Residência DISA / Tomas Mielnikowicz

Residência DISA / Tomas Mielnikowicz - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaResidência DISA / Tomas Mielnikowicz - Fotografia de Interiores, ArmárioResidência DISA / Tomas Mielnikowicz - Fotografia de Interiores, JanelaResidência DISA / Tomas Mielnikowicz - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoResidência DISA / Tomas Mielnikowicz - Mais Imagens+ 20

Lanús, Argentina
  • Arquitetos: Tomas Mielnikowicz
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Calyfornio, FV NOVUM, Grupo Dap, Huup iluminación, Neolith, Purastone, SBG, Taller Ferro
  • Arquiteto Responsável: Tomas Mielnikowicz
  • Colaboradora: Pilar Forgue
  • Engenharia Estrutural: Juan Toia
  • Cidade: Lanús
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Residência DISA / Tomas Mielnikowicz - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Federico Kulekdjian
Residência DISA / Tomas Mielnikowicz - Imagem 14 de 25
Planta - Térreo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada em Valentín Alsina, no Partido de Lanús, Província de Buenos Aires, Argentina. O terreno, um lote entre empenas cegas de 8,66 x 29 metros de profundidade, tem orientação noroeste, com sua frente voltada para a via pública. Os clientes são uma família composta pelo pai, mãe e dois filhos. A casa deveria ter um quarto principal, um quarto para cada filho, um espaço de cozinha-sala de jantar, um amplo espaço de estar e uma garagem coberta para dois veículos.

Residência DISA / Tomas Mielnikowicz - Fotografia de Exterior
© Federico Kulekdjian
Residência DISA / Tomas Mielnikowicz - Imagem 15 de 25
Planta - Superior

Os clientes queriam maximizar o espaço descoberto do lote existente, para poder usar diariamente esse espaço ao ar livre. Para isso, decidiu-se voltar o volume construído para a frente, deixando um espaço generoso na parte dos fundos do terreno.

Residência DISA / Tomas Mielnikowicz - Fotografia de Interiores
© Federico Kulekdjian
Residência DISA / Tomas Mielnikowicz - Imagem 16 de 25
Corte - 1

Com o objetivo de destacar essa demanda por áreas externas, o projeto propôs um volume residencial compacto, mantendo ao mesmo tempo a qualidade espacial de cada área e proporcionando a privacidade e a escala adequadas ao quintal. Dessa forma, a residência estabeleceria uma conexão permeável e aberta com a parte posterior, gerando um contraste com um caráter mais privado em relação à via pública. Uma distribuição estratégica alocou os quartos no primeiro andar, enquanto os espaços de uso público ocupam o térreo.

Residência DISA / Tomas Mielnikowicz - Fotografia de Interiores
© Federico Kulekdjian
Residência DISA / Tomas Mielnikowicz - Imagem 17 de 25
Corte - 2

Essa abordagem permitiria que o quintal se relacionasse de maneira simples com o interior da residência, sendo concebido como um amplo espaço contíguo ao lar, que pode ser vivenciado diariamente como uma extensão natural do ambiente doméstico. Com o objetivo de fundir harmoniosamente o quintal com o interior da casa, empreendeu-se a tarefa de criar um limite interno-externo excepcionalmente translúcido.

Residência DISA / Tomas Mielnikowicz - Fotografia de Interiores, Armário
© Federico Kulekdjian
Residência DISA / Tomas Mielnikowicz - Imagem 18 de 25
Corte - 3

O projeto buscou conferir a esse limite características essenciais que garantissem uma climatização ótima, uma iluminação adequada, a possibilidade de escurecimento quando necessário, assim como a segurança e a acessibilidade dentro de casa. Como resultado dessa abordagem, foi projetada uma fachada que pode se adaptar de maneira completa ou parcial, dependendo das necessidades e preferências dos moradores, permitindo uma transição fluida entre um espaço fechado e outro completamente aberto.

