Casa 1923 . Hotel Urbano / PAr Plataforma de ARquitectura

Casa 1923 . Hotel Urbano / PAr Plataforma de ARquitectura - Fotografia de ExteriorCasa 1923 . Hotel Urbano / PAr Plataforma de ARquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Madeira, CadeiraCasa 1923 . Hotel Urbano / PAr Plataforma de ARquitectura - Fotografia de InterioresCasa 1923 . Hotel Urbano / PAr Plataforma de ARquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Mesa, Pia, BanheiroCasa 1923 . Hotel Urbano / PAr Plataforma de ARquitectura - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetura E Interiores: PAr Plataforma de ARquitectura
  • Especialidades: PLANN engineer – Eng Luís Correia
  • Design Gráfico: Nuno Moreira
  • Empreiteiro: GPE-K
  • Carpinteiro De Mobiliário: Wesley Sacardi
  • Cidade: Faro
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa 1923 . Hotel Urbano / PAr Plataforma de ARquitectura - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada, Arco
© Alexander Bogorodskiy

Descrição enviada pela equipe de projeto. As portas convidam-no a entrar numa Casa com História, num ambiente mágico, ancestral e burguês da década de 1920. Estamos em 1923, num edifício muito raro e um exemplo único de Art Nouveau na cidade de Faro. O presente projeto pretende recuperar, restaurar e ampliar o edifício existente, através de uma profunda reabilitação, recuperando simultaneamente o exterior e o interior e o aproveitamento da área da cobertura.

Casa 1923 . Hotel Urbano / PAr Plataforma de ARquitectura - Fotografia de Interiores, Porta, Arco, Pilar
© Alexander Bogorodskiy
Casa 1923 . Hotel Urbano / PAr Plataforma de ARquitectura - Fotografia de Interiores, Pilar
© Alexander Bogorodskiy

Esta proposta pretende ainda dar continuidade ao conceito de resgate de uma autenticidade quase perdida a nível arquitetônico e histórico, contribuindo para um desenvolvimento sustentável, baseado numa lógica contemporânea, utilizando materiais tradicionais. 

Casa 1923 . Hotel Urbano / PAr Plataforma de ARquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Porta, Bacia Sanitária, Banheiro
© Alexander Bogorodskiy

O objetivo deste projeto não é um excesso de zelo em relação ao passado, mas sim, partindo dele (história da Horta do Colégio dos Jesuítas e novo Bairro do Colégio - Arquitetura Art Nova/Déco), recriar, redefinir e inovar, adaptando-se às novas necessidades e circunstâncias.

Casa 1923 . Hotel Urbano / PAr Plataforma de ARquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Janela, Viga
© Alexander Bogorodskiy
Casa 1923 . Hotel Urbano / PAr Plataforma de ARquitectura - Imagem 20 de 24
Planta - Pavimento térreo
Casa 1923 . Hotel Urbano / PAr Plataforma de ARquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cama
© Alexander Bogorodskiy

O passo inicial foi manter a volumetria do edifício, a relação entre os espaços da casa, bem como os elementos relevantes da arquitetura e dos materiais Art Nouveau: o poço de água, os azulejos com padrões florais e geométricos, o uso da pedra e da madeira: nos tetos, nas portas e janelas internas e externas, nos vitrais, nos trabalhos em metal trabalhado com design orgânico e elementos em latão, no ladrilho marselha, no ladrilho hidráulico, nas paredes rebocadas ou caiadas; no mármore com veios rosados, na escaiola nas paredes e na carpintaria, na cortiça como isolamento, nas ferragens em latão.

Casa 1923 . Hotel Urbano / PAr Plataforma de ARquitectura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Banheira
© Alexander Bogorodskiy

A versatilidade é espelhada em diferentes ambientes que se equilibram entre si. No térreo, combina-se a casa nuclear (cozinha, salas de estar e jantar) com dois estúdios (para trabalho ou moradia). Esses estúdios podem ser independentes ou como um único espaço na modalidade T1 (uma vez que uma das unidades está equipada com uma kitchenette). 

Casa 1923 . Hotel Urbano / PAr Plataforma de ARquitectura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Banheira, Chuveiro
© Alexander Bogorodskiy
Casa 1923 . Hotel Urbano / PAr Plataforma de ARquitectura - Imagem 24 de 24
Axonométrica
Casa 1923 . Hotel Urbano / PAr Plataforma de ARquitectura - Fotografia de Exterior
© Alexander Bogorodskiy

No piso superior, as 2 unidades de alojamento com traços contemporâneos comunicam com uma unidade central equipada com cozinha e sala polivalente, que permite a mesma versatilidade programática, pois pode funcionar como um T2. A casa é híbrida, espelhada também no exterior pela horta orgânica, jardim, um poço de água no piso térreo e tanque no piso superior, onde o verde bucólico invade o espaço e a sustentabilidade deixa de ser um conceito para se tornar um modo de vida.

Casa 1923 . Hotel Urbano / PAr Plataforma de ARquitectura - Fotografia de Exterior, Janela
© Alexander Bogorodskiy

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Faro, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa 1923 . Hotel Urbano / PAr Plataforma de ARquitectura" 09 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007963/casa-1923-hotel-urbano-par-plataforma-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.