Casa Sandra e Mario / NUA Arquitectures

Casa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Fotografia de Interiores, Tijolo, Janela, VigaCasa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Fotografia de Interiores, Tijolo, Cadeira, VigaCasa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, Janela, VigaCasa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Fotografia de Interiores, VigaCasa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: NUA Arquitectures
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  207
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jose Hevia
  • Arquitetos Responsáveis: Arnau Tiñena, Maria Rius, Ferran Tiñena
  • Arquiteto Colaborador: Manu Prieto
  • Arquiteto Técnico: Maria Escoda, Albert Vilà
  • Cálculo Estrutural: Albert Pujol
  • Construtora: Baser obres i interiors
  • Projeto Estrutural: Manuel Marin
  • Carpintaria: Fusteria Jaume Olivé
  • Mobiliário: DM Espai Fusta
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Jose Hevia
Casa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Imagem 30 de 34
Plano de implantação
Casa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Jose Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. A origem de Vila-seca, no século XII, ocorre durante o período de repovoamento de Tarragona após um longo período em que o território esteve abandonado, sendo terra de fronteira entre al-Andalus e o condado de Barcelona. Em essência, a origem da população pode ser entendida fundamentalmente como uma interseção de caminhos entre o eixo que unia Cambrils com La Canonja, com o eixo que unia Reus com o mar.

Casa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Fotografia de Interiores, Janela
© Jose Hevia
Casa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Imagem 31 de 34
Planta
Casa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Fotografia de Interiores, Tijolo, Janela, Viga
© Jose Hevia

No ponto central da interseção fica a igreja de San Esteve, elemento fundacional a partir do qual foi formado o primeiro casco urbano amuralhado. Já durante o século XVI, o casco urbano de Vila-seca cresce ao longo dos dois eixos perpendiculares seminais fora das muralhas. Esse crescimento suburbano bidirecional se materializa em casas geminadas que se enfileiram sobre o caminho inicial, que rapidamente se ramifica para abrigar mais moradias.

Casa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Jose Hevia
Casa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Imagem 32 de 34
Corte em perspectiva
Casa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Fotografia de Interiores, Tijolo, Cadeira, Viga
© Jose Hevia

A casa entre empenas cegas para Sandra, Mario e seus dois filhos, é uma das casas que colonizam uma ramificação do caminho que unia a população ao mar, onde o crescimento suburbano foi mais insistente. Seguindo a estrutura típica das fileiras suburbanas, o terreno apresenta uma geometria retangular com apenas 4m de largura e 15,60m de comprimento com apenas uma fachada para a rua.

Casa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Jose Hevia
Casa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Imagem 33 de 34
Corte
Casa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Jose Hevia

Devido às dimensões reduzidas do lote, a estratégia do projeto, que se explica basicamente através do corte, se baseia na exploração volumétrica do espaço através da formalização de um volume leve, que contrasta com a densidade e a massa do tecido urbano do centro histórico, ao qual são praticadas algumas subtrações, prestando especial atenção à circulação da luz e à riqueza do espaço.

Casa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada
© Jose Hevia
Casa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Imagem 34 de 34
Elevações
Casa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Jose Hevia

A escada, em uma posição central e próxima a uma das empenas cegas, articula a casa e, ao mesmo tempo, atua como clarabóia iluminando os espaços centrais, mais distantes das fachadas. Na outra parede cega se organiza uma faixa de espaços técnicos. A posição desse núcleo central libera dois espaços diáfanos de cada lado que permitem abrigar o programa requisitado pelos moradores.

Casa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Fotografia de Interiores, Viga
© Jose Hevia
Casa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Viga, Bancada
© Jose Hevia

Em corte, a casa apresenta assimetria de vazios. Em primeiro lugar, um pátio posterior captador orientado ao sudoeste em continuidade com os espaços do primeiro andar permite a iluminação e a ventilação cruzada da casa. Este pátio é acompanhado de um espaço duplo que permite melhorar a qualidade espacial e maximizar a penetração da luz natural no interior da residência. No térreo, um hall polivalente em contato com a rua permite desenhar os limites e apropriar-se do espaço público, e no terceiro andar, o recuo do sótão permite a formação de um terraço em altura mais privado.

Casa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela, Viga
© Jose Hevia
Casa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, Viga
© Jose Hevia

Na organização da estrutura geral da casa, procurou-se potencializar a leveza e a transparência de todos os elementos, as circulações fluidas, as visuais profundas, bem como a iluminação e a ventilação natural cruzada dos espaços para obter condições de habitabilidade confortáveis em todas as épocas do ano através de sistemas passivos.

Casa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Fotografia de Interiores, Viga
© Jose Hevia
Casa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Fotografia de Interiores, Viga, Janela
© Jose Hevia

Ao mesmo tempo, o projeto propõe um diálogo com as diferentes camadas do tempo para construir um colagem que aceita o jogo e o acaso através da materialidade, preservando e tornando evidentes os muros de pedra existentes das empenas, e utilizando materiais próprios da identidade do local e de baixo impacto ambiental como cerâmica, madeira e argamassa de cal.

Casa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Fotografia de Interiores, Viga
© Jose Hevia

Alinhada ao conceito geral da casa, a fachada posterior do pátio orientada ao sudoeste foi concebida como um grande espaço captador envidraçado que permite que toda a casa receba a máxima iluminação possível no inverno, dispondo de persianas de proteção solar no verão. A fachada que se apresenta para a rua, por outro lado, de orientação nordeste, mais pesada, apresenta uma composição de cheios e vazios que busca estabelecer um diálogo e uma continuidade com a morfologia das casas geminadas do centro histórico de Vila-seca.

Casa Sandra e Mario / NUA Arquitectures - Fotografia de Exterior, Cadeira, Janela, Pátio
© Jose Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vilaseca, Tarragona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Sandra e Mario / NUA Arquitectures" [Casa Sandra y Mario / NUA Arquitectures] 25 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002738/casa-sandra-e-mario-nua-arquitectures> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.