Centro de Visitantes Filsø / Schønherr

Centro de Visitantes Filsø / Schønherr - Fotografia de Exterior, Orla, CostaCentro de Visitantes Filsø / Schønherr - Fotografia de ExteriorCentro de Visitantes Filsø / Schønherr - Fotografia de ExteriorCentro de Visitantes Filsø / Schønherr - Fotografia de Exterior, Fachada, VigaCentro de Visitantes Filsø / Schønherr - Mais Imagens+ 18

Mais informaçõesMenos informações
Centro de Visitantes Filsø / Schønherr - Fotografia de Exterior, Orla
© Carsten Ingemann

O desafio - O centro de visitantes em Filsø faz parte da campanha "Lugares na Paisagem", iniciada pela Realdania. Sendo assim, ele foi construído em colaboração entre essa instituição, a Agência de Natureza Dinamarquesa e a Aage V. Jensen’s Nature Foundation, que também financiou as instalações educacionais. O centro de visitantes em Filsø se tornou um ponto central para as muitas rotas naturais da região, bem como um ponto de partida facilmente reconhecível para os visitantes de Filsø.

Centro de Visitantes Filsø / Schønherr - Fotografia de Exterior
© Carsten Ingemann
Centro de Visitantes Filsø / Schønherr - Fotografia de Exterior, Orla
© Carsten Ingemann

A localização - Situado perto de Henne, na costa oeste da Dinamarca, Filsø era originalmente um dos maiores lagos da Dinamarca, porém, entre os anos de 1852 e 1951, a área foi drenada e utilizada para fins agrícolas ao longo da região costeira empobrecida. Em 2011, a Aage V. Jensen’s Nature Foundation  adquiriu a área com o objetivo de restaurá-la ao seu estado original em benefício dos moradores locais e turistas.

Centro de Visitantes Filsø / Schønherr - Fotografia de Exterior
© Martin Schubert
Centro de Visitantes Filsø / Schønherr - Fotografia de Exterior
© Martin Schubert
Centro de Visitantes Filsø / Schønherr - Imagem 22 de 23
Planta
Centro de Visitantes Filsø / Schønherr - Fotografia de Exterior
© John Colin Seymour

A solução - O centro de visitantes é composto por uma estrada de acesso, instalações educacionais, uma ponte paisagística e um estacionamento. A estrada de acesso é rodeada por paisagem espetacular e protegida em direção ao estacionamento e à grande ponte em forma de elipse, que em um único gesto âncora a edificação e revela o amplo horizonte criado pelo reflexo na água. A partir da ponte, é possível vivenciar Filsø e a vasta e espaçosa paisagem. Em um único movimento panorâmico, os visitantes podem se aproximar da superfície da água e da natureza única da região. A forma de elipse acentua o movimento contínuo pela área, desde a chegada até a partida. A ponte é projetada com uma borda sólida de assentos que oferece aos visitantes a possibilidade de fazer uma pausa, sentar e apreciar a vista. O volume da escola, que funciona como uma âncora para a elipse e contraponto ao lago, segue a estrutura curva do centro de visitantes e se torna assim uma parte natural da unidade e do movimento na paisagem. Os seus brises verticais espelham a floresta próxima.

Centro de Visitantes Filsø / Schønherr - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Schønherr

Ao chegar, os visitantes encontram primeiro uma área de informações protegida, com vista para Filsø. Dentro do volume, há banheiros, uma sala técnica, uma cozinha, sala de aula, uma sala com grandes janelas, uma lareira e nichos para armazenamento e descanso. Desde a sala de aula, há acesso direto ao pátio da escola, que funciona como área educacional ao ar livre e um depósito integrado de equipamentos. Existem duas saídas do pátio da escola em direção ao norte e ao sul - em direção ao norte também há uma cozinha ao ar livre. Desde o início, o projeto tem sido um grande sucesso, com mais de 100.000 visitantes no primeiro ano - um grande número para um município tão pequeno. Ao mesmo tempo, a restauração da natureza tem sido igualmente bem-sucedida, com o registro de 242 espécies de aves, 14 espécies de peixes e 62 espécies de plantas aquáticas diferentes - uma grande melhoria em comparação com a monocultura que dominava a região do lago até 2012.

Centro de Visitantes Filsø / Schønherr - Fotografia de Interiores, Fachada, Pilar, Viga, Janela
© Schønherr
Centro de Visitantes Filsø / Schønherr - Fotografia de Exterior, Arco
© Martin Schubert

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Filsø, Varde, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Visitantes Filsø / Schønherr" [Filsø Visitor’s Center / Schønherr] 25 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007088/centro-de-visitantes-filso-schonherr> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.