L'Arche - Centro Cultural Micheville / K architectures

L'Arche - Centro Cultural Micheville  / K architectures - Fotografia de Exterior, FachadaL'Arche - Centro Cultural Micheville  / K architectures - Fotografia de Exterior, FachadaL'Arche - Centro Cultural Micheville  / K architectures - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoL'Arche - Centro Cultural Micheville  / K architectures - Fotografia de Interiores, CorrimãoL'Arche - Centro Cultural Micheville  / K architectures - Mais Imagens+ 15

  • Gestora De Projeto: Emilie Bourdier
  • Cidade: Villerupt
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
L'Arche - Centro Cultural Micheville  / K architectures - Fotografia de Exterior, Fachada
© Guillaume Amat

Contexto. Villerupt é uma pequena cidade na Lorena, construída na fronteira com Luxemburgo, em um subsolo que já foi rico em minério de ferro. Seguiu-se a enorme expansão da exploração desse recurso, crescendo de 560 habitantes em 1861 para mais de 16.000 um século depois. Muitos italianos vieram para preencher as dezenas de milhares de vagas de empregos necessárias para extrair e processar milhões de toneladas do material. Quatro gerações se seguiram até que o recurso se esgotou.

L'Arche - Centro Cultural Micheville  / K architectures - Fotografia de Exterior, Fachada
© Guillaume Amat

Mais de cinquenta anos depois, um grande número de Villeruptianos permanecem ligados às suas raízes italianas e Villerupt organiza um festival anual de cinema italiano de relevância nacional. Por outro lado, quase todas as instalações industriais foram desmanteladas, mas a paisagem mantém muitos vestígios desse período. As gigantescas paredes de contenção são os mais espetaculares. É aos pés de uma delas que o Arco é construído.

L'Arche - Centro Cultural Micheville  / K architectures - Imagem 16 de 20
Implantação

Questões/Desafios. Villerupt é o centro de uma série de municípios construídos no Vale do Alzette. Esses vizinhos, unidos pela mesma história industrial, agora estão todos ligados à enorme demanda de trabalho em Luxemburgo.

L'Arche - Centro Cultural Micheville  / K architectures - Imagem 17 de 20
Planta do Térreo

Esses municípios se uniram em um grande projeto conjunto para limpar um vasto terreno industrial abandonado e construir um novo distrito. Simbolicamente, o primeiro prédio a ser construído nessa área foi o L'Arche, com o objetivo de obter o título de "Capital Europeia da Cultura" em parceria com seu vizinho luxemburguês, Esch-sur-Alzette. O objetivo foi alcançado em 2022, antes mesmo de sua entrega final.

L'Arche - Centro Cultural Micheville  / K architectures - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Guillaume Amat
L'Arche - Centro Cultural Micheville  / K architectures - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Guillaume Amat

L'Arche foi programado como um espaço cultural híbrido onde as artes digitais, as indústrias criativas e múltiplas práticas artísticas se encontram. É um lugar de vida e compartilhamento onde se pode encontrar um bar restaurante, um cinema, uma sala de espetáculos, um "fab lab" e uma galeria de arte digital imersiva.

O Arco é construído aos pés de uma parede monumental. Essa parede alta e espessa, construída de pedra, sustentava uma plataforma técnica na qual o minério extraído era descarregado antes de ser transportado para as usinas siderúrgicas abaixo. Diante dessa paisagem impressionante, que poderia ter inspirado o "muro" da série "Game of Thrones", e diante dessa história operária que influenciou linguisticamente a região com uma forte consonância italiana, Karine Herman e Jérôme Sigwalt se inspiraram em um contexto sem precedentes.

L'Arche - Centro Cultural Micheville  / K architectures - Imagem 20 de 20
Corte Longitudinal

Sua narrativa na arquitetura inventou uma forma particularmente singular, até endêmica. Sua morfologia mineral maciça responde com a mesma força à parede desproporcional que a cerca. Sua escrita também se refere a outra estrutura de retenção gigantesca construída não muito longe e que é alveolada de acordo com o princípio de arcadas. Um tema atemporal que lembra uma estrutura de suporte semelhante construída na Itália cerca de 2000 anos atrás, o Coliseu em Roma. Também é na Itália que os arquitetos se inspiraram em uma referência quase universal. É um pequeno prédio que foi construído no último século nas enseadas selvagens e fantasmagóricas da ilha de Capri.

