Revitalização de Antiga Fábrica de Vidro / ELEMENTARNA

Revitalização de Antiga Fábrica de Vidro / ELEMENTARNA - Fotografia de Exterior, Janela, UrbanoRevitalização de Antiga Fábrica de Vidro / ELEMENTARNA - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaRevitalização de Antiga Fábrica de Vidro / ELEMENTARNA - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada, PilarRevitalização de Antiga Fábrica de Vidro / ELEMENTARNA - Fotografia de InterioresRevitalização de Antiga Fábrica de Vidro / ELEMENTARNA - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos Responsáveis: Matevž Zalar, Ambrož Bartol, Dominik Košak, Miha Munda, Rok Staudacher, Samo Kralj
  • Paisagismo: Darja Matjašec, Pia Kante, Katja Mali
  • Colaboradores: Marko Primažič
  • Engenharia Estrutural: Marko Pavlinjek
  • Engenharia Mecânica: Bojan Mehle
  • Engenharia Elétrica: Jakob Lovšin
  • Cidade: Ptuj
  • País: Eslovênia
Mais informaçõesMenos informações
Revitalização de Antiga Fábrica de Vidro / ELEMENTARNA - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano
© Miran Kambič

Descrição enviada pela equipe de projeto. A essência deste projeto reside na transformação da Antiga Fábrica de Vidro e seus espaços públicos vizinhos, guiados pela visão de criar um centro vibrante para a cultura local. Isso transcende simples alterações físicas, pois seu objetivo é revitalizar o espírito da antiga cidade histórica de Ptuj, Eslovênia, garantindo sua relevância duradoura como ponto focal cultural.

Revitalização de Antiga Fábrica de Vidro / ELEMENTARNA - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Miran Kambič

A revitalização da fábrica, juntamente com suas ruas e praças adjacentes, traz novos espaços públicos de alta qualidade para o centro da cidade. Esses espaços servem como uma ligação entre a colina do castelo, a cidade e o rio, promovendo uma cidade vibrante. Dois pontos focais principais são a praça Vrazov trg, mais formal, de um lado, e a atmosfera íntima da antiga fábrica, do outro, proporcionando um contraste harmonioso. Vrazov Trg serve como epicentro para eventos culturais e é um marco urbano significativo.

Revitalização de Antiga Fábrica de Vidro / ELEMENTARNA - Fotografia de Exterior, Fachada
© Miran Kambič
Revitalização de Antiga Fábrica de Vidro / ELEMENTARNA - Fotografia de Exterior, Fachada
© Miran Kambič
Revitalização de Antiga Fábrica de Vidro / ELEMENTARNA - Fotografia de Interiores
© Miran Kambič

Por outro lado, a fábrica, com seu pátio, inicialmente possui um caráter introvertido, mas pode abrir-se perfeitamente para a rua através de suas grandes portas basculantes durante vários eventos, transformando-se em uma praça pública animada. Coletivamente, elas moldam um espaço versátil ideal para nutrir novas iniciativas culturais, seja para uso diário ou ocasiões especiais.

Revitalização de Antiga Fábrica de Vidro / ELEMENTARNA - Imagem 30 de 37
Planta - Térreo

O tema central do projeto gira em torno da ponte entre o antigo e o novo, oferecendo soluções para os desafios apresentados pelo local e pelo programa. De um lado, há um aglomerado de estruturas em elevações variadas no contexto urbano imediato. Do outro lado, o desafio reside em projetar para grupos de usuários altamente diversos, com necessidades variadas e imprevisíveis. Como resultado, os espaços dentro do novo complexo precisavam oferecer flexibilidade máxima, acomodando diferentes usos não convencionais. Nesse sentido, ambas as salas podem se abrir completamente em diversas ocasiões, conectando-se perfeitamente ao pátio.

Revitalização de Antiga Fábrica de Vidro / ELEMENTARNA - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Miran Kambič
Revitalização de Antiga Fábrica de Vidro / ELEMENTARNA - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Concreto
© Miran Kambič

A grande sala, propositalmente projetada como um espaço de eventos versátil, possui plataformas de palco ajustáveis que também podem ser utilizadas para eventos ao ar livre no auditório multiuso. A integração do antigo e do novo é distintamente evidente: no térreo, as paredes das casas antigas criam a atmosfera da fachada interna. No sótão, um corredor é engenhosamente posicionado na junção, iluminado por uma claraboia longitudinal - um elemento central que demarca a transição entre o antigo e o novo, oferecendo uma vista cativante da antiga torre da cidade.

Revitalização de Antiga Fábrica de Vidro / ELEMENTARNA - Fotografia de Interiores
© Miran Kambič
Revitalização de Antiga Fábrica de Vidro / ELEMENTARNA - Imagem 32 de 37
Corte Transversal

A seleção de materiais, inspirada no caráter diverso do centro antigo da cidade, incorpora de forma engenhosa elementos existentes, repensados cuidadosamente para um contexto contemporâneo. Escavações arqueológicas revelaram numerosos seixos de rio, anteriormente usados para pavimentar o centro histórico da cidade. Para honrar a herança da região, esses seixos foram reutilizados, restaurando a paleta de cores tradicional de Ptuj para as ruas, praças e também para o novo centro cultural.

Revitalização de Antiga Fábrica de Vidro / ELEMENTARNA - Fotografia de Interiores
© Miran Kambič

Essa escolha sustentável também está alinhada com os imperativos ambientais atuais. O projeto arquitetônico abraça a simplicidade, destacando os elementos fundamentais das paredes e telhados. A estética da edificação está profundamente enraizada em uma lógica tectônica, narrando eloquentemente a essência de sua construção.

Revitalização de Antiga Fábrica de Vidro / ELEMENTARNA - Fotografia de Interiores, Arco
© Miran Kambič
Revitalização de Antiga Fábrica de Vidro / ELEMENTARNA - Arco, Arcada
© Miran Kambič

Cercada por ruas estreitas, ela convida os visitantes a se envolverem intimamente com sua parte externa. Em resposta, o volume apresenta uma estrutura perfilada de concreto aparente, acentuada por uma forma semicircular de madeira. Essa escolha de projeto não apenas humaniza as imponentes paredes, mas também incentiva a acumulação gradual de pátina ao longo do tempo, aprofundando sua conexão com o contexto histórico.

Revitalização de Antiga Fábrica de Vidro / ELEMENTARNA - Fotografia de Interiores
© Miran Kambič

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ptuj, Eslovênia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Revitalização de Antiga Fábrica de Vidro / ELEMENTARNA" [Revitalization of Old Glassworks / ELEMENTARNA] 30 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010088/revitalizacao-de-antiga-fabrica-de-vidro-elementarna> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.