Pavilhão Chinês de Bambu / RoarcRenew

Pavilhão Chinês de Bambu / RoarcRenew - Fotografia de Interiores, Floresta, VigaPavilhão Chinês de Bambu / RoarcRenew - Fotografia de ExteriorPavilhão Chinês de Bambu / RoarcRenew - Fotografia de Interiores, VigaPavilhão Chinês de Bambu / RoarcRenew - Fotografia de ExteriorPavilhão Chinês de Bambu / RoarcRenew - Mais Imagens+ 45

Chengdu, China
  • Arquitetos Responsáveis: Robben Bai, Helen Yu
  • Parceria: Leqian Xue
  • Arquiteto De Obra: Enze Wu
  • Equipe De Projeto: Enze Wu ,Meme Sheng, Yejing Wu, Xiaoyi Liang
  • Curadores: PinHui Art Curators
  • Projeto De Estruturas: LuAnLu Partner Structure Consulting
  • Projeto Luminotécnico: ELA Lighting Consulting
  • Construção: EMCC
  • Consultoria: Ben Zhang
  • Estrutura Metálica: TuoGu Steel Engineering
  • Estrutura De Bambu: JingDao Shanghai
  • Consultoria De Mídia: Han Shuang
  • Diagramas: Meme Sheng, Weko Huang, Yejing Wu
  • Cidade: Chengdu
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão Chinês de Bambu / RoarcRenew - Fotografia de Exterior
© Arch-Exist

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no coração de Chengdu, uma grande cidade no noroeste da China, o projeto era para inicialmente ser uma instalação temporária de 20 dias para celebrar o oitavo aniversário do Taikoo Li, um shopping de vizinhança de baixa densidade aberto. Roarc Renew o projetou como um edifício sem fundação, definindo-o como um "edifício de tempo limitado".

Pavilhão Chinês de Bambu / RoarcRenew - Fotografia de Exterior, Fachada, Urbano
© Wen Studio
Pavilhão Chinês de Bambu / RoarcRenew - Fotografia de Exterior
© Wen Studio

Após a exposição, os elementos pré-fabricados do edifício serão desmontados e montados como cadeiras para instalações públicas. Tendo isso como ponto de partida, escolhemos o bambu como material principal para o edifício, pela sua representação cultural na cidade, mas também por ser o "cabelo da terra": em dois ou três anos podem completar um ciclo de crescimento, e é infinito. Após a conclusão da missão de construção de bambu, o corpo do material pode ser reciclado e reutilizado. O elemento arquitetônico usado como cadeira de bambu foi projetado com 550 mm como o módulo principal do elemento, a mesma escala que uma cadeira.

Pavilhão Chinês de Bambu / RoarcRenew - Fotografia de Exterior, Fachada
© Arch-Exist
Pavilhão Chinês de Bambu / RoarcRenew - Imagem 48 de 50
Diagrama
Pavilhão Chinês de Bambu / RoarcRenew - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Wen Studio

1- Construindo com expressão clara, caráter conhece sua forma - O edifício foi inspirado no caractere chinês "八 / oito", que simboliza que o Sino-Ocean Taikoo Li em Chengdu entrou em uma nova etapa no conceito de tempo implícito quando é escrito. Um traço também constitui o "入 / entrada" do espaço, que significa abertura e ligação; Ou "人 / pessoas" que representa doação e criatividade, significando diversidade, inclusão e orientação para as pessoas. O arquiteto espera que todos que venham ao espaço possam entender diretamente a expressão cultural do edifício por meio da expressão de caracteres chineses, e pessoas de todas as ruas, becos, regiões e cidades se reúnam aqui.

Pavilhão Chinês de Bambu / RoarcRenew - Fotografia de Exterior, Fachada
© Arch-Exist
Pavilhão Chinês de Bambu / RoarcRenew - Fotografia de Interiores
© Wen Studio

Ao escrever os três caracteres chineses, podemos encontrar que eles compartilham a forma de um triângulo estável, o que também está em conformidade com os princípios estruturais de um edifício. Portanto, é natural para nós escolher a forma triangular para sua construção.

