Centro de Liderança Komera / BE_Design

Centro de Liderança Komera / BE_Design - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, FachadaCentro de Liderança Komera / BE_Design - Fotografia de ExteriorCentro de Liderança Komera / BE_Design - Fotografia de Interiores, VigaCentro de Liderança Komera / BE_Design - Fotografia de Interiores, FachadaCentro de Liderança Komera / BE_Design - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: BE_Design
  • Arquiteto Responsável: Bruce Engel
  • Cidade: Kayonza
  • País: Ruanda
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Liderança Komera / BE_Design - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, Fachada
© Bruce Engel

Descrição enviada pela equipe de projeto. A BE_Design tem o orgulho de apresentar o Centro de Liderança Komera, uma instalação na província rural do leste de Ruanda que oferece programas de saúde, educação e mentoria para jovens mulheres, além de um local para iniciativas de desenvolvimento familiar e encontros comunitários. Estrategicamente localizado na estrada principal, em frente ao campo de futebol da vila, o Centro de Liderança atua como um centro comunitário e educacional tão necessário para os moradores locais.

Centro de Liderança Komera / BE_Design - Fotografia de Exterior
© Bruce Engel
Centro de Liderança Komera / BE_Design - Imagem 16 de 18
Planta
Centro de Liderança Komera / BE_Design - Fotografia de Interiores, Fachada
© Bruce Engel

O coração do prédio possui um espaço flexível que funciona como um salão de encontros ou uma série de salas de aula para acomodar a ampla variedade de atividades e programas desejados pela comunidade para o Centro de Liderança. Grandes painéis translúcidos articulados transformam o espaço, criando três salas de aula quando fechados. Quando os painéis são abertos a 90 graus, eles criam um grande salão de reuniões para acomodar a comunidade. Quando totalmente abertos a 270 graus, o espaço pode acomodar eventos maiores, como apresentações e cerimônias. Grandes espaços de armazenamento adjacentes permitem essas funções espaciais transformadoras.

Centro de Liderança Komera / BE_Design - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Bruce Engel
Centro de Liderança Komera / BE_Design - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela, Viga
© Bruce Engel
Centro de Liderança Komera / BE_Design - Imagem 17 de 18
Diagrama do Espaço Flexível
Centro de Liderança Komera / BE_Design - Fotografia de Interiores
© Bruce Engel

As formas do telhado, as telas de eucalipto trançadas e os padrões de tijolos são inspirados na arte tradicional "Imigongo" originária da região e carregam uma associação com a palavra ruandesa "Komera", que significa "permanecer forte e ter coragem". O grande telhado conecta os espaços de administração, saúde e aconselhamento, sala de aula e encontro, e cozinha e refeitório, criando uma abundância de espaços externos cobertos para aulas e reuniões informais. As grandes armações de eucalipto fornecem sombra e uma sensação de fechamento e privacidade para os espaços externos.

Centro de Liderança Komera / BE_Design - Fotografia de Exterior
© Bruce Engel
Centro de Liderança Komera / BE_Design - Imagem 18 de 18
Inspiração na Arte de Ruanda
Centro de Liderança Komera / BE_Design - Fotografia de Exterior
© Bruce Engel

Em colaboração com a Rwanda Village Enterprises (RVE), o Centro foi construído com a grande maioria dos materiais sendo obtidos localmente. A BE_Design empregou uma força de trabalho local que manteve uma média de representação feminina de 40% e forneceu treinamento de mão-de-obra qualificada no local, boa renda e contas de poupança, equipamentos de proteção individual e segurança, e habilidades de construção comercializáveis. A empresa também trabalhou em estreita colaboração com a comunidade, sendo suas contribuições vitais desde a concepção até a conclusão do centro.

Centro de Liderança Komera / BE_Design - Fotografia de Exterior
© Bruce Engel

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kayonza, Ruanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Liderança Komera / BE_Design" [Komera Leadership Center / BE_Design] 19 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003871/centro-de-lideranca-komera-be-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.