Centro Esportivo da Universidade de Shaoxing / UAD

Centro Esportivo da Universidade de Shaoxing / UAD - Fotografia de ExteriorCentro Esportivo da Universidade de Shaoxing / UAD - Fotografia de InterioresCentro Esportivo da Universidade de Shaoxing / UAD - Fotografia de Interiores, VidroCentro Esportivo da Universidade de Shaoxing / UAD - Fotografia de ExteriorCentro Esportivo da Universidade de Shaoxing / UAD - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: UAD
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  23124
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Qiang Zhao
  • Arquitetos Responsáveis: Danshen Dong, Zhoujin Mo
  • Projeto De Arquitetura: Zhoujin Mo, Renyi Su, Jie Qu, Yajing Jiang, Zhaoyang Lu
  • Projeto Estrutural: Zhenfen Jin, Qiang Wu, Shaohua Li
  • Projeto Hidráulico: Songbiao Sang
  • Projeto Elétrico: Songjie Xu, Baile Feng, Zhouning Deng
  • Projeto Inteligente: Gaojun Ni, Jian Ma
  • Projeto Hvac: Dahong Pan, Kai Yi, Xikai Mao
  • Projeto Cortinas: Qi'an Bai, Dongqiu Cao, Ping Yu, Minxia Ge
  • Projeto De Interiores: Ran Chu, Xiang Kong
  • Projeto Paisagístico: Dongming Sun, Xuantan Lou
  • Engenharia: Zhejiang Zhongcheng Construction Co., Ltd.
  • Cidade: Shao Xing Shi
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Centro Esportivo da Universidade de Shaoxing / UAD - Fotografia de Exterior
© Qiang Zhao

Descrição enviada pela equipe de projeto. Buscamos criar um sistema simbiótico integrando pessoas, edifícios e cidades. A existência de humanos e eventos baseados em comportamentos humanos moldará profundamente a aparência de edifícios e cidades. A arquitetura não é apenas um recipiente para comportamentos, mas também um estímulo para sua ocorrência diversa, dotando o espaço de vitalidade e flexibilidade espontâneas.
- Dong Danshen.

Centro Esportivo da Universidade de Shaoxing / UAD - Fotografia de Interiores
© Qiang Zhao
Centro Esportivo da Universidade de Shaoxing / UAD - Imagem 16 de 20
Planta

Os edifícios na vida cotidiana estão frequentemente enraizados no ambiente urbano e integrados a todos os aspectos da vida. Eles podem ser encontrados de forma onipresente e muitas vezes são negligenciados. Por exemplo, beirais que fornecem abrigo durante a chuva, paredes que fornecem sombra durante o verão e guias de calçada que se transformam em assentos para o descanso. Portanto, ao examinar o projeto arquitetônico, o cenário mais ideal é integrar seres humanos, formas materiais de design e elementos naturais no mesmo contexto, fazendo com que se misturem entre si e moldem juntos o tema e a alma do espaço.

Centro Esportivo da Universidade de Shaoxing / UAD - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Qiang Zhao

Pessoas e a cidade. O Centro Esportivo da Universidade de Shaoxing está localizado no canto noroeste do campus, adjacente às antigas ruas da cidade de Shaoxing, a oeste e ao norte. Rompendo as restrições do terreno lotado no centro antigo da cidade, cada vez mais esvaziado, e construindo um centro esportivo, estabelecemos o compromisso de explorar um espaço que realmente fosse integrado e compartilhado com a cidade e o campus desde o início. Em um contexto mais amplo, sempre que as pessoas mencionam o conceito de "esfera pública", além de praças, teatros e museus, as instalações esportivas públicas não podem ser ignoradas nas cidades, pois fornecem abrigo e possibilidades para a vida pública. As pessoas se encontram e se comunicam umas com as outras por meio do esporte, fortalecendo sua saúde física e compartilhando sua alegria.  Esperamos que esse complexo esportivo coberto possa ser aberto e funcionalmente flexível, com o espírito mais dinâmico, inspirador, apaixonado e coletivo circulando naturalmente dentro dele.

