Instalação Blue Signature / Paradigma Ariadné

Instalação Blue Signature / Paradigma Ariadné - Fotografia de Exterior, Cerca, Floresta, CorrimãoInstalação Blue Signature / Paradigma Ariadné - Fotografia de Interiores, Escada, FachadaInstalação Blue Signature / Paradigma Ariadné - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão, TerraçoInstalação Blue Signature / Paradigma Ariadné - Fotografia de Exterior, Escada, Floresta, CorrimãoInstalação Blue Signature / Paradigma Ariadné - Mais Imagens+ 34

  • Arquitetos: Paradigma Ariadné
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Szabolcs Molnár
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Rothoblaas, Reisser
  • Arquitetos Responsáveis: Szabolcs Molnár, Attila Róbert Csóka, Dávid Smiló
  • Projeto: Lilla Árkovics, Virág Kiss
  • Design Gráfico: Virág Kiss
  • Programa / Uso / Função: Trilha educacional
  • Empreiteira: Ceetrus Hungary
  • Desenvolvimento: NHOOD Services Hungary Ltd.
  • Cidade: Dunakeszi
  • País: Hungria
Mais informaçõesMenos informações
Instalação Blue Signature / Paradigma Ariadné - Fotografia de Exterior, Cerca, Floresta, Corrimão
© Szabolcs Molnár

Turfeiras são ecossistemas úmidos naturais complexos. Eles são como pântanos e brejos, mas seu ambiente de vida e seu solo são mais complexos, portanto são mais frágeis. Há centenas de anos, Budapeste era cercada por turfeiras devido à proximidade do rio Danúbio. Mas ao longo dos séculos nós os drenamos e hoje restam apenas alguns poucos hectares.

Instalação Blue Signature / Paradigma Ariadné - Fotografia de Exterior, Floresta
© Szabolcs Molnár
Instalação Blue Signature / Paradigma Ariadné - Imagem 37 de 39
Desenho Técnico 09
Instalação Blue Signature / Paradigma Ariadné - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada
© Szabolcs Molnár

Um exemplar desse ecossistema está completamente intocado e fica entre um dos maiores centros comerciais e a rodovia M0 nos subúrbios de Budapeste. É uma terra mágica onde um grande número de espécies encontra abrigo em um ambiente urbano completamente hostil. Dos 265 pássaros que se estabelecem na Hungria, é possível encontrar 50 lá, em uma porção de terra relativamente pequena.

Instalação Blue Signature / Paradigma Ariadné - Fotografia de Exterior
© Szabolcs Molnár

A NHOOD Services Hungary Ltd., que cuida da terra, decidiu desenvolver uma trilha educacional para mostrar a riqueza desse ambiente natural e apresentar sua importância para o público em geral. Eles nos convidaram para participar de uma licitação para projetar e construir a arquitetura da trilha, e ganhamos a concorrência em 2022.

Instalação Blue Signature / Paradigma Ariadné - Fotografia de Exterior, Floresta, Corrimão
© Szabolcs Molnár
Instalação Blue Signature / Paradigma Ariadné - Fotografia de Exterior, Floresta
© Szabolcs Molnár

Após um ano e meio, a trilha está pronta e pode ser visitada por qualquer pessoa. A série de 4 pavilhões e uma trilha de 850 metros de comprimento apresenta e interpreta o conhecimento relacionado a esse ambiente. Durante o processo de projeto, desenvolvemos apenas uma forma específica que acabou se tornando a forma dos quatro pavilhões. Essa estrutura genérica em forma de degraus ora é um pequeno espaço de exposição para conteúdo infográfico sobre a história geológica da turfeira, ora é um lugar para experimentar as qualidades físicas do solo local, e ainda por vezes é um ponto de observação ou um piso para crianças escalarem.

