Reforma de Apartamento em Honancho / Takehiko Suzuki

Reforma de Apartamento em Honancho / Takehiko Suzuki - Fotografia de Interiores, Cadeira, VigaReforma de Apartamento em Honancho / Takehiko Suzuki - Fotografia de Interiores, Prateleira, Pilar, VigaReforma de Apartamento em Honancho / Takehiko Suzuki - Fotografia de Interiores, BancoReforma de Apartamento em Honancho / Takehiko Suzuki - Fotografia de Interiores, PrateleiraReforma de Apartamento em Honancho / Takehiko Suzuki - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Takehiko Suzuki
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  68
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Masao Nishikawa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hatria, Hotta Carpet, Paffoni
  • Arquiteto Líder: Takehiko Suzuki
  • Programa: Apartmento
  • Projeto De Estruturas: Kenichi Inoue
  • Design Têxtil: Haruka Shoji Textile Atelier
  • Construtor: Makiya Corporation
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Reforma de Apartamento em Honancho / Takehiko Suzuki - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Janela, Cadeira, Mesa, Viga
© Masao Nishikawa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto de reforma de uma unidade habitacional em um prédio de apartamentos de 40 anos em Tóquio. A unidade, com cerca de 70 metros quadrados, foi renovada como uma residência para um casal e uma criança, além de um espaço de escritório para o marido.

Reforma de Apartamento em Honancho / Takehiko Suzuki - Fotografia de Interiores, Viga, Cadeira
© Masao Nishikawa
Reforma de Apartamento em Honancho / Takehiko Suzuki - Imagem 22 de 22
Planta e Corte
Reforma de Apartamento em Honancho / Takehiko Suzuki - Fotografia de Interiores
© Masao Nishikawa
Reforma de Apartamento em Honancho / Takehiko Suzuki - Fotografia de Interiores, Prateleira, Pilar, Viga
© Masao Nishikawa

O apartamento é um quarto de canto no último andar do prédio de cinco andares com janelas em três lados. Após removermos todas as paredes não estruturais, restando apenas o esqueleto, colocamos o escritório e o banheiro no lado norte da parede de suporte em concreto armado e o espaço de convivência no lado sul.

Reforma de Apartamento em Honancho / Takehiko Suzuki - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Masao Nishikawa

O espaço de convivência possui um quarto em seu centro, e é cercado por uma cozinha, sala de estar/jantar, armário, área de armazenamento e espaço de trabalho. Essa disposição permite que os moradores se movimentem e cria uma sensação de distância entre eles. Ao mesmo tempo, a disposição é conveniente para distribuir a luz e o vento que entram pelas janelas em três lados por toda a unidade. Há um mezanino acima do quarto, que é utilizado como área de lazer para a criança e armazenamento.

Reforma de Apartamento em Honancho / Takehiko Suzuki - Fotografia de Interiores
© Masao Nishikawa

Na materialização do planejamento acima, implementamos superfícies de fronteira entre os espaços que podem ser ajustadas ativamente pelos moradores. O objetivo é criar uma convivência confortável de diferentes atividades, estados de espírito e diferentes ambientes de luz, calor e som, que variam de acordo com as preferências individuais. Concentramos no desenvolvimento dessas superfícies de fronteira ajustáveis, ou "fittings".

Reforma de Apartamento em Honancho / Takehiko Suzuki - Fotografia de Interiores, Banco
© Masao Nishikawa
Reforma de Apartamento em Honancho / Takehiko Suzuki - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cadeira, Cama
© Masao Nishikawa

  1. Encaixes diagonais Muso-mado - Fazendo referência aos tradicionais encaixes japoneses chamados Muso-mado, projetamos um com treliças diagonais em vez das convencionais verticais. A treliça inclinada permite o controle de visão sobre o movimento horizontal e vertical dos residentes. Além disso, a taxa de abertura da treliça pode ser ajustada delicadamente para criar uma variedade de ambientes de iluminação e ventilação. Como resultado, os encaixes criam um ambiente que se adapta a várias situações do dia a dia, como bloquear a linha de visão, mas deixar o vento entrar, dormir sentindo a presença dos pais ou fechar totalmente os encaixes e se concentrar na leitura.
  2. Porta embutida - Ao substituir o material da superfície pelo papel Shoji tradicional japonês, projetamos uma porta embutida que permite a passagem da luz por si mesma. O material do núcleo é o favo de mel de papel, que é usado em portas embutidas em geral. É mais leve que uma porta embutida normal e mais resistente que uma porta shoji tradicional, além disso, sua estrutura em forma de favo de mel cria sombras únicas. A espessura do favo de mel controla a linha de visão do closet e, ao mesmo tempo, direciona a luz externa captada pela janela do camarim para o lado do escritório.

Reforma de Apartamento em Honancho / Takehiko Suzuki - Fotografia de Interiores, Pilar
© Masao Nishikawa
Reforma de Apartamento em Honancho / Takehiko Suzuki - Fotografia de Interiores
© Masao Nishikawa

Com esses novos fittings que permitem a passagem suave de luz e vento e controlam delicadamente a linha de visão e a presença dos moradores, tentamos criar um ambiente que se expande e contrai além do layout planejado, e a rica transição de vida que resulta disso.

Reforma de Apartamento em Honancho / Takehiko Suzuki - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Masao Nishikawa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tokyo, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma de Apartamento em Honancho / Takehiko Suzuki" [Apartment Renovation in Honancho / Takehiko Suzuki] 16 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005198/reforma-de-apartamento-em-honancho-takehiko-suzuki> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.