L'Arche - Centro Cultural Micheville  / K architectures - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela
© Guillaume Amat

Chama-se Casa Malaparte e esta casa é um ícone da arquitetura racionalista italiana, pois se tornou um ícone arquitetônico do cinema desde que Brigitte Bardot e Michel Piccoli a percorreram em 1963 no "Le Mépris" de Jean-Luc Godard. A invenção deste elo com Villerupt parecia quase incongruente, mas os arquitetos se atreveram e o Arco foi de fato moldado para lembrar a forma singular desta casa. Seu volume maciço chanfrado na quinta fachada é perfilado em uma monumental escadaria pavimentada que deixa nossos olhos deslizarem até as alturas da parede. Sua alta plataforma é projetada como um belvedere e aguarda a instalação de um prédio que combina arquitetura e arte digital.

L'Arche - Centro Cultural Micheville  / K architectures - Fotografia de Interiores, Arco, Arcada
© Guillaume Amat

O prédio perde espessura e se abre generosamente em arcadas para a Esplanada Nino Rota, nomeada em homenagem ao compositor italiano que escreveu muitas trilhas sonoras de filmes, incluindo "O Poderoso Chefão" e "Casanova" de Fellini. O terceiro lugar abre ao público através de um hall animado por um bar restaurante e um pequeno palco efêmero. Este espaço é emoldurado por fachadas interiores que se abrem para outros espaços, incluindo o cinema com 147 lugares, a galeria imersiva, o "fab lab" e, acima de tudo, um vasto auditório com capacidades muito ambiciosas para se adaptar a uma capacidade de até 1.140 pessoas.

L'Arche - Centro Cultural Micheville  / K architectures - Fotografia de Interiores, Arco
© Guillaume Amat

A arquitetura do interior é deliberadamente escrita no mesmo minimalismo contemporâneo. O grande volume do hall, banhado em luz natural, recebe o público em uma atmosfera acolhedora pontuada por obras imaginadas na grandiloquente tradição dos vestíbulos teatrais. A escadaria, que leva ao balcão da sala principal, é deslocada da fachada interior para ser lida no espaço como uma obra monumental. A iluminação é fornecida por lustres criados especificamente para o local. Dois modelos, um côncavo e outro convexo, são projetados de acordo com uma técnica próxima das estruturas usadas em cenografia. Sua moldura é em aço bruto e as montagens são relativamente de baixa tecnologia. Essas estruturas são projetadas para suportar dispositivos de iluminação técnica ao longo de linhas cônicas.

L'Arche - Centro Cultural Micheville  / K architectures - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Guillaume Amat

As lâmpadas são revestidas com gelatina para colorir a luz nos tons dominantes de um pôr do sol de Lorraine. As cores em geral são escolhidas em seus tons desbotados ou nos cinzas do concreto. O resto dos espaços é branqueado de maneira fosca como se fosse pulverizado com um branco de Meudon. L'Arche é um prédio único que segue o tema da atemporalidade que seus arquitetos continuam a explorar em suas criações. Porque se o minimalismo permanece sua tendência dominante, os autores usam um prazer malicioso para nunca empurrar seus referentes pitorescos além dos limites da abstração. É como se eles se recusassem a deixar suas obras se destacarem na história. Não para que não tenham idade, mas para que tenham várias idades. "Os prédios com escrita contemporânea frequentemente falam apenas de um simples desinteresse pela história. Buscamos o oposto exato", diz Jérôme Sigwalt.

L'Arche - Centro Cultural Micheville  / K architectures - Fotografia de Interiores
© Guillaume Amat

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Villerupt, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "L'Arche - Centro Cultural Micheville / K architectures" [L'Arche - Micheville Cultural Center / K architectures] 24 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001065/larche-centro-cultural-micheville-k-architectures> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.