Pavilhão De Palmeira / MULA Design Studio

Pavilhão De Palmeira / MULA Design Studio - Fotografia de Interiores, Pilar, VigaPavilhão De Palmeira / MULA Design Studio - Fotografia de InterioresPavilhão De Palmeira / MULA Design Studio - Fotografia de InterioresPavilhão De Palmeira / MULA Design Studio - Fotografia de Interiores, Pilar, ArcoPavilhão De Palmeira / MULA Design Studio - Mais Imagens+ 5

  • Arquitetos: MULA Design Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  115
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jam Javier
  • Arquiteto Responsável: Abdalla Almulla
  • Croquis: Hari Sangeeth
  • Ilustração: Balakumaran
  • Visualizações: Mohammed Aldirdiri
  • Construção: Wood World
  • Cidade: Dubai
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão De Palmeira / MULA Design Studio - Fotografia de Interiores, Pilar, Arco
© Jam Javier

Descrição enviada pela equipe de projeto. A sustentabilidade é um objetivo social crucial para garantir a coexistência duradoura da humanidade em nosso planeta. Hoje, nos encontramos em uma posição única, em que dispomos de uma ampla variedade de materiais à nossa disposição, o que nos incentiva a reavaliar práticas do passado, onde menos recursos resultavam em mais realizações. A palmeira é um exemplo notável da utilização sustentável de recursos, desempenhando um papel vital ao longo da história ao apoiar diversas atividades humanas, fornecendo abrigo, alimento e muitas outras funções essenciais.

Pavilhão De Palmeira / MULA Design Studio - Fotografia de Interiores
© Jam Javier

Na cultura dos Emirados Árabes Unidos, a palmeira tem grande importância na construção e na arte, sendo um recurso versátil para diversas aplicações. Seus diversos componentes são engenhosamente utilizados para criar estruturas essenciais e uma ampla variedade de artesanatos tradicionais, refletindo a inventividade e a rica herança do povo dos Emirados Árabes Unidos. O pavilhão 'De Palmeira' é uma instalação arquitetônica que explora os múltiplos usos da palmeira-dátil, apresentando novas formas desse recurso natural. Exploramos as antigas práticas tradicionais de utilização, realizando experimentos inovadores para conferir a ela uma nova dimensão em termos de funcionalidade e beleza.

Pavilhão De Palmeira / MULA Design Studio - Fotografia de Interiores
© Jam Javier
Pavilhão De Palmeira / MULA Design Studio - Imagem 9 de 10
Diagrama 02

Dado o local do pavilhão, nossa proposta foi criar uma estrutura que possibilitasse às pessoas a interagir com diferentes formas da palmeira, por meio de um design cilíndrico e poroso. O pavilhão é composto por três componentes: a base feita de madeira de palmeira, colunas feitas do tronco e o telhado confeccionado de esteiras de khoos, um produto tradicional dos Emirados Árabes Unidos, feito a partir de folhas de palmeira. As plataformas, dispostas em um padrão geométrico que acompanha a estrutura do pavilhão, são feitas de madeira de palmeira. Doze colunas feitas com os troncos estão dispostas em um padrão radial, criando uma estrutura porosa, inspirada nas tradicionais cabanas dos Emirados Árabes Unidos, coroadas pelo telhado com ramos de palmeiras.

Pavilhão De Palmeira / MULA Design Studio - Imagem 8 de 10
Diagrama 01
Pavilhão De Palmeira / MULA Design Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, Pilar
© Jam Javier

O telhado possui uma estrutura de suporte de madeira na qual as esteiras de khoos são entrelaçadas de forma modular. Experimentamos a técnica tradicional de tecelagem de palmeira para o telhado, utilizando abordagens paramétricas e matemáticas, o que revelou uma compreensão profunda dos princípios intricados dessa arte ancestral. Com base nos experimentos, concebemos uma forma cônica ao dobrar a esteira na qual a próxima esteira seria inserida. Esse processo é repetido, preenchendo toda a estrutura do telhado em um padrão orgânico concêntrico e radial.

Pavilhão De Palmeira / MULA Design Studio - Fotografia de Interiores, Pilar, Viga
© Jam Javier

A ideia por trás do pavilhão é reaproveitar práticas tradicionais e sustentáveis da arquitetura que se encaixem no mundo moderno. A palmeira foi essencial para os Emirados, fornecendo alimento e abrigo. A ressignificação desse material abriu novas possibilidades para adaptar práticas tradicionais ao contexto atual, nutrindo a esperança de um futuro mais promissor.

Pavilhão De Palmeira / MULA Design Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Pilar
© Jam Javier

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Dubai - Emirados Árabes Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão De Palmeira / MULA Design Studio" [Of Palm Pavilion / MULA Design Studio] 06 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010511/pavilhao-de-palmeira-mula-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.