Casa Floresta / HAS design and research

Casa Floresta / HAS design and research - Fotografia de Exterior, Jardim, AidoCasa Floresta / HAS design and research - Fotografia de Interiores, MesaCasa Floresta / HAS design and research - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa Floresta / HAS design and research - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, JanelaCasa Floresta / HAS design and research - Mais Imagens+ 28

Hefei, China
  • Arquitetos Responsáveis: Jenchieh Hung, Kulthida Songkittipakdee
  • Equipe De Projeto: Jenchieh Hung, Kulthida Songkittipakdee, Atithan Pongpitak, Zhihui Jiang
  • Consultoria Iluminação: Jenna Tsailin Liu
  • Consultoria Paisagismo E Mobiliário: Weili Yang
  • Consultoria Construção: Zaiwei Song
  • Cidade: Hefei
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Casa Floresta / HAS design and research - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Fangfang Tian

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada nos arredores de Hefei, perto do Parque Nacional Dashu Mountain, China. Sua topografia natural é tão pitoresca como uma vila de conto de fadas, o que levou a HAS Design and Research a criar um espaço único que coexiste com a eternidade e espiritualidade. Hung And Songkittipakdee (HAS) propôs uma nova estratégia de projeto que não só melhorou os espaços funcionais, mas também aprimorou as características do local através de três elementos, "concha, abertura e vazio", gerando uma experiência de vida extraordinária na floresta.

Casa Floresta / HAS design and research - Fotografia de Interiores, Pilar
© Fangfang Tian
Casa Floresta / HAS design and research - Imagem 24 de 33
Vista Panorâmica
Casa Floresta / HAS design and research - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela
© Fangfang Tian

Para a fachada da edificação é utilizada uma sequência de conchas que enquadram a vista contínua. Essas conchas fortalecem a relação entre o interior e o exterior, assim como os jardins tradicionais chineses, criando ricos efeitos de luz e sombra e bloqueando o excesso de luz solar nos espaços internos. No hall, um grande número de aberturas cria uma sensação de ambiguidade, proporcionando aos espaços um efeito visual livre e fluido. As aberturas sobrepostas são como as árvores na floresta, proporcionando uma atmosfera harmoniosa e vívida. Nos espaços de estar e jantar, as paredes rítmicas proporcionam um eixo e vazio no espaço de transição, mediando os dois ambientes e aprimorando as percepções e emoções das pessoas.

Casa Floresta / HAS design and research - Fotografia de Interiores
© Fangfang Tian
Casa Floresta / HAS design and research - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Fangfang Tian

O terceiro andar continua a estratégia de "concha, abertura e vazio", que se integra perfeitamente com painéis móveis e apresenta diversidade e flexibilidade no espaço. Durante as manhãs, os painéis totalmente abertos permitem a passagem de luz natural e ventos sazonais pela edificação, proporcionando uma experiência de vida tranquila; à tarde, os painéis semiabertos filtram a luz solar e proporcionam um espaço para meditação, ioga e Tai Chi; à noite, os painéis fechados criam um espaço independente para leitura, relaxamento e interação com o céu estrelado. Este salão multifuncional captura e registra uma nova experiência de vida, proporcionando uma sensação emocional inesquecível e estimulando a mente, o corpo e a alma.

Casa Floresta / HAS design and research - Fotografia de Interiores, Pilar
© Fangfang Tian
Casa Floresta / HAS design and research - Imagem 26 de 33
Planta - Térreo

No subsolo, ao contrário da leveza do espaço superior, a HAS Design and Research utiliza uma variedade de paredes espessas e aberturas para criar uma experiência visual progressiva e leve, proporcionando a sensação natural de uma caverna de pedra. A série de aberturas contínuas não só confere a sensação de espiritualidade, mas também metaforiza o pátio aberto atrás da parede para conectar a floresta de bambu e criar um efeito semelhante a uma pintura de paisagem chinesa no hall.

Casa Floresta / HAS design and research - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Janela
© Fangfang Tian
Casa Floresta / HAS design and research - Imagem 27 de 33
Planta - Nível Superior
Casa Floresta / HAS design and research - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia
© Fangfang Tian

A casa foi inspirada na reverência da natureza, permitindo que a arquitetura aprenda com o crescimento natural de uma floresta em uma sequência de pilares como um bosque de árvores, sendo que cada pilar possui texturas e proporções aleatórias para gerar uma sensação tátil e visual. A paisagem também é uma característica da casa. Ela não aparece apenas na floresta sazonal do térreo, mas também se estende ao pátio aberto com a claraboia no subsolo e ao jardim botânico no terceiro andar, proporcionando um local de descanso para uma variedade de insetos e pássaros, trazendo uma sensação olfativa e auditiva.

Casa Floresta / HAS design and research - Fotografia de Interiores, Janela
© Fangfang Tian
Casa Floresta / HAS design and research - Imagem 28 de 33
Corte AA
Casa Floresta / HAS design and research - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fangfang Tian

Este volume é mais do que uma casa; Hung And Songkittipakdee criaram um espaço sustentável e atemporal. Ele traz uma forte sensação de ritual e mistério e injeta uma nova simbologia espiritual nas residências contemporâneas.

Casa Floresta / HAS design and research - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido
© Fangfang Tian

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Floresta / HAS design and research" [Forest Villa / HAS design and research] 15 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010614/casa-floresta-has-design-and-research> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.