Centro de Inovação em Engenharia da Universidade de Lima / Sasaki

Centro de Inovação em Engenharia da Universidade de Lima / Sasaki - Imagem 2 de 15Centro de Inovação em Engenharia da Universidade de Lima / Sasaki - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCentro de Inovação em Engenharia da Universidade de Lima / Sasaki - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, CorrimãoCentro de Inovação em Engenharia da Universidade de Lima / Sasaki - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Corrimão, PilarCentro de Inovação em Engenharia da Universidade de Lima / Sasaki - Mais Imagens+ 10

Mais informaçõesMenos informações
Centro de Inovação em Engenharia da Universidade de Lima / Sasaki - Imagem 2 de 15
© Eleazar Cuadros; Renzo Rebagliati

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sasaki foi encarregado de criar um centro de inovação vibrante que promova a colaboração, compartilhamento de conhecimento e pensamento interdisciplinar entre os estudantes, indústria local e outras instituições regionais. Para isso, a equipe projetou uma estrutura social de terraços abertos, átrios em vários níveis e zonas de colaboração que servem como ponto focal do programa, incentivando os visitantes a circular pelo prédio de maneiras diferentes. Localizado no coração do campus, em frente ao novo Centro de Vida Estudantil, Recreação e Bem-Estar, o Centro de Inovação em Engenharia da Universidade de Lima introduz uma nova rede de hubs de engenharia que estão intimamente alinhados com as indústrias emergentes do Peru. Espalhada pelo complexo de 5 andares, há uma série de espaços de colaboração, salas de aula e um centro de empreendedorismo que possui espaços para apresentações, oficinas de pós-graduação e graduação, um auditório multiuso e áreas de trabalho flexíveis para empresas residentes.

Centro de Inovação em Engenharia da Universidade de Lima / Sasaki - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Eleazar Cuadros; Renzo Rebagliati
Centro de Inovação em Engenharia da Universidade de Lima / Sasaki - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Corrimão
© Eleazar Cuadros; Renzo Rebagliati

Um programa diversificado para um corpo estudantil emergente - O Centro de Inovação em Engenharia é a manifestação física do novo modelo de colaboração entre empresa e universidade e da mudança do ensino tradicional de engenharia para a pesquisa aplicada em tecnologias emergentes. Reunindo departamentos diferentes pela primeira vez sob o mesmo teto, o novo prédio foi desenhado para mostrar os projetos dos estudantes, as pesquisas patrocinadas por empresas, simulação digital e prototipagem, além do aprendizado baseado em uma variedade de disciplinas de engenharia contemporâneas. Situado na fronteira da praça recém recriada com grandes canteiros de plantas e terraços para refeições, o Centro de Inovação em Engenharia recebe estudantes e profissionais em um grande átrio central que abriga uma rede de escadas, espaços de colaboração e hubs acadêmicos. No térreo, os estudantes encontrarão o novo centro de robótica e prototipagem da universidade, oferecendo uma série de laboratórios multimídia de última geração que se abrem para os espaços públicos adjacentes, incluindo grandes assentos estilo anfiteatro. No nível inferior, está localizado o novo centro de desenvolvimento sustentável da universidade e o principal ateliê de fabricação.

Centro de Inovação em Engenharia da Universidade de Lima / Sasaki - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Corrimão, Pilar
© Eleazar Cuadros; Renzo Rebagliati

O segundo andar abriga os laboratórios de inteligência artificial e ciência da computação, enquanto o terceiro andar abriga o centro de inovação têxtil. A partir daqui, os estudantes podem sair e relaxar no pátio sombreado, que oferece mais assentos estilo anfiteatro e vistas para a praça no térreo e para o Centro de Vida Estudantil e Recreação. Por fim, o quarto andar possui os laboratórios de inovação alimentar, incluindo sua própria cafeteria, com acesso direto ao espaço comunitário na cobertura, onde estudantes, professores, visitantes e pesquisadores podem colaborar sob uma extensa série de painéis solares. As vistas panorâmicas do campus, das montanhas e da cidade de Lima são apreciadas na cobertura do prédio, que também possui um grande terraço acessível com áreas de convivência protegidas por uma pérgola contínua fotovoltaica. Grandes canteiros com vegetação nativa cercam a pérgola e conectam o prédio e a paisagem. Os espaços de apoio na cobertura são uma parte visível da experiência no local que funciona como plataforma de lançamento de drones para o programa de engenharia da universidade.

Centro de Inovação em Engenharia da Universidade de Lima / Sasaki - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Eleazar Cuadros; Renzo Rebagliati
Centro de Inovação em Engenharia da Universidade de Lima / Sasaki - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Eleazar Cuadros; Renzo Rebagliati

Uma abordagem mista para climatização dos espaços - As áreas de circulação do prédio são naturalmente ventiladas, enquanto as áreas de trabalho são climatizadas mecanicamente. Os escritórios dos professores e as áreas de suporte técnico estão incorporados aos laboratórios para maximizar a interação entre estudantes, professores e pesquisadores. Modeladas com base no movimento do sol ao redor do prédio, as linhas onduladas do piso criam áreas de sombra - todas cercadas por uma fachada dupla, em grande parte envidraçada, protegida por uma tela contínua de hastes de alumínio. A fachada altamente transparente permite máxima visibilidade para o espaço, facilitando a conectividade entre os laboratórios, salas de aula e visitantes.

Centro de Inovação em Engenharia da Universidade de Lima / Sasaki - Fotografia de Exterior, Viga
© Eleazar Cuadros; Renzo Rebagliati

Uma nova moldura para a Universidade de Lima - Como um dos quatro principais edifícios surgidos no plano diretor da Sasaki para a Universidade de Lima, o Centro de Inovação em Engenharia orienta o crescimento e desenvolvimento da instituição nos próximos 20 anos. O plano estabeleceu um quadro programático e físico para a universidade, fornecendo um plano de implementação e diretrizes de projeto para a otimização das estruturas existentes e o desenvolvimento de novos prédios, infraestrutura e paisagismo para a renovação e expansão do campus.

Centro de Inovação em Engenharia da Universidade de Lima / Sasaki - Fotografia de Exterior, Fachada
© Eleazar Cuadros; Renzo Rebagliati

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lima, Peru

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro de Inovação em Engenharia da Universidade de Lima / Sasaki" [Universidad de Lima Engineering Innovation Center / Sasaki] 07 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007465/centro-de-inovacao-em-engenharia-da-universidade-de-lima-sasaki> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.