Centro Esportivo da Universidade de Shaoxing / UAD - Fotografia de Interiores, Fachada, Arco
© Qiang Zhao
Centro Esportivo da Universidade de Shaoxing / UAD - Imagem 20 de 20

Construção de formas espaciais. Para resolver o problema da escassez de terrenos, tivemos que sobrepor o campo de futebol a outras quadras e campos esportivos. O grande campo de futebol forma naturalmente um espaço coberto muito grande.  Combinando a natureza aberta do campo esportivo, apresentamos as funções abaixo na forma de um "piso elevado". Ele se assemelha a um espaço público aberto formado pelas sombras projetadas pelos edifícios ao redor. Esses espaços públicos não exigem decorações extravagantes com altos custos, e são simples e rústicos por natureza. Toda vez que o sol escaldante brilha ou que a chuva cai, as pessoas se refugiam rapidamente nessas áreas abertas e protegidas. Reproduzimos essas cenas eternas no campo esportivo, tornando-o resistente às mudanças das estações, da cidade e do tempo, e transformando-se constantemente. Quando o piso elevado se torna o núcleo do projeto, o campo esportivo abaixo dele simplesmente não é mais o solo ou o interior do edifício, é um espaço compartilhado externo para qualquer clima.

Centro Esportivo da Universidade de Shaoxing / UAD - Fotografia de Exterior
© Qiang Zhao

As quadras de basquete, as quadras de vôlei, a pista de 50 m e os locais de esportes radicais com menos exigências quanto à velocidade do ar ao redor estão localizados nas extremidades do edifício, atraindo pessoas de todas as idades para se exercitarem e assistirem aos jogos. As quadras de badminton, as salas de ginástica e  de artes marciais que exigem barreiras climáticas ficam localizados no centro do piso elevado, separados por paredes. Devido à forma do espaço elevado, a estrutura se torna o elemento dominante no espaço, moldando a silhueta do edifício. Intuitivamente, tomamos a forma de arcos, fazendo das vigas curvas o motivo do edifício, e várias paredes curvas para formar a aparência e as divisórias do edifício. Essa borda flexível torna os limites do espaço compartilhado mais indistintos, sem barreiras.

Centro Esportivo da Universidade de Shaoxing / UAD - Fotografia de Interiores, Pilar, Arcada
© Qiang Zhao
Centro Esportivo da Universidade de Shaoxing / UAD - Imagem 19 de 20
Axonométrica
Centro Esportivo da Universidade de Shaoxing / UAD - Fotografia de Interiores
© Qiang Zhao

Recreação e envolvimento das pessoas. Para criar um cenário de envolvimento das pessoas, adotamos uma série de estratégias para construir um local cheio de vitalidade, criatividade e espírito de trabalho em equipe. Não há limites claros entre as diferentes zonas funcionais do campo esportivo para incentivar os usuários a se movimentarem e interagirem livremente.  Por meio de caminhos e conexões meticulosamente planejados, criamos uma linha de fluxo natural. A rampa envolta em placas de alumínio perfurado branco permite que as pessoas acessem facilmente diferentes locais de esportes. Além disso, criamos áreas de descanso revestidas com material de madeira, assentos para observação e espaços interativos ao redor do campo, proporcionando aos usuários um ambiente para compartilhar experiências. Várias placas são pintadas no chão para incentivar os alunos a participar de vários esportes coletivos e competições, inspirando seu espírito de cooperação e competitividade.

Centro Esportivo da Universidade de Shaoxing / UAD - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Qiang Zhao

Também mantivemos os elementos de iluminação e ventilação naturais, tornando o ambiente interno mais confortável e saudável. A integração de elementos naturais no campo esportivo cria um ambiente que coexiste com a natureza. As colunas curvas e as árvores à beira da estrada se complementam, mesclando as sombras arquitetônicas com o sombreamento natural. Esperamos que esse local não seja apenas um centro esportivo comum, mas que também sirva como um espaço público vibrante e criativo na cidade, estimulando o potencial dos usuários e promovendo seu crescimento e desenvolvimento.

Centro Esportivo da Universidade de Shaoxing / UAD - Fotografia de Exterior
© Qiang Zhao

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ren Min Dong Lu, Yue Cheng Qu, Shao Xing Shi, Zhe Jiang Sheng, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro Esportivo da Universidade de Shaoxing / UAD" [Indoor Sports Field of Shaoxing University / UAD] 29 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010051/centro-esportivo-da-universidade-de-shaoxing-uad> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.