Centro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage

Centro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCentro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCentro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage - Fotografia de Exterior, Fachada, CorrimãoCentro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage - Fotografia de Interiores, Porta, Janela, Vidro, ArcoCentro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage - Mais Imagens+ 34

  • Cliente: Pau Béarn Habitat
  • Arquiteto Associado: WEEK
  • Engenheiro Principal: AIA
  • Engenharia Acústica: Gamba
  • Cidade: Pau
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Centro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Luc Boegly

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dividido em dois edifícios, o projeto tem uma mistura de materiais composta de madeira, concreto e vidro, e faz parte de uma empreitada maior de desenvolvimento sustentável que combina o design bioclimático, materiais de base ecológica e desempenho energético.

Centro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Luc Boegly
Centro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage - Imagem 35 de 39
Centro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Arcada
© Luc Boegly

O bairro Saragosse, onde fica o Centro, foi desenhado nas décadas de 1950 e 1960. Seu projeto de renovação urbana o identificou como um território com grande fragilidade social, mas com uma posição urbana muito favorável, próxima ao centro da cidade de Pau. Saragosse é agora o distrito de habitação social mais importante da zona urbana, com cerca de 14.000 habitantes, e está sujeito a fragilidades intrínsecas: seu planejamento urbano característico da era dos grandes conjuntos habitacionais, e os aluguéis baixos que oferece o tornam uma solução para pessoas em situações precárias, e o suprimento de comércio local e equipamentos é muito frágil.

Centro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Luc Boegly
Centro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage - Fotografia de Interiores, Porta, Janela, Vidro, Arco
© Luc Boegly

Diante dessa constatação, o Estado, juntamente com a ANRU (Agência Nacional de Renovação Urbana) e a cidade de Pau, decidiu investir pesadamente nesse distrito, em parceria com a locatária social Pau Béarn Habitat. Renovações, demolições e projetos de paisagismo visam requalificar espaços coletivos no térreo dos prédios até 2027. A cidade de Pau está investindo pesadamente no desenvolvimento de ciclovias, transporte público e na criação de uma rede de aquecimento de bairro que permite que o setor seja rotulado como "EcoDistrito".

Centro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage - Fotografia de Interiores
© Luc Boegly

A construção do Centro Laherrère é um dos eixos prioritários do programa de renovação urbana do distrito Saragosse. Ele se baseia na ideia geral de criar dois edifícios: um para responder à questão da moradia para estudantes e jovens trabalhadores, e outro para empresas ou associações com foco principalmente na integração por meio do emprego, com serviços e lojas no térreo.

Centro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, Dormitório
© Luc Boegly
Centro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Cama, Dormitório
© Luc Boegly

No centro do distrito, havia um antigo hospício desocupado e em condições muito precárias. A cidade procedeu à sua demolição e pretendia construir um complexo imobiliário no terreno tornando-o livre, energizante e atraente tanto para os habitantes como para os visitantes que virão trabalhar e se encontrar lá.

Centro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage - Fotografia de Interiores, Janela, Vidro, Viga
© Luc Boegly

É nesse contexto que foi lançado, em 2018, o concurso de projeto para a criação do Centro Laherrère, vencido pela CoBe (escritório de arquitetura principal) e pela WEEK (co-empreiteira).

A intenção principal do projeto era constituir um verdadeiro espaço de convivência, seguindo o modelo de uma praça de vilarejo, como o mercado que o local hospedou desde o início das obras. Os dois edifícios em forma de L, firmemente ancorados na praça Laherrère, adotam a mesma volumetria e a mesma materialidade composta por madeira e concreto.

Centro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© Luc Boegly

Nos dois níveis do térreo, sua estrutura se eleva em proporções elegantes com arcos de concreto aparente de baixo carbono forjado em canteiro. Alguns arcos às vezes se elevam em dois níveis e são inspirados na linguagem arquitetônica histórica local, ao mesmo tempo em que estruturam a nova praça e promovem a reativação da vida do bairro. Nos cinco pavimentos superiores que compõem os dois prédios, a expressão se torna mais leve ao exibir fachadas com caixilhos de madeira com isolamento de fibra de madeira, esquadrias de madeira e persianas de cores quentes, revelando a programação rica e variada do projeto.

Centro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage - Fotografia de Exterior, Terraço, Viga
© Luc Boegly

A estrutura da fachada é feita de abeto de florestas dos Pirineus Atlânticos e Altos Pirineus, enquanto seu revestimento é feito de abeto Douglas da região Auvergne Rhône Alpes. As esquadrias do edifício foram produzidas a partir de pinheiros de Corrèze. Assim, todas as espécies de madeira que compõem o projeto vêm de florestas francesas localizadas a menos de 450 km do local.

Centro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage - Fotografia de Exterior, Viga
© Luc Boegly

Sendo ao mesmo tempo um local de vida, trabalho, formação profissional e desenvolvimento econômico, o polo Laherrère contribui para melhorar o ambiente de vida dos habitantes do distrito Saragosse e atender ao máximo de necessidades possível.

Centro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Luc Boegly

O sistema de construção de pórticos e vigas implementado, além de sua dimensão frugal, permite acomodar uma ampla gama de programas dentro do mesmo projeto e antecipar uma possível evolução dessa programação ao longo da vida da construção.

Assim, o complexo imobiliário inclui: 1. Um hub residencial com 116 unidades habitacionais para estudantes gerenciadas pelo CROUS (organização social para estudantes) e 60 unidades habitacionais para jovens trabalhadores gerenciadas pela associação Habitat Jeunes Pau Pyrénées, com espaços comuns compartilhados, em conexão com as atividades de formação profissional e integração presentes no projeto.

Centro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Luc Boegly
Centro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage - Imagem 36 de 39
Centro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Arco
© Luc Boegly

2. Um hub empreendedor com andares de escritório e coworking usados em particular por associações, estruturas de formação profissional e apoio à criação de negócios, como a escola Cuisine Mode(s) d'Emploi e seu restaurante de treinamento fundado pelo chef estrelado Thierry Marx, a escola Simplon, além de cinco espaços de oficina.

Centro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage - Fotografia de Exterior, Fachada
© Luc Boegly

3. Serviços locais e lojas para atender às necessidades e expectativas dos moradores, como uma delegacia de polícia, serviços relacionados ao emprego, uma portaria, duas cervejarias e espaços de vendas ligados às oficinas. Uma "sala de convívio" (sala multiuso) de 234 m2 também permite a organização de vários eventos e é acessível mediante reserva a todos os habitantes do projeto e do distrito.

Centro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Luc Boegly
Centro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage - Imagem 38 de 39
Centro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage - Fotografia de Exterior, Fachada, Aido
© Luc Boegly

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:14 Av. de Saragosse, 64000 Pau, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro Laherrère / CoBe Architecture & Paysage" [Laherrère Center / CoBe Architecture & Paysage + WEEK] 24 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007060/centro-laherrere-cobe-architecture-and-paysage> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.