Centro de Exposições de Sanxia / ARCHSTUDIO

Centro de Exposições de Sanxia / ARCHSTUDIO - Fotografia de InterioresCentro de Exposições de Sanxia / ARCHSTUDIO - Fotografia de InterioresCentro de Exposições de Sanxia / ARCHSTUDIO - Fotografia de ExteriorCentro de Exposições de Sanxia / ARCHSTUDIO - Fotografia de Exterior, FachadaCentro de Exposições de Sanxia / ARCHSTUDIO - Mais Imagens+ 42

  • Arquitetos: ARCHSTUDIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4917
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Weiqi Jin
  • Arquitetos Responsáveis: Wenqiang Han, Xiaoming Li
  • Equipe De Projeto: Zhao Jiang, Tonghui Wang, Chong Cao, Chenhan Wen
  • Colaboradores: Wuhan Light Industry Architectural Design Co., Ltd., The Architectural Design & Research Institute of Zhejiang University Co., Ltd. (UAD)
  • Engenharia: Hubei Metallurgical Construction Co., Ltd., Hubei Guangsheng Construction Group Co., Ltd.
  • Paisagismo: Shanghai Gardens (Group) Co., Ltd.
  • Programa: Arquitetura Cultural, Design de Interiores
  • Clientes: Hubei Culture & Tourism Group Co., Ltd. / Hubei Yunhua Rural Cultural Tourism Development Co., Ltd.
  • Cidade: Yichang
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Exposições de Sanxia / ARCHSTUDIO - Fotografia de Exterior
© Weiqi Jin

Histórico do Projeto - O Sanxia Tea Town é um resort situado na cidade de Dengcun, China, cercado por vastos e belos jardins de chá. Está apenas a 19 quilômetros de distância da Hidrelétrica das Três Gargantas. A cidade resort possui recursos ecológicos favoráveis e serve como um campo de testes para a construção do sistema de eco-civilizações nas Três Gargantas do Rio Yangtzé. O plano diretor da cidade resort tem como objetivo criar um destino para ecoturismo de alta qualidade que integra exploração ao ar livre, experiência pastoral, terapia florestal e férias de luxo. O centro de exposições é um nó essencial na fase inicial de construção do Sanxia Tea Town. Sua área bruta de aproximadamente 5.000 metros quadrados acomoda funções híbridas como recepção, refeições, venda de produtos culturais e criativos, exposição, auditório de performances, espaço de coworking, etc. Ele oferece serviços culturais e turísticos no Sanxia Tea Town e atua como uma importante vitrine para a cultura do Vale do Chá Sanxia.

Centro de Exposições de Sanxia / ARCHSTUDIO - Fotografia de Exterior, Fachada
© Weiqi Jin

Centro de Exposições de Sanxia / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores
© Weiqi Jin

Diálogo com o Jardim de Chá - A ARCHSTUDIO utilizou o espaço limitado no jardim de chá para organizar os volumes de maneira contínua e fragmentada. Essa estratégia integrou a arquitetura à paisagem do jardim de chá circundante, complementando e conectando-se com a forma natural existente do terreno para equilibrar identidade icônica e funcionalidade. Após uma pesquisa intensiva sobre o local, a equipe selecionou terrenos em ambos os lados da via pública, posicionando o centro de exposições no Lote A e no Lote B. O Lote A é um espaço aberto relativamente plano cercado por duas pequenas colinas de cerca de 7 metros de altura. Adjacente a uma estrada sinuosa no lado sul, tem vista para os contínuos campos de chá e montanhas distantes. O lado norte do terreno se estende até um vale de chá pequeno e profundo. As plantações cobrem tanto as colinas quanto uma casa com paredes de terra e telhas cinza que se estabeleceu na colina leste. Em montanhas sinuosas de chá, encontrar um terreno plano é um desafio, tornando a praça em frente à colina muito preciosa. Portanto, ela é mantida e estendida até o topo das montanhas, criando uma construção em forma de "ponte" entre elas.

Centro de Exposições de Sanxia / ARCHSTUDIO - Fotografia de Exterior
© Weiqi Jin
Centro de Exposições de Sanxia / ARCHSTUDIO - Imagem 40 de 47
Planta - Lote A - 1º andar
Centro de Exposições de Sanxia / ARCHSTUDIO - Fotografia de Exterior, Orla, Arco
© Weiqi Jin

A "ponte" é construída com base na altura e forma da colina. A área sul se desenrola em um arco sinuoso, conectando-se com a casa tradicional existente nos diferentes níveis, maximizando a vista da paisagem do jardim de chá a partir do espaço interno. O lado norte adota linhas retas para fortalecer a sensação de volume da "ponte" e escondê-la nas colinas. Abaixo da "ponte" há uma praça que pode acomodar encontros e atividades turísticas.

Centro de Exposições de Sanxia / ARCHSTUDIO - Fotografia de Exterior
© Weiqi Jin

O Lote B está localizado ao lado da praça onde a estrada faz uma curva. Ele oferece um local fantástico para passeios por causa da grande diferença de elevação e dos seus bosques pontilhados. Duas janelas de observação foram projetadas para enquadrar os campos de chá característicos e a paisagem montanhosa distante. Como galhos de árvores, os dois "janelões" compõem um pequeno espaço de apresentação. Seu telhado está alinhado com a estrada, tornando-se um terraço de observação aberto ao público.

