Edifício PB 420 / TAJ Arquitetos

Edifício PB 420 / TAJ Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício PB 420 / TAJ Arquitetos - Fotografia de Interiores, FachadaEdifício PB 420 / TAJ Arquitetos - Fotografia de Interiores, Janela, FachadaEdifício PB 420 / TAJ Arquitetos - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoEdifício PB 420 / TAJ Arquitetos - Mais Imagens+ 18

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: TAJ Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alvonil, Blocos Mauá, Casa Mimosa, Granitorre, Uherara Elétrica
  • Arquiteto Líder: Tulio Abou Jokh
  • Equipe De Projeto E Imagens 3 D: Guilherme Cardoso
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício PB 420 / TAJ Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Pedro Napolitano Prata

Descrição enviada pela equipe de projeto. O PB 420 é um edifício de habitação de interesse social, localizado em um terreno de 7,5 x 25m, próximo ao metrô, no bairro do Tatuapé, na zona leste de São Paulo, Brasil. São 3 pavimentos, sendo 2 apartamentos no térreo e 3 apartamentos nos demais andares. No total, 8 unidades habitacionais em 4 tipologias diferentes.

Edifício PB 420 / TAJ Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Pedro Napolitano Prata
Edifício PB 420 / TAJ Arquitetos - Fotografia de Interiores, Fachada
© Pedro Napolitano Prata

Os dois apartamentos térreos têm áreas de 38 e 51m² com jardim, e os apartamentos dos pavimentos superiores 35 e 42m² com varanda. Pensando em maior eficiência construtiva, em termos de tempo e economia, o edifício foi construído em alvenaria estrutural. 

Edifício PB 420 / TAJ Arquitetos - Imagem 18 de 23
Planta - Pavimento tipo

Outra escolha interessante foi manter aparentes as instalações prediais, tanto nas áreas comuns como dentro dos apartamentos. Ou seja, não estão escondidas dentro das paredes. Além da questão estética, esta opção facilita futuras manutenções e instalações, evitando a necessidade de quebrar paredes nestas ocasiões.

Edifício PB 420 / TAJ Arquitetos - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Pedro Napolitano Prata

Nos pavimentos superiores a circulação é aberta, e dali se vê o jardim do pavimento térreo e entrada do edifício. Buscando assim recuperar a relação de convivência e troca entre os vizinhos nestas áreas comuns, como acontecia e acontece ainda nas antigas vilas da região. Este recuo nos pavimentos superiores e o jardim no térreo também trazem luz, verde, respiro para a circulação e para a entrada do edifício. 

Edifício PB 420 / TAJ Arquitetos - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Pedro Napolitano Prata

No térreo, um bicicletário propõe estimular o uso do transporte por bicicleta, já que o prédio está a poucos metros da ciclofaixa que leva até o metrô. Em relação à materialidade e cor, exploramos a paleta escolhida (cinza, branco e vermelho) em alguns materiais e texturas diferentes, como o muro de pedras da fachada, e os elementos metálicos em vermelho.

Edifício PB 420 / TAJ Arquitetos - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© Pedro Napolitano Prata

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Pedro Bellegarde, 420 - Tatuapé, São Paulo - SP, 03317-080, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício PB 420 / TAJ Arquitetos" 17 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004069/edificio-pb-420-taj-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.