Instalação Blue Signature / Paradigma Ariadné - Fotografia de Exterior, Floresta
© Szabolcs Molnár

Queríamos colocar estruturas aqui que não estivessem relacionadas aos formatos arquitetônicos usuais, como edifícios em forma de casa. Além disso, queríamos evitar criar uma falsa sensação de naturalidade ingênua. Nosso objetivo era destacar que tudo nessa trilha não estava originalmente aqui e ela é uma estrutura intrusa. Essa diferenciação é importante, mesmo no caso de essas estruturas poderem interpretar conhecimentos que poderiam ajudar na proteção dessa terra e ajudar os visitantes a se engajarem mais ambientalmente.

Instalação Blue Signature / Paradigma Ariadné - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão
© Szabolcs Molnár
Instalação Blue Signature / Paradigma Ariadné - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão, Terraço
© Szabolcs Molnár

Portanto, aplicamos e construímos formas que fazem referência a um monólito antigo ou um objeto de raízes desconhecidas. Sobre esses pavilhões azuis, é evidente a distância que eles são artificiais, mas sua funcionalidade não é clara à primeira vista. A partir do conceito de projeto, com essa característica, pretendíamos criar um ambiente sagrado que, juntamente com o conhecimento exato da interpretação, proporcionasse uma experiência emocional e intelectual completa para os visitantes.

Instalação Blue Signature / Paradigma Ariadné - Fotografia de Exterior, Floresta
© Szabolcs Molnár

Com essa característica, nosso trabalho se conecta às ideias que estão enraizadas nas observações contemporâneas, de que edifícios não podem mais estar ligados a grandes narrativas culturais ou sociais, mas apenas podem ser composições de formas e espaços de construção de sentido.

Instalação Blue Signature / Paradigma Ariadné - Imagem 28 de 39
Desenho Conceitual 02

A cor azul das estruturas vem do fato de que as cores azul e violeta são as cores mais raras na natureza. Portanto, essa cor básica também conecta as estruturas ao conceito de destacar o toque humano inevitável. Se algo é azul em um ambiente natural, é provável que tenha sido feito pelo homem.

Instalação Blue Signature / Paradigma Ariadné - Fotografia de Exterior, Floresta
© Szabolcs Molnár

Nas estruturas de madeira dos pavilhões, as plantas podem crescer facilmente nos próximos anos e, de acordo com nossa ideia inicial, a aparência futura dos volumes e da trilha estará mais próxima da característica visual da pintura de René Magritte Assinatura em Branco. Nessa imagem, a figura de uma mulher em um cavalo desvanece de maneira surrealista entre as árvores, como o que pretendíamos com as operações de esconder e destacar nossas estruturas em forma de degraus no ambiente natural.

Instalação Blue Signature / Paradigma Ariadné - Fotografia de Exterior, Floresta
© Szabolcs Molnár

Do ponto de vista da construção em si, o maior desafio foi executar a fundação da trilha e dos pavilhões em um pântano. Devido a essa dificuldade, toda a trilha é composta de uma série de pontes relativamente curtas com 6 metros de comprimento. Com isso, conseguimos reduzir o número de perfurações na terra, utilizando 240 peças, cada uma delas parafusada a uma profundidade de 6 metros, onde a primeira camada sólida do solo se encontra e na qual foi possível assentar a fundação.

Instalação Blue Signature / Paradigma Ariadné - Fotografia de Exterior, Orla, Floresta
© Szabolcs Molnár

Toda a construção precisou de 10.000 metros de vigas de madeira e 60.000 parafusos e foi realizada em quatro meses. A maior estrutura implantada no local é a ponte de 15 metros de comprimento que faz o acesso até o ecossistema. A propósito, esta é a primeira ponte projetada por Paradigma Ariadné.

Instalação Blue Signature / Paradigma Ariadné - Fotografia de Exterior, Escada, Floresta, Corrimão
© Szabolcs Molnár

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Área Comercial Auchan, Dunakeszi, Hungria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instalação Blue Signature / Paradigma Ariadné" [Blue Signature / Paradigma Ariadné] 21 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007042/instalacao-blue-signature-paradigma-ariadne> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.