Casa Fragmento / Diez + Muller Arquitectos

Casa Fragmento / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Fragmento / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Fragmento / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCasa Fragmento / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Fragmento / Diez + Muller Arquitectos - Mais Imagens+ 15

Quito, Equador
  • Construtor: Diego Cueva
  • Proprietário: Diego Iván Díaz Proaño
  • Cidade: Quito
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Casa Fragmento / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
Cortesía de Diez + Muller Arquitectos
Casa Fragmento / Diez + Muller Arquitectos - Imagem 14 de 20
Croqui

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Fragmento fica localizada em um terreno no vale de Cumbayá, em Quito, Equador. É interessante que esta propriedade conta com duas frentes, uma para a via principal e outra para uma rua de retorno. Entre essas duas ruas, há uma diferença significativa de cerca de 9 metros de altura.

Casa Fragmento / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
Cortesía de Diez + Muller Arquitectos
Casa Fragmento / Diez + Muller Arquitectos - Imagem 16 de 20
Croqui
Casa Fragmento / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
Cortesía de Diez + Muller Arquitectos

Além disso, a orientação do terreno em relação às vias e às vistas é leste-oeste, o que exigiu uma cuidadosa resposta de controle solar e térmico. O desenvolvimento do projeto parte de um exercício em corte. A simplicidade na resolução das plantas busca a clareza do mesmo, no entanto, a complexidade da solução está no corte e como a casa responde às fortes diferenças de nível.

Casa Fragmento / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada
Cortesía de Diez + Muller Arquitectos
Casa Fragmento / Diez + Muller Arquitectos - Imagem 17 de 20
Planta - Subsolo
Casa Fragmento / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
Cortesía de Diez + Muller Arquitectos
Casa Fragmento / Diez + Muller Arquitectos - Imagem 18 de 20
Planta - Térreo

A casa busca se abrir e se conectar à rua visual e fisicamente. Através dos acessos de pedestres das duas ruas, a casa serve como um conector entre elas por meio de rampas e escadas que permitem ao usuário se deslocar verticalmente através do volume. Embora a casa funcione em dois andares, a entrada principal é incomum e está localizada no pavimento de cima, o que exige descer um andar para chegar às áreas sociais da casa. Isso se da pela rua superior e através de uma ponte inclinada que desemboca em uma praça elevada que tem vista e separa os dois volumes principais da casa. Os dois volumes no andar de cima contêm as áreas dos dormitórios de um lado e uma suíte para visitantes do outro.

Casa Fragmento / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha
Cortesía de Diez + Muller Arquitectos
Casa Fragmento / Diez + Muller Arquitectos - Imagem 19 de 20
Planta - Superior

Uma vez dentro, uma escada que se articula e ilumina a partir de um pátio adjacente é o elemento que conecta com o nível do térreo das áreas sociais, varanda e jardim principal. A sala principal tem um pé direito de uma altura e meia, e está abaixo da suíte de hóspedes. Isso faz com que a suíte esteja meio andar mais alta que a praça e isola os hóspedes do resto da casa. O último nível é o estacionamento, que fica na rua inferior, e onde se revela a verdadeira diferença topográfica, pois corresponde ao volume principal, que nesse ponto tem três andares. Nesse nível, também há uma escada independente para a entrada inferior a pé da casa, que permite uma conexão direta com as áreas sociais.

Casa Fragmento / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Interiores
Cortesía de Diez + Muller Arquitectos
Casa Fragmento / Diez + Muller Arquitectos - Imagem 20 de 20
Corte - 2

O controle solar é feito por meio de aberturas profundas e controladas, espaços suspensos que criam sombra nas áreas internas. O espaço da varanda, que é o mais utilizado, tem orientação norte-sul para minimizar a entrada do sol da tarde. O paisagismo e a vegetação também são aspectos importantes para refrescar os diferentes ambientes e conectar a arquitetura com a natureza. Embora o jardim principal seja uma área mais regular e recreativa, o restante das áreas externas foi mantido com sua inclinação natural, reforçando a ideia de que a casa é um volume incrustado no terreno.

Casa Fragmento / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
Cortesía de Diez + Muller Arquitectos

Finalmente, a materialidade desempenha um papel importante não apenas no conceito da casa, mas também em aspectos técnicos. Os dois volumes monolíticos e prismáticos pretendem ser lidos como duas rochas abstratas na paisagem, e isso também é alcançado com o concreto aparente sendo o material principal da casa. Ele tem uma textura que, ao se aproximar, se torna palpável e conectada aos sentidos. Em termos de controle térmico, a pele de concreto também atua como um isolante que permite maior conforto no interior da casa.

Casa Fragmento / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
Cortesía de Diez + Muller Arquitectos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Fragmento / Diez + Muller Arquitectos" [Casa Fragmento / Diez + Muller Arquitectos] 05 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006117/casa-fragmento-diez-plus-muller-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.