Pavilhão Chinês de Bambu / RoarcRenew - Fotografia de Exterior
© Arch-Exist

O princípio de construção do traço que cai à esquerda e do traço que cai à direita é o mesmo, três grupos de vigas de bambu curvadas carbonizadas foram conectados em sequência. Nos pontos de inserção um "traço" como a caligrafia chinesa tradicional é naturalmente formado: "uma pausa e uma transição".

Pavilhão Chinês de Bambu / RoarcRenew - Imagem 50 de 50
Diagrama
Pavilhão Chinês de Bambu / RoarcRenew - Fotografia de Interiores, Viga
© Arch-Exist

O traço que cai à esquerda é dividido em 3 segmentos de cima para baixo, os postes de bambu usados diminuem pelo número de 8, 6 e 5 para cada seção, respectivamente, de cima para baixo. Os postes de bambu do traço que cai à direita começam com 6 postes, depois 8 postes e depois 12 postes. O peso do traço foi perfeitamente apresentado na forma do edifício.

Pavilhão Chinês de Bambu / RoarcRenew - Fotografia de Exterior, Escada
© Shuang Han

2- Coluna e Amarração no Tráfego Cruzado - A estrutura de coluna e amarração originou-se em Sichuan, antigos usavam como suporte às vigas oblíquas. No primeiro andar, oito espaços de arte são definidos para serem uma arena para as tendências. O segundo andar é uma varanda de aço para visitantes. Ficando no terraço do terceiro andar, os visitantes podem olhar sobre a placa do sagrado Templo Daci no norte e as modernas ruas Taikoo Li no oeste. Ficando na plataforma, parece um canal de tempo do qual você pode experimentar coisas antigas e modernas. A construção de coluna e amarração forma outro sistema cruzado vertical.

Pavilhão Chinês de Bambu / RoarcRenew - Fotografia de Exterior, Viga, Pilar
© Shuang Han
Pavilhão Chinês de Bambu / RoarcRenew - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão, Janela
© Arch-Exist

3- Vigas Modulares e Bambus e Aços Removíveis - Vários bambus foram montados para se tornar uma estrutura com vãos e vigas.

Pavilhão Chinês de Bambu / RoarcRenew - Fotografia de Interiores, Viga
© Arch-Exist

Barras de aço são usadas para conectar postes de bambu e inserções de aço são usadas para conectar fileiras de vigas de bambu. Na planta EMCC Yancheng, 42 fileiras de vigas de bambu foram pré-fabricadas e entregues a Chengdu para montagem final no local. As vigas de bambu são erguidas em uma estrutura de treliça de quadro aberto. A cavidade alivia as vigas, o que ajuda no transporte de longa distância e montagem no local.

Pavilhão Chinês de Bambu / RoarcRenew - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga, Corrimão, Janela
© Wen Studio
Pavilhão Chinês de Bambu / RoarcRenew - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão, Aço
© Arch-Exist

4- Filmes de Estufa Sustentáveis e Renováveis e Bancos de Bambu - Algum filme semitransparente cobre o topo da estrutura. Usamos tecnologia de soldagem e escaldamento para terminar o trabalho de montagem, realizando um tamanho horizontal de 1,3m e um tamanho vertical de 10m. O ponto de partida e o ponto final são fixados com uma corda de aço de 3mm, que é conectada aos parafusos de aço através de colares de aro e apertada por meio de tensor. 

Pavilhão Chinês de Bambu / RoarcRenew - Fotografia de Interiores, Fachada
© Wen Studio

Após a expiração da exposição de 20 dias, a Roarc Renew transformará a matéria-prima do edifício em bancos externos para acompanhar os transeuntes nesta terra, o que também realiza a ideia de desenvolvimento sustentável do Sino-Ocean Taikoo Li Chengdu. Ou se possível, pode implementar sua outra missão como "membro do edifício" para certos parques na cidade de Chengdu.

Pavilhão Chinês de Bambu / RoarcRenew - Fotografia de Exterior
© Wen Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Taikoo Li, Chengdu, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Chinês de Bambu / RoarcRenew" [Chinese Bamboo Eight Pavilion / RoarcRenew] 23 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001001/pavilhao-chines-de-bambu-roarcrenew> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.