Apartamento da Rua Girona / Raúl Sanchez Architects

Apartamento da Rua Girona / Raúl Sanchez Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, JanelaApartamento da Rua Girona / Raúl Sanchez Architects - Fotografia de Interiores, Janela, CadeiraApartamento da Rua Girona / Raúl Sanchez Architects - Fotografia de InterioresApartamento da Rua Girona / Raúl Sanchez Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Bancada, Pia, BanheiroApartamento da Rua Girona / Raúl Sanchez Architects - Mais Imagens+ 32

Barcelona, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  170
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ANASTASSIADES, FLOS, Flaminia, Granith, Grifería Vola, ICONICO, Marset, Nemo Lighting, Smeg, Tooy Nabila, Viccarbe, VitrA
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento da Rua Girona / Raúl Sanchez Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela
© José Hevia
Apartamento da Rua Girona / Raúl Sanchez Architects - Imagem 35 de 37
Axonométrica
Apartamento da Rua Girona / Raúl Sanchez Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, Janela
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este grande e espaçoso apartamento está localizado em uma propriedade nobre do final do século XIX e desfruta de uma posição privilegiada, com fachada tanto para a Rua Girona, quanto para um amplo pátio interno típico do bairro, e que garante ventilação e iluminação adicional aos ambientes internos através de suas aberturas compostas de madeira e vidros coloridos.

Apartamento da Rua Girona / Raúl Sanchez Architects - Fotografia de Interiores
© José Hevia
Apartamento da Rua Girona / Raúl Sanchez Architects - Imagem 37 de 37
Planta texturas
Apartamento da Rua Girona / Raúl Sanchez Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira
© José Hevia

Essa condição do apartamento foi o que ditou sua transformação e reforma: uma longa frente de madeira de nogueira, escura e elegante, com  parte da sala orientada para a Rua Girona e percorrendo toda a extensão do apartamento, 21 metros, até chegar à galeria que dá acesso ao pátio interno.

Apartamento da Rua Girona / Raúl Sanchez Architects - Fotografia de Interiores
© José Hevia
Apartamento da Rua Girona / Raúl Sanchez Architects - Imagem 36 de 37
Planta
Apartamento da Rua Girona / Raúl Sanchez Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório
© José Hevia

Ao longo dessa fachada interna de madeira, os espaços se sucedem com um uso mais coletivo, e sua largura está sempre super-dimensionada para funcionarem como espaços de convivência, não apenas de passagem, misturando ambientes com um uso mais definido, como a sala de estar ou a de jantar, com outros mais ambíguos, como o aconchegante espaço ao lado do pátio interno, que recebe iluminação através dos vidros originais tingidos de azul.

Apartamento da Rua Girona / Raúl Sanchez Architects - Fotografia de Interiores
© José Hevia
Apartamento da Rua Girona / Raúl Sanchez Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Bancada, Pia, Banheiro
© José Hevia

A importância desse plano de corte/fachada interno é reforçada dando-lhe um início e um fim: na sala de estar, um "quadro" de latão e aço inoxidável o remata; em direção à galeria, uma porta pivotante de iguais dimensões recebe os mesmos materiais, mas desta vez trocados de posição, insinuando uma união imaterial dessas duas fachadas metálicas em cada extremo do apartamento. Além dessa porta pivotante, a frente de madeira invade o quarto para indicar que este espaço tem uma função híbrida, podendo funcionar tanto um quarto como uma sala de uso comum.

Apartamento da Rua Girona / Raúl Sanchez Architects - Fotografia de Interiores, Janela
© José Hevia
Apartamento da Rua Girona / Raúl Sanchez Architects - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© José Hevia

Todos os espaços comuns estão unidos por um mesmo piso de microcimento branco, enquanto pisos de ladrilho hidráulico recuperados são dispostos em lugares-chave, em continuidade com o eixo do plano de madeira para a sala de estar através de dois tipos de mosaico desencontrados entre si, ou dando as boas-vindas na entrada e direcionando o caminho para a sala de jantar. Além disso, diferentes peças de mobiliário integrado, todas projetadas sob medida, usam tons de cor intencionalmente diferentes das cores dos mosaicos ou da madeira, adicionando contrapontos de cor a um interior predominantemente tranquilo.

Apartamento da Rua Girona / Raúl Sanchez Architects - Fotografia de Interiores, Janela
© José Hevia
Apartamento da Rua Girona / Raúl Sanchez Architects - Fotografia de Interiores
© José Hevia

Do outro lado da fachada de nogueira, estão os ambientes mais privativos ou com maior necessidade de isolamento. Suas entradas são disfarçadas nessa frente sólida, com todas as portas coplanares. Cada um desses espaços segue uma lógica própria, como se fossem ambientes independentes que compartilham uma mesma rua de acesso: a cozinha abre para a sala de jantar como um mundo verde com uma faixa branca e amarelada na frente de mármore; o banheiro compartilhado brinca com diferentes nichos e tons de verde e amarelo, foscos e brilhantes, enquanto os quartos são ambientes mais calmos com piso de madeira de carvalho e toques em azul através de revestimentos de parede ou dos desenhos têxteis de Catalina Montaña, feitos especialmente para o projeto.

Apartamento da Rua Girona / Raúl Sanchez Architects - Fotografia de Interiores, Cama, Dormitório, Janela
© José Hevia

Além disso, há uma vaga intenção de deixar os espaços sutilmente inacabados, com um leve caráter incompleto, abrindo as diferentes opções de ocupação e uso.

Apartamento da Rua Girona / Raúl Sanchez Architects - Fotografia de Interiores, Banheiro, Janela, Dormitório
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Distrito del Ensanche, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento da Rua Girona / Raúl Sanchez Architects" [Apartamento en la calle Girona / Raúl Sanchez Architects] 06 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001751/apartamento-da-rua-girona-raul-sanchez-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.