-
Arquitetos: Andreas Ferstl Architekten
- Área: 2130 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Sebastian Schels
-
Fabricantes: Duravit, Knauf, Vectorworks, Via Platten, Vola, pro clima
Desenvolvimento Urbano e Design Exterior. O novo conjunto de museus se encaixa na pequena escala da cidade de Sonthofen, Alemanha, e continua a escrever a história do local: O típico desenho local das casas com telhado construídas uma ao lado da outra é reinterpretado, criando uma paisagem variada que estrutura o volume e o adapta ao seu entorno em termos de escala. Novos espaços abertos com diferentes qualidades foram criados ao redor do museu: Na Kirchplatz, uma situação urbana histórica foi restaurada. A Rapphaus recebeu uma extensão estrutural através do novo volume, que fecha a fachada quadrada e divide a edificação em uma seção principal e uma seção de serviço, como no passado. Hoje, a entrada principal do museu está localizada ali. Ao leste, o novo pátio do museu é um lugar convidativo para passar o tempo. É um ponto de encontro e área de eventos. Ao sul, o antigo jardim será preservado e mais uma vez se tornará parte importante do percurso museológico.
Construção. No conjunto, as duas edificações históricas, a antiga casa da fazenda e a Rapphaus, estão em primeiro plano. A nova edificação, que conecta os diferentes volumes e cria um espaço de exposição coeso, forma um pano de fundo tranquilo e discreto para eles. As fachadas do novo volume e da extensão dos anos 70 foram revestidas uniformemente com madeira serrada áspera, material de construção típico e histórico da região. Sustentabilidade, regionalidade e habilidades artesanais também são critérios importantes no design do interior. Por exemplo, o teto das salas de exposição foi revestido de madeira; as árvores de abeto branco necessárias para isso foram cortadas na própria floresta da cidade. Dessa forma, a fachada e os forros não apenas representam uma contribuição valiosa para edifícios modernos em um ambiente histórico, mas também o uso exemplar de materiais brutos renováveis e regionais.
Função da Edificação e Design Interior. O projeto combina diferentes usos sob um mesmo teto. Além das áreas de exposição e armazenamento, há um salão multiuso para eventos culturais, uma oficina para cursos de educação museológica e um café aberto ao público. Esses usos criaram um novo ponto de encontro no tecido urbano, não apenas para visitantes das exposições, mas também para os cidadãos de Sonthofen.
Cooperação e Apoio. A reconstrução e expansão do museu foram realizadas em estreita colaboração com a cidade de Sonthofen e o State Office for Non-State Museums além de terem sido apoiadas pelos seguintes programas de financiamento: Promoção do Desenvolvimento Urbano, programa EFRE no objetivo "Investimento em Crescimento e Emprego" Baviera 2014-2020, Fundo Cultural da Baviera, Distrito de Schwaben e a Fundação Estadual da Baviera.