A modernidade superada. Ensaios sobre arquitetura contemporânea

Com esta nova edição revista e atualizada, confirma-se o papel de A modernidade superada, coleção de nove ensaios do teórico catalão Josep Maria Montaner, como uma obra de referência fundamental para a compreensão do movimento moderno na arquitetura. Em textos autônomos e ao mesmo tempo complementares, o autor reflete sobre conceitos centrais da produção do período, como o racionalismo, a atitude de ruptura, a expressividade e os paradoxos tecnológicos, funcionais e simbólicos. O resultado é um mosaico de argumentos que demonstram como as insuficiências da modernidade foram superadas, especialmente nos países nórdicos, na Europa mediterrânea, na América Latina - com diversas referências à produção brasileira - e em outros contextos periféricos, dando lugar a outras linhas de pensamento e formas de expressão, atreladas a novos contextos.

Sobre o autor: Josep Maria Montaner é arquiteto, escritor e catedrático da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona (ETSAB-UPC). Foi professor convidado em diversas universidades da Europa, América e Ásia e vereador de habitação no município de Barcelona (2015-2019). É autor de livros já traduzidos para vários idiomas, como Política e arquitetura: por um urbanismo do comum e ecofeminista (2021), com Zaida Muxí, e Arquitetura e crítica (2022), também publicados pela Olhares, e escreve regularmente em revistas de arquitetura.
Tradução: Esther Pereira da Silva e Carlos Muñoz Gallego,
Tradução "Prólogo à atual edição" e "A fragilidade da arquitetura moderna", por Alícia Duarte Penna
Revisão: Fernanda Alvares
SBN: 9786588280744
Páginas:176
Capa: brochura

  • ISBN

    9786588280744
  • Título

    A modernidade superada. Ensaios sobre arquitetura contemporânea
  • Autor

    Josep Maria Montaner
  • Ano da Publicação

    2023
  • Encadernação

    Capa Mole
  • Idioma

    Portugues
Cita: "A modernidade superada. Ensaios sobre arquitetura contemporânea" 12 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006686/a-modernidade-superada-ensaios-sobre-arquitetura-contemporanea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.