Casa Louzada / Galeria 733

Casa Louzada / Galeria 733 - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Jardim, AidoCasa Louzada / Galeria 733 - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, VigaCasa Louzada / Galeria 733 - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, JanelaCasa Louzada / Galeria 733 - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoCasa Louzada / Galeria 733 - Mais Imagens+ 29

Tramandaí, Brasil
  • Arquitetos: Galeria 733
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  370
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Balbueno Tapetes, Casa Bordini, Cerâmica Itália, Magni & Rosa, Móveis Benhcker, Nicola Poa, Portobello, Singular Iluminação, Vértice Iluminação
  • Arquitetos Líderes: Blacio Junior, Guilherme de Almeida
  • Desenvolvimento De Plantas Baixas: Larissa Ramella
  • Sistemas E Infraestrutura: Vinícius Vargas
  • Projeto Legal: Brenda Clack
  • Diagramas E Representação Gráfica: Juliana Kerchner
  • Ambientação: Renata Ramos
  • Renders: Patrike Godoy
  • Texto Descritivo: Guilherme de Almeida
  • Projetos Complementares: Videl Engenharia - Lizandro Vitalli
  • Paisagismo: Recanto Tropical - Lieli Hendges
  • Obras De Arte: Galeria Mamute
  • Cidade: Tramandaí
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Louzada / Galeria 733 - Fotografia de Exterior, Fachada
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Louzada foi construída no litoral sul do Brasil, no Condomínio Marítimo, em Tramandaí. De privilegiada situação, o lote é circundado por exuberante mata nativa nas faces norte e oeste; na sul, descortina-se no horizonte uma extensa lagoa. Duas solicitações fundamentais orientaram as decisões de projeto: que a casa fosse realmente privativa, não exposta à rua, e que as vistas da mata e da lagoa fossem potencializadas.

Casa Louzada / Galeria 733 - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Jardim, Aido
© Marcelo Donadussi

Para tanto, adotou-se estratégia formal que articula duas alas dispostas longitudinalmente no terreno, abrigando, respectivamente, a área social, oeste, e a área íntima, leste. Entre elas, o acesso de pedestres: eixo finalizado por jardim interno, este uma espécie de deambulatório agregador dos distintos espaços sociais. Uma varanda conforma o quadrante noroeste da composição, estendendo diagonalmente os domínios do interior em relação à mata; a garagem acomoda-se como subtração da ala social, na quina sudoeste. Pequeno mezanino é abrigado no pavimento superior, sobre a ala íntima. Por fim, o terraço, sobre a social, proporciona a fruição de uma excepcional natureza: o céu, o sol, a água, o verde. 

Casa Louzada / Galeria 733 - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© Christiano Cardoso
Casa Louzada / Galeria 733 - Imagem 21 de 34
Planta - Pavimento térreo
Casa Louzada / Galeria 733 - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela
© Christiano Cardoso

É deliberada a predominância do concreto aparente e do tijolo à vista no intuito de caracterizar-se residência não urbana, mescla de casa de praia e casa de campo. Neste contexto, o uso da madeira natural também é importante para a assinalação do caráter típico desta espécie de residência. Por outro lado, tal rusticidade foi temperada pela sofisticação de determinados acabamentos internos, bem como pelos tecnológicos sistemas de fechamentos, instalações e climatização, garantindo conforto aos moradores como se na cidade estivessem. 

Concebido qual corpo, este projeto sintetiza a busca da harmonia entre proporção, comodulação e modenatura, princípios e qualidades ancestrais da arquitetura. A equivalência entre as medidas de seus elementos constituintes - a proporção - é a causa da emoção plástica que emana da obra. O confronto harmônico dos membros entre si e destes com o todo - a comodulação - observa-se na própria composição das fachadas: a norte e a sul, análogas, são de certo modo intimistas, e exibem a contundência das empenas cegas onde esconde-se o telhado; na leste, fisionômica, predominam os cheios sobre os vazios, sendo estes como elementos de rosto; em contraponto, a oeste é exuberante, aberta para a mata, em que a profusão toma partido. Por fim, o adequado trato plástico de cada elemento em si - a modenatura -, instância em que o arquiteto é escultor, norteou cada passo no processo de composição.  

Casa Louzada / Galeria 733 - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Marcelo Donadussi
Casa Louzada / Galeria 733 - Imagem 31 de 34
Croquis - Concepção

Inequivocamente contemporânea, ainda assim a Casa Louzada assenta-se sobre a tradição da arquitetura moderna, por suas referências formais, materiais e espaciais; obra em que se procurou materializar a harmônica aliança entre vida humana, natureza e arquitetura. 

Casa Louzada / Galeria 733 - Fotografia de Exterior, Fachada
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Louzada / Galeria 733" 10 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001397/casa-louzada-galeria-733> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.