Casa Nhà Bè / Tropical Space

Casa Nhà Bè / Tropical Space - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga, CorrimãoCasa Nhà Bè / Tropical Space - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, FachadaCasa Nhà Bè / Tropical Space - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, VigaCasa Nhà Bè / Tropical Space - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaCasa Nhà Bè / Tropical Space - Mais Imagens+ 34

Phu Xuan, Vietnã
  • Arquitetos: Tropical Space
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  432
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
  • Arquitetos: Nguyen Hai Long, Tran Thi Ngu Ngon
  • Engenheiro: Bach Ngoc Hoang
  • Cidade: Phu Xuan
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
Casa Nhà Bè / Tropical Space - Fotografia de Exterior, Fachada
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa é um lugar aconchegante e tranquilo para quatro mulheres de meia-idade e a mãe delas. Elas desejam passar o tempo restante de suas vidas voltando a viver juntas em um lar, especialmente para o cuidado da mãe. Essa é uma maneira agradável de continuar escrevendo e preenchendo memórias fragmentadas da infância.

Casa Nhà Bè / Tropical Space - Fotografia de Exterior, Tijolo, Janela, Fachada, Jardim
© Hiroyuki Oki
Casa Nhà Bè / Tropical Space - Imagem 32 de 39
Implantação

O local tem a forma de um retângulo longo que acomoda cinco quartos, uma sala de estar aberta conectada ao jardim e ao quintal da frente, e espaços comuns conectados continuamente. Eles abraçam um vazio central para atender a dois objetivos: separar necessidades individuais e promover a comunicação dos membros da família dentro da casa. Dentro do terreno, há um canal que o cruza. Portanto, o microclima aqui é satisfatório, especialmente nos dias quentes de verão, porque os ventos absorvem umidade desse canal ao passar pela área residencial. O ambiente externo é mais fresco.

Casa Nhà Bè / Tropical Space - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Hiroyuki Oki
Casa Nhà Bè / Tropical Space - Imagem 33 de 39
Planta - Térreo
Casa Nhà Bè / Tropical Space - Fotografia de Interiores, Janela, Banco, Viga
© Hiroyuki Oki

A casa grande é projetada com um telhado inclinado. O vazio central é aberto para o sótão, que é usado como um espaço de adoração. Este piso atua como uma lacuna de transição para evitar o impacto do calor da radiação solar do topo ao meio-dia. Os ventos contendo umidade evaporada do canal movem-se para dentro através de aberturas e da camada de parede de tijolos; enquanto isso, o ar quente sobe para o sótão e escapa pelos buracos no telhado. Esse mecanismo naturalmente ventilado mantém a frescura e a satisfação dos pisos inferiores.

Casa Nhà Bè / Tropical Space - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga, Corrimão
© Hiroyuki Oki
Casa Nhà Bè / Tropical Space - Fotografia de Interiores, Porta, Corrimão
© Hiroyuki Oki
Casa Nhà Bè / Tropical Space - Imagem 39 de 39
Corte FF

O prédio é planejado em um bairro residencial de baixa densidade de uma área periurbana, portanto, tanto o lado interno como o externo exigem soluções de projeto.

Casa Nhà Bè / Tropical Space - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Viga
© Hiroyuki Oki
Casa Nhà Bè / Tropical Space - Imagem 34 de 39
Planta - Segundo Pavimento
Casa Nhà Bè / Tropical Space - Fotografia de Interiores, Sofá, Mesa, Banco, Janela
© Hiroyuki Oki

A solução para a parte externa inclui vistas para o exterior, mas ainda mantendo a individualidade no interior e protegendo o impacto forte do sol. A solução de paredes esponjosas com altura adequada é benéfica para proteger as vistas de fora, criar sombra suficiente, permitir movimentos de ar, permitir um pouco de acesso à luz solar e desfrutar das chuvas tropicais sem ficar molhado.

Casa Nhà Bè / Tropical Space - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Corrimão
© Hiroyuki Oki

As vistas internas são para o centro, onde um corredor quadrado é arranjado ao redor de uma abertura central com plantas. A escada também está localizada aqui. Um espaço central é iluminado pelo dia e bem resfriado e é relaxante com a cor verde das plantas. Ao lado dele, há uma grande mesa de jantar onde as conversas diárias geralmente acontecem. É aberto e conectado aos espaços de estar, leitura e cozinha e ao quarto aberto da mãe. Todos os espaços internos estão abertos para jardins externos e internos para trazer boas emoções, energia e conforto para os ocupantes através do contato com a natureza.

Casa Nhà Bè / Tropical Space - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Hiroyuki Oki
Casa Nhà Bè / Tropical Space - Imagem 37 de 39
Fachada 01
Casa Nhà Bè / Tropical Space - Fotografia de Exterior, Fachada, Arco, Jardim
© Hiroyuki Oki

Viver longe dos distritos centrais da cidade permite que as pessoas tenham mais espaços abertos para respirar ar puro e desfrutar de mais plantas, um céu azul de manhã e uma noite estrelada. Esse é o movimento atual de muitos cidadãos que estão cansados de viver em bairros residenciais compactos da cidade, especialmente após a COVID-19.

Casa Nhà Bè / Tropical Space - Fotografia de Exterior, Janela
© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Nhà Bè / Tropical Space" [Nhà Bè House / Tropical Space] 24 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008337/casa-nha-be-tropical-space> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.