Residência JR / Padovani Arquitetos

Residência JR / Padovani Arquitetos - Fotografia de Exterior, CadeiraResidência JR / Padovani Arquitetos - Fotografia de ExteriorResidência JR / Padovani Arquitetos - Fotografia de ExteriorResidência JR / Padovani Arquitetos - Fotografia de ExteriorResidência JR / Padovani Arquitetos - Mais Imagens+ 24

Bragança Paulista, Brasil
  • Arquiteto Líder: Lucas Padovani
  • Equipe De Projeto: Lucas Padovani, Bruno Padovani, Raquel Azevedo, Israel de Marco, Victória Ribeiro, Fabio Wetten, Giovanna Verdini, Giovana Ferreira, Felipe Vedovello, Daniella Theodoro, Manoel Prieto, Isadora Aleixo, Ana Clara Lambert, Leonardo Martins, Renata Barros, Maria Antonia Mondelli, Isabel Recamon, Laura Zago, Gabriela Salvador, Marianna Cavalcante, Laura Lacerda, Angelo Montenegro, Gabriel Vidal, Cecília Sestari
  • Engenharia: MAP Engenharia Estrutural
  • Paisagismo: Alexandre Furcolin Paisagismo
  • Cidade: Bragança Paulista
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência JR / Padovani Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Evelyn Müller

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Residência JR, situado em um condomínio no município de Bragança Paulista (SP), teve origem no desejo de uma família de aproveitar seus finais de semana em meio à natureza, diante de uma paisagem serena e ampla, fora da agitada cidade de São Paulo. Partindo dessa premissa, a concepção da residência buscou atender o compromisso de criar um ambiente aconchegante que possibilitasse uma relação direta com a natureza e novas experiências sensíveis e afetivas à família.

Residência JR / Padovani Arquitetos - Fotografia de Exterior, Cadeira
© Evelyn Müller

Implantada na cota mais alta do terreno, com uma vista singular do horizonte, a casa se desenvolve sobre um extenso platô que se projeta para potencializar as vistas. Os volumes se apresentam ora em balanço, pousando e se estendendo sobre o terreno, ora com rasgos para enquadramento da paisagem, passando a sensação de infinitude e ao mesmo tempo de unidade e aconchego para a residência. 

Residência JR / Padovani Arquitetos - Imagem 24 de 29
Croqui

Uma rampa sinuosa e elegante possibilita o acesso ao volume principal da residência e desenha a fachada frontal junto ao paisagismo, proporcionando privacidade e, ao mesmo tempo, visibilidade ao revelar aos poucos a área social da casa.

Residência JR / Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Evelyn Müller

A partir da premissa de integração entre natural e construído, o objetivo principal ao desenvolver a parte social da Residência JR foi abrir toda a área comum, dissolvendo os limites entre interior e exterior. Gourmet, piscina e salas se direcionam para a vista mais privilegiada do terreno, voltada para a frente do lote e para as incríveis perspectivas que compõem o vasto cenário da região.

Residência JR / Padovani Arquitetos - Imagem 26 de 29
Planta - Térreo

A área comum se configura como um pátio central ao interligar o bloco de serviço de um lado, à toda a área íntima, do outro lado, reforçando a permeabilidade e a relação com o exterior. A separação dos volumes possibilita o suporte para a cobertura metálica que repousa levemente sobre os volumes, de modo a permitir que a luz natural permeie todos os ambientes centrais. 

Residência JR / Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Pátio
© Evelyn Müller

O bloco de serviço é composto por cozinha, despensa, área de serviço e área para funcionários, enquanto a área íntima compreende seis suítes, home e ateliê.

Residência JR / Padovani Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Evelyn Müller

No interior, painéis brancos mimetizados permitem a separação e integração de ambientes como cozinha e home com a sala principal. Os tons claros e neutros dos mobiliários, que conversam com os painéis ripados em alumínio madeirado, transmitem leveza ao interior da residência permitindo que a natureza do entorno se revele com mais intensidade.

Residência JR / Padovani Arquitetos - Imagem 27 de 29
Corte longitudinal

Já no exterior, os volumes apresentam empenas alongadas e revestidas com ripas de concreto, reforçando a horizontalidade do projeto e a relação com o exterior. Ainda, painéis metálicos permitem o movimento da fachada dos quartos, a passagem de luz e ventilação para a área íntima, possibilitando uma relação tanto de privacidade à família, quanto de conexão com a área social e a paisagem.

Residência JR / Padovani Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Evelyn Müller

 Ademais, a casa apresenta uma exclusiva área de jogos situada no pavimento inferior, com pista de skate e mesas de jogos. O uso do concreto aparente nesses ambientes, em especial na pista de skate, dialoga harmonicamente com os demais materiais do projeto. Outros espaços de descanso e lazer, como uma sala de música no térreo, sauna, vestiário e uma quadra de beach tennis, compõem a Residência JR e contribuem com o desejo da família de construir um refúgio para os fins de semana, em conexão com a ampla paisagem e natureza do local.

Residência JR / Padovani Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Evelyn Müller

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência JR / Padovani Arquitetos" 27 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003059/residencia-jr-padovani-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.