Oratório de São Xavier / Paco García Moro

Oratório de São Xavier / Paco García Moro - Fotografia de Interiores, Mesa, VigaOratório de São Xavier / Paco García Moro - Fotografia de Interiores, VigaOratório de São Xavier / Paco García Moro - Fotografia de Exterior, Floresta, JardimOratório de São Xavier / Paco García Moro - Fotografia de Exterior, FlorestaOratório de São Xavier / Paco García Moro - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Paco García Moro
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  210
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Panoramic Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aree Aphiluck
  • Arquiteto Responsável: Reynaldo Tardielly
  • Execução: Wanmai Srisuk
  • Carpintaria: Reen Sulee
  • Engenharia: Lophadol Suwan
  • Sistemas Elétricos: Preecha Laothanasan
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
Oratório de São Xavier / Paco García Moro - Fotografia de Exterior
© Panoramic Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Umphang é o distrito mais remoto da Tailândia, acessível apenas pela bela, mas tortuosa, Rota 1090. Ele faz fronteira com a União Nacionalista Karen, um território separatista envolvido em um conflito de longa data com Mianmar. A área abriga vários campos de refugiados sob a administração do exército tailandês.

Oratório de São Xavier / Paco García Moro - Fotografia de Exterior, Floresta, Jardim
© Panoramic Studio
Oratório de São Xavier / Paco García Moro - Imagem 16 de 22
Corte
Oratório de São Xavier / Paco García Moro - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Panoramic Studio

O Oratório de São Francisco Xavier fica em frente ao Rio Umphang, a poucos quilômetros da zona de conflito. Sua forma evoca um milagre atribuído a São Francisco: quando prestes a se afogar em um naufrágio nas Molucas, um caranguejo se aproximou segurando um crucifixo que o santo havia perdido anteriormente no mar.

Oratório de São Xavier / Paco García Moro - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga
© Panoramic Studio
Oratório de São Xavier / Paco García Moro - Imagem 17 de 22
Corte
Oratório de São Xavier / Paco García Moro - Fotografia de Interiores, Viga
© Panoramic Studio

O layout da planta foi inspirado em motivos têxteis étnicos Karen, enquanto a forma externa orgânica se funde com a configuração espacial originada pelos ritos da liturgia católica. A malha estrutural, originalmente concebida como um quadrado de fibras entrelaçadas que se eleva em direção ao Rio Umphang, destaca o caminho para a comunhão ao longo do eixo central. Em frente ao altar, o telhado se abaixa para receber os visitantes, levando-os à área de adoração. De acordo com os costumes da região, o templo foi concebido para permitir que a comunidade celebre a missa enquanto está sentada no chão. Para cerimônias mais formais, as famílias locais forneceram bancos feitos de madeira reaproveitada.

Oratório de São Xavier / Paco García Moro - Fotografia de Interiores, Viga
© Panoramic Studio
Oratório de São Xavier / Paco García Moro - Imagem 13 de 22
Diagrama
Oratório de São Xavier / Paco García Moro - Fotografia de Exterior, Floresta
© Panoramic Studio

O templo foi construído em madeira de thakien, que geralmente é evitada pelos budistas porque acredita-se que abriga espíritos. Parte da madeira foi recuperada das demolições de casas vernaculares e o restante foi obtido em comunidades locais gerenciadas pelo Departamento Florestal. Os pilares criam uma sensação de leveza e se fundem com a floresta do lado de fora; aqueles localizados ao longo do perímetro externo atuam como condutos de ventilação passiva, permitindo que a brisa do vale circule pelo templo. O trabalho em madeira foi executado pelo mestre carpinteiro Reen Sulee. Sr. Sulee, que nasceu no estado Karen, aprendeu geometria e carpintaria tradicional durante sua juventude na prisão. Hoje ele é conhecido por suas obras vernaculares que mantém vivas as tradições de construção das casas Karen.

Oratório de São Xavier / Paco García Moro - Fotografia de Exterior, Floresta
© Panoramic Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Umphang, Tak 63170, Tailândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Oratório de São Xavier / Paco García Moro" [St Xavier’s Oratory / Paco García Moro] 08 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001810/oratorio-de-sao-xavier-paco-garcia-moro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.