-
Arquitetos: Abin Design Studio
- Área: 425 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Niveditaa Gupta
Descrição enviada pela equipe de projeto. Santiniketan é o berço do Renascimento Bengali, principalmente por conta de seus laços próximos com Rabindranath Tagore. Este é o lugar onde a terra vermelha e o ar respiram música, arte e cultura. Inspirado por essa configuração única, um centro em meio à natureza emerge como um ponto de encontro de cultura e patrimônio que ressoa com a etnia de Bengala em um espectro diferente. Arthshila é uma confluência única de oficinas, espaços de exposição, bem como galerias de arte internas e externas.
Um arquiteto de 22 anos, com a ajuda de seu professor, esboçou a visão de um edifício residencial com um telhado de concreto inclinado. Décadas depois, quando o fundador da Takshila, uma Sociedade Educacional, acessou a ADS para reestruturar uma residência 3BHK em um epicentro cultural, foi um sonho que se tornou realidade. Definitivamente, é um sonho único para qualquer arquiteto incorporar uma função diferente a um mesmo edifício. A estratégia adotada foi simples: para manter o perfil da antiga residência, uma extensão adicional na mesma inclinação da casa foi introduzida. Isso cria um dispositivo de sombreamento pensado para a praça aberta, protegendo-a do sol escaldante do verão e da chuva torrencial e incessante das monções. O telhado estendido serve a um propósito duplo, tornando-se também o recurso único que narra a linguagem do espaço e adiciona uma escala cultural ao edifício - transforma uma casa humilde em um grande pavilhão para reuniões públicas.
Os ambientes internos no térreo foram convertidos em galerias, enquanto os cômodos e terraços do último andar foram transformados em uma biblioteca, uma galeria e quartos de hóspedes. Para prestar homenagem aos arredores imediatos, o projeto restaurou todas as árvores adultas existentes e, ainda assim, navega pelo telhado para uma extensão mais alta que lança sombras longas e traz luz através de uma claraboia. Os azulejos de terracota na cobertura e a estrutura MS são os elementos primários deste projeto. O piso Pandomo é visto nos interiores, enquanto o lado de fora é revestido com pedra Kadappa preta.
A paisagem externa torna-se parte do edifício, pois é usada como um "tribunal de esculturas" - um gramado multiuso para exposições. As periferias também acomodam uma despensa e assentos ao ar livre, que podem ser reaproveitados como espaço de apresentação ou como assentos para o público que participa de um evento realizado na sala AV. Um limite sutil foi estabelecido por meio do arranjo lúdico de blocos de assentos que fica na justaposição do interior e do exterior.
Com intervenções de design tão sutis em todo o espaço, a intenção foi apenas de ajustar a escala da casa anterior a um espaço que acomoda mais usuários em qualquer momento, sem perder o charme e a essência de uma casa quando se entra no espaço. Hoje, Arthshila atua como parte vital da atividade cultural de Santiniketan, pois funciona como um fórum público. É aquele projeto em que uma reforma de uma residência antiga produz um centro que nasceu do desejo de se ajustar à paisagem rural e prestar homenagem à arquitetura única local. Esta é uma interpretação exemplar de uma verdadeira "Adaptação".