Casa Seosaeng / Studio Weave

Casa Seosaeng / Studio Weave - Fotografia de ExteriorCasa Seosaeng / Studio Weave - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Seosaeng / Studio Weave - Fotografia de Interiores, FachadaCasa Seosaeng / Studio Weave - Fotografia de Interiores, Janela, FachadaCasa Seosaeng / Studio Weave - Mais Imagens+ 34

  • Arquitetos: Studio Weave
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kyung Roh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  FILOBE
  • Executive Architects: Architects Office DOMA
  • Horticulture: Garden & Forest
  • Engenharia Estrutural: Eun Structure
  • Engenharia Civil: Jung-In Civil Structure
  • Engenharia Mecânica E Elétrica: Kum-Gang DNS
  • Construção: Koreasoltech
  • Cidade: Seoul
Mais informaçõesMenos informações
Casa Seosaeng / Studio Weave - Fotografia de Exterior
© Kyung Roh

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um penhasco na península leste da Coreia do Sul, a Casa Seosaeng une a arquitetura imaginativa do escritório londrino Studio Weave, com a tradição coreana em uma casa que abriga várias gerações e que se integra à encosta.

Casa Seosaeng / Studio Weave - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Kyung Roh
Casa Seosaeng / Studio Weave - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Kyung Roh

A Casa Seosaeng é banhada pelos primeiros raios de sol da Coreia ao amanhecer e oferece vistas de 180 graus do Mar Oriental. De forma apropriada, Seosaeng pode ser traduzido literalmente como "o oriente iluminado" ou "nova vida". Como se substituísse a encosta antes esculpida, a Casa Seoseang apresenta três terraços que sobem um metro de cada vez, seguindo de perto a inclinação natural do terreno rochoso.

Casa Seosaeng / Studio Weave - Fotografia de Exterior, Fachada
© Kyung Roh
Casa Seosaeng / Studio Weave - Fotografia de Exterior, Janela
© Kyung Roh

O Studio Weave projetou as três formas retangulares para criar uma planta em forma de C que abriga um jardim parcialmente fechado. Do nível da rua, as três formas parecem uma só, discretamente escondidas atrás de uma fachada de placas de concreto estriadas e tingidas de rosa. O revestimento ondulado e impressionante empresta sua tonalidade do solo ao redor e parece brilhar com tons avermelhados ao amanhecer.

Casa Seosaeng / Studio Weave - Imagem 39 de 39
Cortes

Escadas de concreto modernas levam à entrada da casa, passando por uma parede de contenção paisagística formada por pedras de rio. O pavimento vulcânico escuro do patamar é deixado intencionalmente áspero para ser retomado pela vegetação e se integrar à paisagem ao longo do tempo.

Casa Seosaeng / Studio Weave - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada
© Kyung Roh

Antes de entrar na casa, o Studio Weave criou conscientemente um abrigo por meio de beirais profundos para continuar as tradições domésticas coreanas. Uma pedra longa tradicional determina o espaço para deixar os sapatos do lado de fora, enquanto uma barra de suspensão de aço designada permite a continuação da tradição de preservação de alimentos. Os beirais profundos também funcionam para mitigar o clima subtropical da região, fornecendo sombra do sol de verão e proteção da chuva de monção. Além disso, árvores de folhagem ampla no pátio central funcionam para reduzir a intensidade do sol nas áreas envidraçadas

Casa Seosaeng / Studio Weave - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Kyung Roh

A Casa Seosaeng recebe os convidados na cozinha de planta aberta e na sala de estar principal, onde há uma sensação acolhedora e aberta ao espaço. A luz natural é atraída pelas amplas vidraças do leste com vista para o oceano e pelo pátio central privado a oeste. A sala retangular é dividida por um conjunto de escadas que atravessam o eixo da casa até o quarto principal, banheiro privativo, banheiro principal e quarto das crianças. Atuando como um pivô, o pátio central é uma característica contemporânea e profundamente tradicional que suporta o estilo de vida diário da família.

Casa Seosaeng / Studio Weave - Fotografia de Interiores, Fachada
© Kyung Roh
Casa Seosaeng / Studio Weave - Imagem 36 de 39
Planta

A planta flexível permite que a família receba amigos e celebre festividades sazonais com amigos e familiares. Mas esta é também uma casa para retiro; camadas de privacidade e translucidez permitem isso. Uma sala de estar secundária é reservada para momentos íntimos em família, e a área de estar privada no nível superior tem vista através da casa até o porto. Essa divisão espacial cria uma casa familiar que acomoda a vida em várias gerações

Casa Seosaeng / Studio Weave - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Viga
© Kyung Roh
Casa Seosaeng / Studio Weave - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira
© Kyung Roh

Os materiais e texturas são inspirados nas tradições coreanas. A marcenaria da cozinha, bancos e armazenamento são formados em madeira compensada de Lauran, uma madeira asiática quente e tátil, econômica e sinônimo da arquitetura coreana. O piso de granilite cinza, rico em texturas e resistente, apresenta aquecimento pelo piso; enquanto a estrutura de concreto exposto cria um dissipador de calor, proporcionando condições termicamente temperadas e naturalmente ventiladas com controle mínimo de temperatura ativo.

Casa Seosaeng / Studio Weave - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Kyung Roh
Casa Seosaeng / Studio Weave - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Viga
© Kyung Roh

A massa do projeto maximiza o tamanho permitido pela lei de planejamento coreana, uma fórmula que determina o volume, tamanho e área possíveis em relação à distância do terreno vizinho. A estrutura de concreto é projetada para resistir a terremotos, com tolerâncias usando estacas de concreto.

Casa Seosaeng / Studio Weave - Fotografia de Interiores, Fachada
© Kyung Roh

A Seosaeng tem uma relação próxima com sua paisagem circundante. Projetado em colaboração com o designer coreano de jardins, Garden&Forest, quatro seções do terreno foram dispostas e plantadas para maximizar as diferentes características e "mini-microclimas" dentro da topografia do terreno. Plantas resistentes de baixa altura protegem o solo entre as rochas, arbustos perenes quebram o vento na elevação leste exposta e gramíneas permitem que a vista seja o destaque na frente da propriedade. O pátio central oferece um clima quente e úmido adequado para samambaias e flores delicadas, e árvores decíduas fornecem sombreamento no verão e permitem que o sol quente de inverno penetre no interior durante os meses mais frios. Um jardim de rochas na parte de trás é plantado com arbustos perenes para proteger o solo e a casa da água da chuva e fornecer cor ao longo do ano.

Casa Seosaeng / Studio Weave - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Fachada, Cama, Viga
© Kyung Roh

A Casa Seosaeng estabelece um equilíbrio entre o design tradicional coreano e a sensibilidade contemporânea. Honrando as vistas e a paisagem, a orientação, os materiais e a paleta de cores da casa são inspirados no entorno imediato. Um lugar de calma tanto quanto de celebração, a Casa Seosaeng oferece uma casa funcional para a família durante as estações e festividades do ano.

Casa Seosaeng / Studio Weave - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Kyung Roh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Seosaeng / Studio Weave" [Seosaeng House / Studio Weave] 18 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002382/casa-seosaeng-studio-weave> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.