Casa TI / GRU - Gabinete de Recursos Urbanos

Casa TI / GRU - Gabinete de Recursos Urbanos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, PilarCasa TI / GRU - Gabinete de Recursos Urbanos - Fotografia de Interiores, Cama, Dormitório, JanelaCasa TI / GRU - Gabinete de Recursos Urbanos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira, VigaCasa TI / GRU - Gabinete de Recursos Urbanos - Fotografia de Interiores, Janela, VigaCasa TI / GRU - Gabinete de Recursos Urbanos - Mais Imagens+ 24

Aveiro, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arval, BRUMA, Bosch, Centralserralharia, Compac, Duravit, Focus, Imperalum, Ineslam, Margres, Nexia, O/M Light - Osvaldo Matos, Primus Vitória, Sanindusa, Sosoares, Toto, weber.dry
  • Coordenação: António Monteiro Guedes
  • Coautoria: Joana Almendra
  • Equipe De Projeto: Catarina Brandão, Fabio Castro, Rui Ventura, Marco Leitão
  • Gerente De Projeto: Kleya
  • Engenharia Estrutural: Armando Vale (Valeng)
  • Consultoria De Instalações: Joao Pereira
  • Construção: Engicivil
  • Design De Interiores: As duas por três
  • Instalações Elétricas: Pedro Aranha
  • Especialidades: Armando Vale (Valeng)
  • Cidade: Aveiro
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa TI / GRU - Gabinete de Recursos Urbanos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Alexander Bogorodskiy

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bairro popular de Aveiro com ruas estreitas e construções um pouco caóticas (entre casas degradadas e obras novas e dissonantes), é neste ambiente que se encontrava a ruína de onde partiu a Casa TI. Da construção inicial mantém-se o involucro exterior – pela memória da fachada trabalhada com azulejos início do sec. XX e pela forma cativante, talvez aleatória, da fachada cega. O interior é desajustado para o novo programa que será maior e mais complexo.

Casa TI / GRU - Gabinete de Recursos Urbanos - Fotografia de Interiores, Viga, Janela
© Alexander Bogorodskiy
Casa TI / GRU - Gabinete de Recursos Urbanos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Alexander Bogorodskiy

Dentro das paredes originais fazemos crescer duas novas casas justapostas. Entre as casas e as paredes criamos espaços de ligação, pátios, que asseguram privacidade, definem momentos de paragem entre a casa e a rua e coam a luz abundante da cidade. A nova forma remete para a construção tradicional nesta zona de Aveiro e o afastamento criado à fachada principal permite uma ligação suave ao espaço público. O volume lateral é trabalhado a partir da fachada ondulante da pré-existência. As aberturas permitem vislumbrar o movimento da casa sem a expor ao ruido urbano.

Casa TI / GRU - Gabinete de Recursos Urbanos - Fotografia de Interiores, Cama, Dormitório, Janela
© Alexander Bogorodskiy
Casa TI / GRU - Gabinete de Recursos Urbanos - Imagem 29 de 29
Axonométrica

No piso inferior o apartamento parte de um espaço amplo, com um quarto. A ligação à rua é muito próxima e por isso os pátios de ligação (ou de afastamento) ao espaço público são essenciais. Os vãos são trabalhados com lâminas metálicas que criam uma textura na fachada e desviam a atenção do interior. 

Casa TI / GRU - Gabinete de Recursos Urbanos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Viga, Janela
© Alexander Bogorodskiy

Nos pisos superiores há uma distância natural ao exterior. As áreas sociais localizadas no nível de entrada são orientadas para os vários espaços intersticiais obtendo luz abundante. O volume da casa é trabalhado pelo interior como um invólucro duro onde se coloca um estrado leve de madeira para a criação dos espaços mais íntimos. A lareira marca o ponto de ligação entre os dois níveis. Em cima, uma varanda de madeira sobre a sala, o pátio e o exterior. No topo uma linha de luz, no eixo da casa, que liga todo o espaço.

Casa TI / GRU - Gabinete de Recursos Urbanos - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Alexander Bogorodskiy

No exterior a superfície branca da construção nova, deixa todo o palco para a fachada de azulejos. As serralharias em ferro seguem esta linha de intervenção através de cores claras e desenhos simples com génese na métrica azulejar.

Casa TI / GRU - Gabinete de Recursos Urbanos - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, Pilar
© Alexander Bogorodskiy

No interior usamos materiais de superfícies lisas e contínuas como o gesso, pavimentos cerâmicos de grande dimensão que contrastam pontualmente com as texturas manuais dos azulejos que revestem os quartos de banho e os veios quentes das madeiras de pinho (madeira tradicionalmente usada na construção popular em Portugal).

Casa TI / GRU - Gabinete de Recursos Urbanos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Alexander Bogorodskiy

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa TI / GRU - Gabinete de Recursos Urbanos" 11 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009623/casa-ti-gru-gabinete-de-recursos-urbanos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.