Centro de Exposições de Sanxia / ARCHSTUDIO - Fotografia de Exterior, Fachada
© Weiqi Jin
Centro de Exposições de Sanxia / ARCHSTUDIO - Imagem 43 de 47
Planta - Lote B
Centro de Exposições de Sanxia / ARCHSTUDIO - Fotografia de Exterior, Cerca, Fachada, Corrimão
© Weiqi Jin

Trilha Circular - Os arquitetos pretendiam projetar edifícios visualmente atraentes que interagissem com a paisagem circundante e criassem um circuito, fazendo com os turistas se sentissem em um campo de chá e desfrutassem de experiências multidimensionais ao percorrer o complexo arquitetônico. Para fomentar a sensação de abertura, os edifícios são projetados com fachadas transparentes, acessos em alturas e direções diferentes e um caminho de circulação completo, como uma alça de Möbius, que segue a organização interna de circulação. Os grandes degraus ondulantes, que se assemelham a campos de chá, se conectam à praça e abraçam os turistas em um gesto acolhedor. Eles também servem como pano de fundo natural para atividades na praça. Subir os degraus leva ao principal espaço de lazer no 2º andar.

Centro de Exposições de Sanxia / ARCHSTUDIO - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© Weiqi Jin

A curva da edificação se estende às alas leste e oeste através do corredor externo. Os suaves degraus inclinados ao ar livre na extremidade leste cercam um pequeno pátio com a casa local tradicional. Os visitantes podem subir até o terraço a partir dele. O volume leste possui um telhado levemente elevado que forma degraus, criando uma pequena praça de atividades ao ar livre voltada para a paisagem ao norte. Degraus externos também são arranjados para se conectar com o interior do segundo andar. No centro do volume, escadas em espiral e elevadores servem como o núcleo do tráfego, conectando verticalmente o primeiro andar, o segundo e o terraço.

Centro de Exposições de Sanxia / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, Tijolo, Arco, Corrimão
© Weiqi Jin
Centro de Exposições de Sanxia / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Weiqi Jin

Operações Híbridas - Abaixo dos grandes degraus no Lote A está posicionada a parte leste do primeiro andar do prédio, um centro de recepção de turistas. Esta área oferece diversas funções, como recepção, exposição, descanso, espera e venda de produtos agrícolas. O projeto mantém a forma curva completa da superfície abaixo dos degraus e cria um pátio circular de árvores de chá que define a entrada principal. As áreas funcionais internas são organizadas em ilhas, e telas de LED são instaladas na parede para facilitar diversas atividades. Enquanto isso, no lado oeste do primeiro andar cria-se uma área de coworking que pode ser operada de forma independente.

Centro de Exposições de Sanxia / ARCHSTUDIO - Imagem 46 de 47
Corte
Centro de Exposições de Sanxia / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Weiqi Jin

O corpo principal da "ponte" está no segundo andar e serve como um café e bar de livros. As estantes, feitas com painéis laminados curvos de bambu, são inspiradas nos campos de chá e combinadas com mesas de café para dividir o espaço em áreas diferentes, permitindo que os visitantes apreciem a vista enquanto leem e tomam café. A casa tradicional no lado leste do segundo andar foi renovada e conectada ao corpo principal do novo edifício. Ela serve como a principal área de refeições, com um espaço aberto, salas privativas, sala de chá, sala de xadrez e cartas, entre outros. Materiais como madeira e acabamentos em terra compactada definem o tom do restaurante em resposta ao contexto da edificação. O terraço oferece uma vista deslumbrante da paisagem, perfeito para acampar ou realizar uma festa sob as estrelas. É uma parte fundamental da experiência arquitetônica.

Centro de Exposições de Sanxia / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, Janela
© Weiqi Jin
Centro de Exposições de Sanxia / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, Porta, Cadeira
© Weiqi Jin

O Lote B acomoda as funções de áudio e vídeo que complementa as atividades de lazer e entretenimento do volume no Lote A. Possui um salão audiovisual e multifuncional que pode acomodar até 100 pessoas. Esses salões podem ser usados para apresentações de filmes e programas de TV, cerimônias de casamento e outras atividades. O sistema de painéis de tela motorizados, que pode ser rotacionado e deslizado, permite modos flexíveis do salão audiovisual. Quando os painéis de tela estão abertos, a paisagem do jardim de chá fica à vista e serve como pano de fundo natural para apresentações musicais. Quando os painéis estão fechados, o espaço permanece completamente à prova de luz, proporcionando um ambiente de projeção otimizado. O salão multifuncional oferece um amplo campo de visão e pode ser usado como um espaço auxiliar para o salão audiovisual ou como um pequeno espaço de exposição independente.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Dengda Road, Dengcun Township, Yiling District, Yichang City, Hubei Province, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Exposições de Sanxia / ARCHSTUDIO" [Sanxia Tea Town Exhibition Center / ARCHSTUDIO] 22 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006852/centro-de-exposicoes-de-sanxia-archstudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.