Casa Pré-fabricada Sula / Diana Salvador

Casa Pré-fabricada Sula / Diana Salvador - Fotografia de Interiores, Janela, VigaCasa Pré-fabricada Sula / Diana Salvador - Fotografia de Interiores, Viga, JanelaCasa Pré-fabricada Sula / Diana Salvador - Fotografia de InterioresCasa Pré-fabricada Sula / Diana Salvador - Fotografia de Interiores, JanelaCasa Pré-fabricada Sula / Diana Salvador - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Diana Salvador
  • Fotógrafo
    Fotografias:JAG STUDIO
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arkos, Edimca, Er Servicios, Lopez Metal Works, Madebú, Rothoblass, Technoswiss
  • Projeto Arquitetônico: Diana Salvador
  • Colaboradores: Carlos Burbano, Steven Sangucho
  • Sistema De Pré Fabricação: Diana Salvador
  • Assessoria Bioclimática: Yess Innovation
  • Assessoria Estrutural: Patricio Cevallos
  • Conjunto: Diana Salvador, “Las Manos Sucias”
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Casa Pré-fabricada Sula / Diana Salvador - Fotografia de Exterior, Floresta
© JAG STUDIO

Casa Pré-fabricada Sula / Diana Salvador - Imagem 15 de 26
Axonométrica explodida

Descrição enviada pela equipe de projeto. SULA (um gênero de aves suliformes comumente conhecidas como atobás), como foi batizada, é uma casa que foi pré-fabricada em Quito em 2 meses, integrando 17.000 parafusos e cerca de 2.000 peças feitas sob medida em madeira, metal, alumínio e vidro. Ela foi transportada em 2 caminhões para o porto de Guayaquil e em 2 contêineres para Puerto Ayora - Santa Cruz Galápagos. Foi montada em 1 mês com uma equipe fixa de 4 pessoas e mais 6 pessoas itinerantes de diferentes especialidades. Foi um projeto criado para Catalina e sua família, residentes nas ilhas há mais de 40 anos.

Casa Pré-fabricada Sula / Diana Salvador - Fotografia de Exterior, Floresta
© JAG STUDIO

Casa Pré-fabricada Sula / Diana Salvador - Imagem 16 de 26
Axonométrica explodida

Deixar o continente com o projeto uma casa em partes é um compromisso com a inovação, uma oportunidade de transmitir uma mensagem para uma mudança de consciência e para entender que é possível construir sem causar impacto negativo, com o compromisso específico de ser ambientalmente responsável e que cada um dos processos envolva a maior otimização possível de recursos.

Casa Pré-fabricada Sula / Diana Salvador - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© JAG STUDIO
Casa Pré-fabricada Sula / Diana Salvador - Imagem 19 de 26
Planta Térreo

A criação de um habitat sensível e respeitoso com todos os atores, o ambiente, o contexto, o usuário e a equipe que o concebeu, foi a premissa do projeto. A escalabilidade, a flexibilidade de transporte, a adaptação ao contexto e a industrialização dos processos nos permitiram usar os recursos de forma muito eficiente e, o mais importante de tudo, permitiu que viajássemos com o projeto.

Casa Pré-fabricada Sula / Diana Salvador - Fotografia de Interiores, Viga
© JAG STUDIO
Casa Pré-fabricada Sula / Diana Salvador - Imagem 20 de 26
Planta Superior

Sula é o segundo exercício de pré-fabricação a validar a hipótese de que é possível gerar um sistema de construção que promova o bem-estar coletivo e gere um impacto mínimo em termos de pegada de carbono. Uma atitude radical em relação à abordagem da construção e ao papel que as mulheres desempenham na prática arquitetônica. É o resultado de várias batalhas para criar o impensável.

Casa Pré-fabricada Sula / Diana Salvador - Fotografia de Interiores, Viga
© JAG STUDIO
Casa Pré-fabricada Sula / Diana Salvador - Imagem 21 de 26
Corte Longitudinal

Arquitetura
O projeto concilia a função com o conforto interno, propondo estratégias bioclimáticas baseadas em simulações térmicas dinâmicas. A elevação do edifício em relação ao terreno permite aproveitar a inércia e a passagem de correntes para formar uma câmara de ar frio sob a estrutura. As paredes próximas ao telhado geram uma camada dupla que abriga as vigas estruturais e forma outra câmara de ar que garante a ventilação da pele interna. As perfurações no piso e na parede permitem um suprimento de ar cruzado.

Casa Pré-fabricada Sula / Diana Salvador - Fotografia de Interiores, Viga, Janela
© JAG STUDIO
Casa Pré-fabricada Sula / Diana Salvador - Imagem 22 de 26
Corte Frontal

A elevação da casa também facilita sua desmontagem, caso seja necessário mudá-la de lugar. A Sula tem suas peças contadas, funciona com um Lego em grande escala que pode ser transportado em um caminhão e montado em qualquer tipo de ambiente. O uso de concreto é minimizado o quanto possível, por isso foram usados gabiões como fundações, que podem ser facilmente desmontados em caso de realocação, mas, acima de tudo, foram projetados como uma estratégia para não afetar o solo. "É uma questão de respeito à natureza."

Casa Pré-fabricada Sula / Diana Salvador - Fotografia de Interiores
© JAG STUDIO
Casa Pré-fabricada Sula / Diana Salvador - Imagem 23 de 26
Corte Central
Casa Pré-fabricada Sula / Diana Salvador - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© JAG STUDIO

Cinco materiais exclusivos, madeira, pedra, metal, vidro e PVC intervêm de forma pura e proporcional para consolidar um elemento ambientalmente equilibrado.  A participação de cada material foi pensada em termos de suas condições de eficiência e flexibilidade. A madeira compensada é o material mais representativo, que foi usado para construir a estrutura, as paredes internas, os móveis e o telhado. A precisão do formato combinada com um processo de corte mecanizado garante a otimização dos recursos. Os telhados foram montados com chapas de PVC, que funcionam como guarda-chuvas impermeabilizando a cabana.

Casa Pré-fabricada Sula / Diana Salvador - Fotografia de Interiores
© JAG STUDIO
Casa Pré-fabricada Sula / Diana Salvador - Imagem 24 de 26
Corte Posterior

A arquiteta
O que somos e o que fazemos tem sua origem na vida que recebemos: a família, o lugar, a posição e as oportunidades com as quais nascemos. Ser arquiteta, mãe, mulher não é fácil por si só. Não é uma reclamação, acaba sendo uma eterna gratidão à vida por me permitir fazer a diferença de alguma forma em um mundo perverso e conseguir sair ilesa dessa mistura. É um privilégio poder fazer o que você quer, quando isso significa uma contribuição real para o bem-estar de todos. Uma contribuição para mudar a consciência, repensar valores e questionar o que realmente nos faz sentir vivos. Pensar na criação de um habitat que seja realmente consistente com o meio ambiente e com a qualidade de vida das pessoas exige uma reflexão profunda e uma experimentação que é avassaladora por ser indefinida, mas valiosa. Em um mundo pelo qual não podemos fazer muito, sejamos pelo menos gentis com nós mesmos. Vamos criar um habitat no qual não precisemos sobreviver, um que nos faça sentir verdadeiramente vivos.

Casa Pré-fabricada Sula / Diana Salvador - Fotografia de Interiores, Janela
© JAG STUDIO

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pré-fabricada Sula / Diana Salvador" [Vivienda prefabricada Sula / Diana Salvador] 03 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007386/casa-pre-fabricada-sula-diana-salvador> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.