Jardins de Infância Treperka e Waldorf Semily / MTa

 Jardins de Infância Treperka e Waldorf Semily / MTa - Fotografia de Exterior Jardins de Infância Treperka e Waldorf Semily / MTa - Fotografia de Exterior, Fachada Jardins de Infância Treperka e Waldorf Semily / MTa - Fotografia de Exterior, Jardim Jardins de Infância Treperka e Waldorf Semily / MTa - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira Jardins de Infância Treperka e Waldorf Semily / MTa - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: MTa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:BoysPlayNice
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fundermax, Aluprof, Cobap, Deba Bohemia, Dirickkx, Falco DD, Frajt, Gapa MB, Hunter Douglas Architectural (Europe), Intert, Jamas Warmth of Home, Jasa, MBQ, POLYREY, PPDS Group, Playground play, Profiflex, Pulsklima, RUST design, Resopal, +6
Mais informaçõesMenos informações
 Jardins de Infância Treperka e Waldorf Semily / MTa - Fotografia de Exterior
© BoysPlayNice

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo volume projetado para 110 crianças combina uma creche municipal clássica e uma creche Waldorf em uma única edificação localizada perto da confluência dos rios Jizera e Oleška nos arredores da cidade de Semily, República Checa. O objetivo era criar um volume com instalações centralizadas e uma cozinha para duas creches independentes com turmas de crianças entre três a seis anos.

 Jardins de Infância Treperka e Waldorf Semily / MTa - Fotografia de Exterior, Fachada
© BoysPlayNice
 Jardins de Infância Treperka e Waldorf Semily / MTa - Fotografia de Exterior
© BoysPlayNice

O complexo inclui o volume principal (4 salas de aula, cozinha, instalações), um depósito para armazenar bicicletas e lixo comum, um pavilhão com ferramentas e armazenamento de brinquedos, além de gazebos para a creche municipal e para a Waldorf. A massa principal separa a área do jardim da área de estacionamento, e sua curvatura minimiza a sombra mútua em relação aos prédios vizinhos. As salas de aula e suas áreas de serviço são organizadas em um padrão circular ao redor de dois centros de gravidade - átrios. Os átrios separam as diferentes partes do layout, mas também servem como centro de comunicação e espaço para atividades comuns.

 Jardins de Infância Treperka e Waldorf Semily / MTa - Imagem 23 de 27
Planta - Situação

A partir do centro também é fácil ter uma visão geral do que está acontecendo na creche ou ao redor dela. O papel principal dos volumes de serviço é articular o espaço e diferenciar as salas destinadas à estadia das crianças. Isso cria uma dicotomia entre espaços de serviço fechados e abertos. A paleta de cores é baseada no círculo cromático de Ostwald e as sete cores escolhidas referem-se ao arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo/roxo, violeta/rosa).

 Jardins de Infância Treperka e Waldorf Semily / MTa - Fotografia de Interiores
© BoysPlayNice

Os layouts das duas creches são idênticos, mas seus designs diferem na escolha de materiais e cores. Na parte Waldorf, os pisos, móveis e paredes são feitos de madeira (semelhante aos brinquedos), enquanto as salas da creche Treperka são marcadas por caixas coloridas individuais. Os espaços e elementos de armazenamento são projetados como móveis embutidos, com a segurança das crianças em mente, sem nenhum tipo de protuberância.

 Jardins de Infância Treperka e Waldorf Semily / MTa - Imagem 24 de 27
Planta - Térreo

Desde todas as áreas de convivência e instalações sanitárias, é fornecido acesso à terraço, que é coberto por toda a extensão do beiral, formando assim uma zona de transição para o jardim. O valor agregado é um jardim bonito e espaçoso com vários elementos lúdicos, dividido por uma colina circular feita de terra compactada das escavações da fundação, usada por ambas as creches, apesar de seus diferentes estilos de aprendizagem. O sistema de orientação foi projetado por estudantes da UMPRUM (Academia de Artes, Arquitetura e Design de Praga) e é baseado nos desenhos feitos pelas crianças da creche.

 Jardins de Infância Treperka e Waldorf Semily / MTa - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© BoysPlayNice
 Jardins de Infância Treperka e Waldorf Semily / MTa - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Iluminação
© BoysPlayNice

Construção e tecnologia - O volume é assentado em uma fundação rasa com uma laje de base. A construção vertical de carga consiste em pilares monolíticos de concreto armado e paredes, que são complementados por colunas de aço ao redor do perímetro. O teto é projetado como uma laje monolítica de concreto armado, com uma cobertura saliente ao longo de seu perímetro. A iluminação fornecida pela fachada envidraçada de perímetro total é complementada por 2 grandes claraboias e 41 tubos solares.

 Jardins de Infância Treperka e Waldorf Semily / MTa - Fotografia de Exterior
© BoysPlayNice

As paredes externas são revestidas com painéis HPL. O volume atende aos parâmetros de passividade e sustentabilidade. O aquecimento é fornecido por uma bomba de calor e uma caldeira a gás condensado (a cobertura corresponde à 75% da bomba de calor e 25% da caldeira condensante). A ventilação controlada é fornecida por duas unidades centrais de tratamento de ar com recuperação de calor. Persianas reduzem os ganhos de calor solar indesejados no verão. O volume é termicamente estabilizado por um sistema de resfriamento e aquecimento na laje (TABS).

 Jardins de Infância Treperka e Waldorf Semily / MTa - Fotografia de Exterior, Fachada
© BoysPlayNice

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pod Vartou 858, 513 01 Semily, República Checa

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: " Jardins de Infância Treperka e Waldorf Semily / MTa" [ Kindergartens Treperka and Waldorf Semily / MTa] 07 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001770/jardins-de-infancia-treperka-e-waldorf-semily-mta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.