Instituto Senai de Inovação em Biotecnologia / Oliveira Cotta Arquitetura

Instituto Senai de Inovação em Biotecnologia / Oliveira Cotta Arquitetura - Fotografia de Exterior, FachadaInstituto Senai de Inovação em Biotecnologia / Oliveira Cotta Arquitetura - Fotografia de InterioresInstituto Senai de Inovação em Biotecnologia / Oliveira Cotta Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, PortaInstituto Senai de Inovação em Biotecnologia / Oliveira Cotta Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaInstituto Senai de Inovação em Biotecnologia / Oliveira Cotta Arquitetura - Mais Imagens+ 51

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Abatex, Armstrong, Beaulieu, Confibra, ECLISSE, Eliane, Firex, GART, Jatobá, REFAX, Sincol, Sincol e Hafele, Sitela, Sonique Vibrasom, Stone, Suvinil, Tarkett, Tecnoportas
  • Arquiteto Líder: João Luiz Cotta Neto
  • Diretor De Criação: João Luiz Cotta Neto
  • Coordenação De Arquitetura: Sandra Mayumi Morikawa
  • Paisagismo: Jussara Pinto de Oliveira Cotta
  • Projeto Estrutural: PRECONTRATE - Rogério Cierro
  • Projetos De Instalações: PROJETAR
  • Climatização: PROJETAR
  • Fundação: MG&A CONSULTORES DE SOLOS
  • Construção: Toda do Brasil
  • Pavimentação: Monofloor
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Instituto Senai de Inovação em Biotecnologia / Oliveira Cotta Arquitetura - Fotografia de Exterior, Urbano
© Pedro Mascaro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em meio à árida paisagem urbana da Marginal do Tietê em São Paulo, a nova Escola de Biotecnologia do Senai está implantada em um terreno com uma área significativa de APP que traz um aspecto de oásis para o entorno. Desde o conceito inicial do projeto, os aspectos urbanos e climáticos nortearam o desenho e a implantação do edifício, que abriga, em seu programa de necessidades, salas de aula, laboratórios, refeitório, uma incubadora de empresas, biblioteca e espaços de convívio.

Instituto Senai de Inovação em Biotecnologia / Oliveira Cotta Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Leonardo Finotti

Do ponto de vista de conforto ambiental, o cliente solicitou atenção especial ao alto ruído gerado pelos veículos na Marginal do Tietê e aos odores provenientes do rio que está localizado em frente do terreno do projeto. A solução apresentada pela arquitetura foi a divisão do edifício em 3 (três) blocos lógicos, separados por pátios internos. Tal divisão, além de possibilitar iluminação natural abundante às áreas de estudo, também proporciona espaços externos protegidos do vento nordeste (que quando sopra traz consigo o odor proeminente do rio). Todas as premissas de projeto foram testadas com simulações computacionais, e verificou-se que o desenho adequado dos pátios proporcionou espaços externos confortáveis livres de odores e ruídos. Posteriormente, após a conclusão da obra, constatou-se que o resultado obtido nas simulações foi assertivo.

Instituto Senai de Inovação em Biotecnologia / Oliveira Cotta Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Leonardo Finotti

Além do cuidado com a acústica e a qualidade ambiental das áreas externas, houve uma atenção detalhada no que tange ao conforto lumínico e térmico. Iluminações zenitais e janelas altas foram previstas no pavimento superior, proporcionando uma distribuição uniforme de luz natural em toda a extensão das salas de aula e nos laboratórios. Houve também um detalhamento técnico das proteções solares nas fachadas, de modo a bloquear a radiação solar direta durante a maior parte do ano, permitindo apenas a radiação difusa, e evitando assim o ofuscamento nas bancadas e estações de trabalho. Nesse estudo dos sombreamentos, cada fachada teve um tratamento específico de acordo com os ângulos de incidência do Sol.

Instituto Senai de Inovação em Biotecnologia / Oliveira Cotta Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Porta
© Leonardo Finotti
Instituto Senai de Inovação em Biotecnologia / Oliveira Cotta Arquitetura - Imagem 34 de 56
Implantação
Instituto Senai de Inovação em Biotecnologia / Oliveira Cotta Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Corrimão, Viga, Aço
© Leonardo Finotti

Na entrada da escola foi considerado um grande hall de pé-direito duplo, com iluminação zenital que, além de ser um espaço de transição, é também uma área de convívio e estar dos alunos. Todas as áreas de circulação funcionam 100% do tempo com ventilação natural. As salas de aula e os laboratórios contam com ar-condicionado, mas também têm um desenho adequado de janelas que permitem a ventilação natural em diversos meses do ano. Estas premissas proporcionaram ao edifício uma redução significativa de energia.

Instituto Senai de Inovação em Biotecnologia / Oliveira Cotta Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Pedro Mascaro
Instituto Senai de Inovação em Biotecnologia / Oliveira Cotta Arquitetura - Imagem 39 de 56
Corte
Instituto Senai de Inovação em Biotecnologia / Oliveira Cotta Arquitetura - Fotografia de Interiores, Vidro, Fachada
© Leonardo Finotti

Todo o projeto foi construído com estrutura pré-fabricada de concreto, reduzindo significativamente a quantidade de resíduos na obra. Nas marquises e em sistemas de controle solar, foi utilizada a estrutura metálica, conferindo um aspecto de leveza à arquitetura. Nas fachadas, foram utilizados painéis arquitetônicos de concreto, que atendem uma premissa de baixa manutenção, considerando que o edifício se encontra em área de significativa poluição do ar decorrente do elevado tráfego de veículos no entorno. 

Instituto Senai de Inovação em Biotecnologia / Oliveira Cotta Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instituto Senai de Inovação em Biotecnologia / Oliveira Cotta Arquitetura" 24 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007265/instituto-senai-de-inovacao-em-biotecnologia-oliveira-cotta-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.