Edifício Element & Lingot / Studio Loes

Edifício Element & Lingot / Studio Loes - Fotografia de Exterior, Janela, BalcãoEdifício Element & Lingot / Studio Loes - Fotografia de Exterior, Janela, BalcãoEdifício Element & Lingot / Studio Loes - Fotografia de Interiores, Fachada, Pilar, CorrimãoEdifício Element & Lingot / Studio Loes - Fotografia de Interiores, EscadaEdifício Element & Lingot / Studio Loes - Mais Imagens+ 31

  • Arquitetos: Studio Loes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nate Cook
Edifício Element & Lingot / Studio Loes - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Nate Cook

"Construir menos, muito menos, porém de forma densa, eficiente e sustentável!" afirma o arquiteto e historiador Vittorio Magnago Lumpugnani em seu mais recente ensaio “Gegen Wegwerfarchitektur” ("Contra a Arquitetura Descartável"). Uma premissa que os arquitetos do STUDIO LOES também compartilham. O projeto"Element & Lingot" foi resultado da ampliação de um edifício residencial existente da era wilhelminiana e do pós-guerra com uma casa de jardim no pátio interno ("Element") e quatro extensões de telhado nos edifícios existentes da frente e fundos ("Lingot") desde o verão de 2023.

Edifício Element & Lingot / Studio Loes - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Nate Cook

Ambos os projetos se destacam pelo uso de módulos de madeira e elementos de concreto pré-fabricados, resultando em um método de construção altamente eficiente e ecologicamente sustentável. Os arquitetos do STUDIO LOES apresentaram um modelo inteligente de re-densificação de espaços urbanos compactos, realizando sua visão de arquitetura residencial urbana orientada para o futuro.

Edifício Element & Lingot / Studio Loes - Imagem 33 de 36
Diagrama

"Element & Lingot" está localizado no distrito de Moabit, em Berlim, caracterizado por um desenho urbano denso. Os arquitetos enfrentaram o desafio de criar novos espaços habitáveis utilizando módulos de madeira e elementos de concreto pré-fabricados.

Edifício Element & Lingot / Studio Loes - Fotografia de Exterior, Janela, Balcão
© Nate Cook

A pré-fabricação reduziu o tempo de construção e a poluição sonora. Paralelamente, quatro novos áticos foram criados em cada um dos dois edifícios da frente e dos fundos, enquanto um edifício residencial de vários pavimentos surgiu entre as construções já existentes, em uma área muito pequena. Nomeado de "Element", o edifício possui com cinco pavimentos, além de um pavimento elevado, e abriga vinte unidades de 3 a 5 quartos, sendo algumas duplex, com metragens variando entre 57 e 101 m².

Edifício Element & Lingot / Studio Loes - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Corrimão, Balcão
© Nate Cook

O exoesqueleto de elementos de concreto armado pré-fabricados serve como base para varandas dos apartamentos e transforma escadarias e arcadas em áreas públicas compartilhadas pelos moradores. Nas fachadas frontais, as escadarias são complementadas por áreas de lounge. Devido à sua orientação aberta para sudeste, a fachada leste possui amplos terraços e varandas convidativas à permanência ao sol. O núcleo de serviços do edifício está localizado externamente, integrado ao esqueleto de concreto armado.

Edifício Element & Lingot / Studio Loes - Imagem 35 de 36
Diagrama

A verdadeira fachada fica internamente, constituída por paredes de estrutura de madeira com janelas e portas pré-fabricadas. No interior, as paredes e tetos de madeira laminada cruzada servem como elementos de suporte. Devido às superfícies de circulação externa, todos os residentes se beneficiam da ventilação cruzada e da luz solar durante o ano inteiro.

Edifício Element & Lingot / Studio Loes - Fotografia de Exterior, Janela, Balcão
© Nate Cook
Edifício Element & Lingot / Studio Loes - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Nate Cook
Edifício Element & Lingot / Studio Loes - Fotografia de Interiores, Armário, Janela
© Nate Cook

"Element" é complementado por duas extensões de telhado em cada um dos dois edifícios existentes na frente e nos fundos, que completam o conjunto. Este volume, nomeado de "Lingot" abriga um total de oito unidades residenciais de 4 a 5 quartos entre 54-75 m² com varandas ampliadas. "Lingot" também foi construído com módulos de madeira pré-fabricados e elementos de concreto pré-fabricados. A forma do telhado reinterpreta o "telhado berlinense" - com variações na altura e inclinações verticais. Dessa forma, ambas as extensões do telhado se integram harmoniosamente aos edifícios existentes circundantes. Os novos apartamentos são acessados pelas escadas existentes ampliadas.

Edifício Element & Lingot / Studio Loes - Fotografia de Interiores, Fachada, Pilar, Corrimão
© Nate Cook
Edifício Element & Lingot / Studio Loes - Fotografia de Exterior, Cerca, Fachada, Corrimão, Pilar, Viga
© Nate Cook
Edifício Element & Lingot / Studio Loes - Fotografia de Interiores, Escada
© Nate Cook

"Conservação de recursos e construção serial - para nós, isso não tem apenas uma dimensão ecológica e econômica: encontrar soluções em espaços limitados, trabalhar com componentes modulares, pré-fabricados e idealmente locais. Acima de tudo, também tem uma dimensão social: queremos construir edifícios que sejam desfrutados por seus moradores e espectadores - e, consequentemente, que durem por um longo período.

Edifício Element & Lingot / Studio Loes - Imagem 23 de 36
Planta
Edifício Element & Lingot / Studio Loes - Imagem 30 de 36
Elevação

"Com "Element & Lingot", criamos nosso primeiro protótipo para a implementação arquitetônica desses princípios, apesar de todos os desafios estáticos, estruturais-físicos e de planejamento legal. A grande procura pela visita ao local durante o 'Dia da Arquitetura na Alemanha' deste ano nos mostrou que estamos abordando um tema importante no planejamento urbano e habitacional atual." Gerente de Projeto Lukas Specks

Edifício Element & Lingot / Studio Loes - Fotografia de Interiores
© Nate Cook
Edifício Element & Lingot / Studio Loes - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Nate Cook

"Tanto o 'Element' quanto o 'Lingot' foram construídos conforme os padrões Kfw-40 EE. Ambos apresentam extensos telhados verdes, um sistema fotovoltaico e bombas de calor. A abordagem sustentável holística do conjunto também se estende ao conceito das áreas externas, onde "Pequenas Florestas", seguindo o conceito de Akira Miyawaki, serão criadas entre as casas."

Edifício Element & Lingot / Studio Loes - Fotografia de Exterior, Janela, Corrimão
© Nate Cook

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Element & Lingot / Studio Loes" [Element & Lingot Building / Studio Loes] 16 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010617/edificio-element-and-lingot-studio-loes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.