Casa EG / Play Arquitetura

Casa EG / Play Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa EG / Play Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, MesaCasa EG / Play Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Madeira, Iluminação, JanelaCasa EG / Play Arquitetura - Fotografia de Exterior, FachadaCasa EG / Play Arquitetura - Mais Imagens+ 33

Belo Horizonte, Brasil
  • Equipe De Projeto: Juliana Figueiró, Marcelo Alvarenga, José Ricardo Fois, Gustavo Benthien, Luciana Garcia.
  • Execução: Jamil Nacif, Quattro Engenharia, Construtora Brick
  • Projeto Estrutural: Luciano Rodarte
  • Carpintaria: Marcenaria Londrina
  • Cidade: Belo Horizonte
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa EG / Play Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desta moradia foi desenvolvido em dois momentos distintos: o projeto inicial feito em 2008/2009 e executado posteriormente (a obra foi concluída em 2011), e o projcto de reforma e conclusão dos interiores realizado entre 2020 e 2022. Entre um etapa e outra, os proprietários mudaram do Brasil, os dois filhos cresceram e a casa quase foi vendida.

Casa EG / Play Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Estúdio Tertúlia

Localizada na periferia de Belo Horizonte, a casa foi construída em um terreno com declive acentuado e seu programa foi distribuído em três pavimentos. Optou-se por localizar a garagem e a zona íntima (4 quartos, sendo 2 suítes e 2 semi-suítes) no piso inferior, de forma a criar-se no piso intermédio um terraço ajardinado ligado à zona social e à cozinha. No piso superior situam-se o escritório e a sala de TV, bem como outro terraço com vista para a serra.

Casa EG / Play Arquitetura - Fotografia de Exterior, Cadeira, Fachada, Jardim
© Estúdio Tertúlia

A reforma envolveu a ampliação da cozinha e da área de lazer a ela vinculada, além da criação de um banheiro de uso misto (de lazer e serviço). As dimensões algo enxutas da cozinha original e da varanda, associadas a uma luz solar poente que limitava ainda mais a utilização da cozinha, levaram os proprietários a solicitar a modificação.

Casa EG / Play Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa
© Estúdio Tertúlia

O novo projeto teve em conta algumas características da casa e do terreno; a cozinha cresceu até ao limite do beiral de concreto existente, necessitando de um novo corte no terreno inclinado. Para minimizar o ângulo de inclinação do declive, foi estabelecido que o jardim externo ficaria cinco centímetros abaixo do parapeito da janela da nova cozinha e seria utilizado como horta.

Casa EG / Play Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela
© Estúdio Tertúlia
Casa EG / Play Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa
© Estúdio Tertúlia
Casa EG / Play Arquitetura - Imagem 37 de 38
Corte B
Casa EG / Play Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Terraço, Pátio
© Estúdio Tertúlia

Já a área de lazer exigiu uma nova estrutura, feita com perfis metálicos em I, tanto para as vigas quanto para os pilares. Esta nova área estende-se para poente e a sua volumetria foi pensada de forma a emergir “de dentro” do vazio do antigo alpendre, sem interferir na estrutura de concreto existente. A laje superior do avanço fica abaixo das vigas de concreto da casa e foi proposto um deck no piso acima do piso anteriormente existente. Alguns degraus e um grande banco fazem a transição para a segunda parte do deck, construído sobre o jardim e abaixo de uma pérgula.

Casa EG / Play Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Madeira, Iluminação, Janela
© Estúdio Tertúlia
Casa EG / Play Arquitetura - Imagem 34 de 38
Planta - 3o pavimento
Casa EG / Play Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Janela, Cadeira
© Estúdio Tertúlia

O design de interiores mistura móveis vintage, peças contemporâneas e alguns itens desenhados pela Play Arquitetura.

Casa EG / Play Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta, Jardim
© Estúdio Tertúlia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa EG / Play Arquitetura" 24 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006168/casa-eg-play-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.