Pirâmide de Tirana / MVRDV

Pirâmide de Tirana / MVRDV - Fotografia de Interiores, Janela, FachadaPirâmide de Tirana / MVRDV - Fotografia de ExteriorPirâmide de Tirana / MVRDV - Fotografia de InterioresPirâmide de Tirana / MVRDV - Fotografia de InterioresPirâmide de Tirana / MVRDV - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: MVRDV
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  11835
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
  • Arquiteto Responsável: Winy Maas
  • Sócio Colaborador: Stefan de Koning
  • Equipe De Projeto: Ronald Hoogeveen, Stavros Gargaretas, Guido Boeters, Angel Sanchez Navarro, Boris Tikvarski, Jasper van der Ven, Mirco Facchinelli, Manuel Magnaguagno, Leo Stuckardt
  • Visualização: Antonio Luca Coco, Luca Piattelli, Jaroslaw Jeda, Luana La Martina, Gianlorenzo Petrini
  • Estratégia E Desenvolvimento: Willeke Vester, Daan van Gool
  • Direitos Autorais: MVRDV Winy Maas, Jacob van Rijs, Nathalie de Vries
  • Co Arquiteto: iRI Architecture
  • Coordenação De Projeto: Albanian-American Development Foundation (AADF)
  • Parceiro Educacional: TUMO Tirana
  • Especialista Em Monumentos: Daniel Gjoni
  • Consultor Ambiental: Arben Liçi
  • Cidade: Tirana
  • País: Albânia
Mais informaçõesMenos informações
Pirâmide de Tirana / MVRDV - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Ossip van Duivenbode

Descrição enviada pela equipe de projeto. No coração da capital da Albânia, um novo centro cultural está agora aberto e acessível ao público. A Pirâmide de Tirana, originalmente construída como um museu dedicado ao ditador comunista Enver Hoxha, foi drasticamente transformada pelo MVRDV. Reutilizando a estrutura de concreto, a Pirâmide é agora uma escultura aberta em um novo parque. O parque e a escultura abrigam um conjunto de caixas coloridas, espalhadas dentro e ao redor do prédio original, abrigando cafés, estúdios, oficinas, escritórios de startups, incubadoras, festivais e salas de aula onde os jovens albaneses aprenderão várias disciplinas de tecnologia gratuitamente. Degraus foram adicionados às fachadas inclinadas do prédio, permitindo que o povo da Albânia literalmente caminhe sobre o museu do antigo ditador.

Pirâmide de Tirana / MVRDV - Fotografia de Exterior
© Ossip van Duivenbode
Pirâmide de Tirana / MVRDV - Fotografia de Exterior, Urbano
© Ossip van Duivenbode

Embora a Pirâmide de Tirana fosse até recentemente um canteiro de obras, ela já estava sendo muito utilizada no verão passado. Além dos albaneses desfrutarem das vistas da cidade, a Pirâmide também foi descoberta por turistas como uma joia escondida. Com um evento da UE e a inauguração oficial do prédio como uma faculdade educacional gratuita para adolescentes albaneses pela TUMO em 16 de outubro, a Pirâmide agora está oficialmente aberta à população.

Pirâmide de Tirana / MVRDV - Fotografia de Exterior, Escada
© Ossip van Duivenbode

Inaugurada como museu em 1988, a Pirâmide de Tirana teve inúmeras vidas. Desde a queda do regime comunista, o prédio foi usado como estação de rádio, casa noturna, local de conferências, centro de transmissão e, durante a Guerra do Kosovo em 1999, como base da OTAN. O uso em constante mudança, juntamente com planos anteriores de renovação incompletos, deixou para trás uma colcha de retalhos de alterações que tornaram o interior confuso e escuro. Nas últimas décadas, a questão do que fazer com o prédio se apresentou altamente controversa. Um estudo publicado em 2015, no entanto, mostrou que a maioria dos albaneses era contrária à demolição do prédio, e em 2017 esse desejo foi honrado quando o governo anunciou planos para transformar o monólito de concreto. Essa promessa foi cumprida com a ajuda da Fundação de Desenvolvimento Albanesa-Americana (AADF) e da Municipalidade de Tirana, com a decisão de transformar o prédio em um ambiente de desenvolvimento para os jovens albaneses.

Pirâmide de Tirana / MVRDV - Imagem 33 de 37

Para muitos albaneses, a Pirâmide é um símbolo de vitória sobre o regime, e o projeto do MVRDV foi inspirado na maneira como eles recuperaram o prédio. Após a morte do ditador, a estrutura deteriorada serviu por muito tempo como ponto de encontro para a juventude de Tirana, que subia pelas vigas inclinadas e, não sem risco, escorregava de volta. Agora, degraus sobem pelos lados inclinados, permitindo que pessoas de todas as idades acessem o topo do prédio. No lado ocidental, um elevador dá acesso ao topo da Pirâmide para aqueles que não podem subir os degraus, enquanto uma viga incorpora uma seção inclinada onde as pessoas ainda podem escorregar até embaixo.

Pirâmide de Tirana / MVRDV - Fotografia de Interiores
© Ossip van Duivenbode

O trabalho da equipe do MVRDV abrange e circunda a estrutura existente, usando-a como um modelo para criar espaços acessíveis ao público e ambientes para educação e eventos. Caixas coloridas contendo salas para educação e eventos está espalhada dentro e ao redor da estrutura e do parque. Essas adições coloridas também são encontradas no topo da estrutura e no parque em frente ao prédio, conferindo ao ambiente a atmosfera de um festival.

Pirâmide de Tirana / MVRDV - Fotografia de Interiores
© Ossip van Duivenbode
Pirâmide de Tirana / MVRDV - Fotografia de Interiores
© Ossip van Duivenbode

Aproximadamente metade desses espaços abrigará a instituição educacional sem fins lucrativos TUMO Tirana, que oferece educação extracurricular gratuita para jovens de 12 a 18 anos em novas técnicas como software, robótica, animação, música e cinema. Fundada na Armênia em 2011 e desde então se espalhando por toda a Europa, a TUMO ajuda a fornecer educação e oportunidades que podem ser uma ferramenta contra a "fuga de cérebros" que ameaça a economia de países como a Albânia. A outra metade das caixas coloridas será acessível ao público, abrigando espaços de aluguel para cafés, restaurantes, escritórios e laboratórios de startups, incubadoras, estúdios e muito mais.

Pirâmide de Tirana / MVRDV - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Ossip van Duivenbode
Pirâmide de Tirana / MVRDV - Fotografia de Interiores, Janela
© Ossip van Duivenbode

A transformação da Pirâmide mostra como um prédio pode ser adequado para uma nova era, ao mesmo tempo em que preserva sua história complexa, demonstrando que edifícios históricos brutalistas são ideais para reutilização. O projeto também atende a vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas. Em vez de demoli-lo, sua estrutura de concreto resistente é adaptada de acordo com os princípios da economia circular. Como a maioria da estrutura está aberta para o entorno durante a maior parte do ano, apenas os volumes que abrigam o programa educacional precisam de controle climático, reduzindo o consumo de energia. A sustentabilidade social é promovida por meio do novo uso educacional, preparando a próxima geração para o sucesso.

Pirâmide de Tirana / MVRDV - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ossip van Duivenbode

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tirana, Albânia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Pirâmide de Tirana / MVRDV" [Pyramid of Tirana / MVRDV] 02 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008623/piramide-de-tirana-mvrdv> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.