Edifício Off Plaza / L. McComber

Edifício Off Plaza / L. McComber  - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Off Plaza / L. McComber  - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada, CorrimãoEdifício Off Plaza / L. McComber  - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão, BalcãoEdifício Off Plaza / L. McComber  - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Janela, BancadaEdifício Off Plaza / L. McComber  - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: L. McComber
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1016
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Raphaël Thibodeau
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atelier Gris, Ceragres, Fabelta, Mac, Pierre Mirabel
  • Equipe De Arquitetura: Patrice Lebel, David Grenier, Audrey Millette-Monier, Philip Staszewski, Olivier Lord, Emmanuelle Dorais,
  • Arquiteto Líder: Laurent McComber
  • Cidade: Montreal
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Off Plaza / L. McComber  - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Raphaël Thibodeau

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde a sua fundação em 2005, nossa empresa tem procurado por um espaço de trabalho que permita que nosso escritório floresça. Como desenvolver um negócio perto do centro com os recursos limitados de uma pequena empresa e o constante aumento nos aluguéis e impostos? Além disso, com o atual boom no mercado imobiliário de Montreal, a demanda por moradias que permitam que as famílias permaneçam na cidade está constantemente crescendo. Nos últimos dez anos, o bairro de Rosemont tem atraído famílias que gostam de viver perto de lojas, transporte público e espaços verdes. Infelizmente, a cada ano, menos oportunidades são acessíveis.

Edifício Off Plaza / L. McComber  - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela
© Raphaël Thibodeau
Edifício Off Plaza / L. McComber  - Imagem 20 de 28
Planta do Térreo
Edifício Off Plaza / L. McComber  - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Raphaël Thibodeau

Para atender a esses desafios, a empresa decidiu se unir a um empreiteiro geral e financiar seu próprio espaço de escritório construindo um condomínio de quatro andares e 1100 metros quadrados de uso misto que reúne profissionais e proprietários residenciais. Encantados com o local da antiga Maison du Rotin, um espaço comercial em decadência perto da Plaza Saint-Hubert, os arquitetos decidiram densificar o terreno estreito de 15m x 26m construindo um multiplex de oito unidades, incluindo quatro moradias, duas coberturas, dois estúdios e duas lojas.

Edifício Off Plaza / L. McComber  - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Janela
© Raphaël Thibodeau
Edifício Off Plaza / L. McComber  - Fotografia de Interiores, Banheiro, Mesa, Cadeira, Iluminação
© Raphaël Thibodeau

Um dos objetivos era criar moradias acessíveis às famílias, e foi a organização densa e incomum do projeto que permitiu seu sucesso. Localizado em ambos os lados de um pátio interno, metade das residências abrem para a Rua Saint-Hubert, enquanto a outra metade enfrenta a viela. Além de oferecer luz e ventilação naturais, o pátio central distribui todo o tráfego por duas escadas exteriores que levam a dois portões, um na frente e outro nos fundos.

Edifício Off Plaza / L. McComber  - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão, Balcão
© Raphaël Thibodeau
Edifício Off Plaza / L. McComber  - Fotografia de Interiores, Aço
© Raphaël Thibodeau
Edifício Off Plaza / L. McComber  - Imagem 25 de 28
Corte Longitudinal
Edifício Off Plaza / L. McComber  - Imagem 26 de 28
Pátio Interno

O terceiro andar dá acesso às quatro moradias e aos duas coberturas. Os moradores entram pela sala de estar ao lado da cozinha e da sala de jantar, abrindo para a viela ou a rua com janelas generosas. As moradias têm um nível adicional (2º andar) no qual os três quartos e seus banheiros estão localizados. Ao sobrepor as duas coberturas em cima dos dois estúdios no centro do edifício, os arquitetos conseguiram integrar uma variedade de unidades apesar do padrão regular da composição e do espaço limitado do lote. O acesso aos dois estúdios é diretamente a partir do corredor do segundo andar.

Edifício Off Plaza / L. McComber  - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela
© Raphaël Thibodeau
Edifício Off Plaza / L. McComber  - Imagem 21 de 28
Planta do Segundo Piso
Edifício Off Plaza / L. McComber  - Imagem 22 de 28
Planta do Terceiro Piso
Edifício Off Plaza / L. McComber  - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Janela, Bancada
© Raphaël Thibodeau
Edifício Off Plaza / L. McComber  - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Bancada, Pia, Cadeira
© Raphaël Thibodeau

As seis unidades superiores todas se beneficiam de um mezanino luminoso que pode ser usado como escritório ou quarto. Esses mezaninos abrem para um terraço privado na cobertura cujos telhados verdes e vasos de plantas oferecem privacidade, frescor e boas condições de convívio. A abertura de pé direito duplo na sala de estar adiciona à qualidade da iluminação natural nas salas de estar.

Edifício Off Plaza / L. McComber  - Fotografia de Interiores, Janela
© Raphaël Thibodeau
Edifício Off Plaza / L. McComber  - Imagem 23 de 28
Planta do Mezanino
Edifício Off Plaza / L. McComber  - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Janela, Cadeira
© Raphaël Thibodeau

A exigência do distrito de construir espaços comerciais no térreo se tornou uma oportunidade para a empresa. Para respeitar os limites de altura enquanto oferece tetos suficientemente altos, as lojas são construídas abaixo do nível da calçada. O acesso universal é fornecido por uma longa rampa exterior central que também dá acesso às residências através do pátio central.

Edifício Off Plaza / L. McComber  - Fotografia de Interiores, Fachada
© Raphaël Thibodeau
Edifício Off Plaza / L. McComber  - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada, Corrimão
© Raphaël Thibodeau

O Off Plaza é uma resposta ousada às complexas restrições do uso misto atual. Ao investir toda a sua criatividade neste projeto, os arquitetos conseguiram criar escritórios inspiradores enquanto criavam espaços de vida de qualidade para a comunidade do bairro. Escolher uma localização central na cidade agora permite que toda a equipe e seus clientes viajem de transporte ativo e / ou público. Com relação a esse aspecto, o desenvolvimento imobiliário do Off Plaza é um sucesso. Localizado a poucos passos da Plaza Saint-Hubert, o edifício prova que criar moradias densas não significa necessariamente limitar sua qualidade ou diversidade.

Edifício Off Plaza / L. McComber  - Fotografia de Interiores, Prateleira, Escada, Corrimão
© Raphaël Thibodeau

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Montreal, QC, Canadá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Off Plaza / L. McComber " [Off Plaza Building / L. McComber ] 23 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000944/edificio-off-plaza-l-mccomber> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.