaço, considerando a posterior colaboração com o gato, os objetos e móveis do proprietário.

Renovação de Apartamento em Xangai / atelier TUO - Fotografia de Interiores, Dormitório
© half.half.photography
Renovação de Apartamento em Xangai / atelier TUO - Fotografia de Interiores, Banheiro, Banheira, Janela
© half.half.photography

O desenho prefere materiais e técnicas razoáveis, duráveis e personalizados. A haste vertical passa pelos tijolos e dialoga com as placas horizontais de aço inoxidável para estabilizar a parede curva de tijolos, e aberturas são feitas no topo para atrair mais luz. O piso das áreas molhadas é revestido com tijolos que são principalmente usados na cozinha por serem econômicos, à prova d'água e antiderrapantes. O armário e o balcão são feitos de aço inoxidável, para que sejam duráveis e fáceis de limpar. Os trilhos contínuos percorrem o quarto, a área de entrada e a área de estar, tornando a iluminação fácil de ser ajustada devido ao seu uso diário real, ao mesmo tempo em que mantém a integridade do espaço.

Renovação de Apartamento em Xangai / atelier TUO - Fotografia de Interiores, Banheiro, Porta, Bacia Sanitária
© half.half.photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Xangai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Renovação de Apartamento em Xangai / atelier TUO" [The Renovation of a 41m2 Old Public Apartment in Shanghai / atelier TUO] 20 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010997/renovacao-de-apartamento-em-xangai-atelier-tuo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.