Residência DISA / Tomas Mielnikowicz - Fotografia de Interiores, Janela
© Federico Kulekdjian
Residência DISA / Tomas Mielnikowicz - Imagem 19 de 25
Corte - 4

O fechamento na parte posterior da residência foi concebido para se adaptar às necessidades mutáveis dos moradores, oferecendo a flexibilidade de se tornar um limite sólido ou desaparecer completamente. Para alcançar essa versatilidade, foi idealizada uma fachada integrada com persianas automatizadas e amplas esquadrias de vidro deslizantes ao nível do solo, permitindo a abertura total durante o dia para iluminar e ventilar naturalmente os espaços internos, e a possibilidade de escurecê-los completamente durante a noite. A implementação de persianas contribuiu para minimizar a espessura desse limite dentro-fora, eliminando a necessidade de grades ou outros dispositivos de segurança.

Residência DISA / Tomas Mielnikowicz - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Federico Kulekdjian
Residência DISA / Tomas Mielnikowicz - Imagem 20 de 25
Detalhe

Dessa forma, foram consolidados em um único sistema os elementos estruturais, de escurecimento e de segurança da residência. Além disso, foram incorporadas cortinas em rolo automatizadas como uma camada adicional para controlar a entrada de luz solar e garantir privacidade, permitindo filtrar o acesso de luz natural em todas as estações do ano sem depender exclusivamente da iluminação artificial. O projeto estrutural da casa foi baseado em um diagrama que modula e dimensiona cada um de seus espaços. Essa modulação é visível e percebida em todos os ambientes da residência, definindo também as medidas das esquadrias e persianas da frente e do fundo. A diagramação espacial do projeto é baseada na divisão da largura total do lote em quartos iguais, criando assim um módulo de 1/4.

Residência DISA / Tomas Mielnikowicz - Fotografia de Interiores, Cozinha, Concreto
© Federico Kulekdjian
Residência DISA / Tomas Mielnikowicz - Imagem 21 de 25
Detalhe

Em seguida, é introduzida uma sub-modulação, dividindo cada quarto ao meio, gerando um módulo de 1/8. Esses padrões regem, articulam e dimensionam todos os ambientes internos, definindo também os elementos compositivos de ambas as fachadas. As dimensões dos espaços principais são definidas pelo módulo de 4, abrangendo a largura total do projeto. Por exemplo, o espaço de estar-cozinha-sala de jantar abrange 4/4, enquanto a área de estar anexa ocupa 2/4. Os quartos são distribuídos em 2/4 na frente e no fundo, e o espaço da escada é desenvolvido em 1/4. Para ajustar as dimensões dos banheiros, estacionamento, circulações e lavanderia, utiliza-se a sub-modulação de 8 partes.

Residência DISA / Tomas Mielnikowicz - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Federico Kulekdjian
Residência DISA / Tomas Mielnikowicz - Imagem 22 de 25
Detalhe

A fachada da frente é definida pela partição de 8/8, proporcionando maior versatilidade para as funções requeridas do programa, garantindo maior privacidade em relação à via pública, enquanto para o quintal busca-se maior abertura e transparência utilizando o módulo de 4/4, minimizando as dimensões estruturais utilizando pilares metálicos. A meticulosa proporção entre os elementos, a relação harmoniosa dos espaços entre si e a conexão do módulo com a altura da residência convergem para criar uma sensação agradável e coesa ao percorrer e habitar cada canto.

Residência DISA / Tomas Mielnikowicz - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Federico Kulekdjian
Residência DISA / Tomas Mielnikowicz - Imagem 23 de 25
Detalhe
Residência DISA / Tomas Mielnikowicz - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Federico Kulekdjian

Com o objetivo de destacar essa harmonia, o projeto de interiores da casa foi pensado utilizando exclusivamente materiais neutros e madeira. A totalidade da residência é apresentada com espaços geometricamente simples em tonalidades brancas, desprovidos de molduras ou ornamentos, cultivando assim um caráter minimalista e simples. Para infundir calor e contraste ao branco predominante, todos os móveis foram confeccionados em carvalho americano, consolidando a harmonia visual e sensorial em cada ambiente. Esta residência não busca apenas funcionalidade e eficiência, mas aspira a se tornar um lar harmonioso que reflita a identidade e as necessidades específicas da família, proporcionando um espaço acolhedor e adaptável ao seu estilo de vida.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência DISA / Tomas Mielnikowicz" [Vivienda DISA / Tomas Mielnikowicz] 17 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010889/residencia-disa-tomas-mielnikowicz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.