Casa Pátio com Telhado Dobrado / MAT Office

Casa Pátio com Telhado Dobrado / MAT Office - Fotografia de Exterior, Urbano, JanelaCasa Pátio com Telhado Dobrado / MAT Office - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Pátio com Telhado Dobrado / MAT Office - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Pátio com Telhado Dobrado / MAT Office - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, VigaCasa Pátio com Telhado Dobrado / MAT Office - Mais Imagens+ 41

Miyun District, China
  • Arquitetos: MAT Office
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:UK Studio
  • Equipe De Projeto: Kangshuo Tang, Miao Zhang, Youpeng Liu, Xiaodan Tan, Yating Wei(Drawing)
  • Cidade: Miyun District
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Casa Pátio com Telhado Dobrado / MAT Office - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© UK Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na Vila Xishaoqu, Distrito de Miyun, Pequim. Nessa grande vila cercada por montanhas em três lados, a maioria das casas existentes são fazendas tradicionais do norte. O proprietário do projeto espera cooperar com a vila para revitalizar os pátios vazios como um lugar de lazer e estadia de fim de semana, com os serviços fornecidos pelos moradores da vila. O Pátio doTelhado Dobrado é um desses pátios. Planejado para ter uma função pública, como recepção e oficinas, devido às suas boas condições de localização.

Casa Pátio com Telhado Dobrado / MAT Office - Fotografia de Exterior, Urbano, Janela
Cortesia de MAT Office
Casa Pátio com Telhado Dobrado / MAT Office - Imagem 38 de 46
Planta
Casa Pátio com Telhado Dobrado / MAT Office - Fotografia de Exterior
© UK Studio

O pátio já tinha sido reconstruído antes. No momento em que recebemos o pedido do projeto, a estrutura principal de concreto e parte do telhado já haviam sido concluídas. O edifício cobre uma área de cerca de 180 metros quadrados e é composto por uma casa principal e uma casa secundária, as duas casas têm a mesma altura do telhado de duas águas com um eixo de leste-oeste, mas a profundidade da secundária é maior que a casa principal, expressando uma proporção inadequada.

Casa Pátio com Telhado Dobrado / MAT Office - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© UK Studio

Com base na estrutura de concreto original, redefinimos a ordem primária e secundária e a forma arquitetônica do edifício através deste telhado dobrado continuamente: a casa principal foi parcialmente levantada, enquanto o telhado da casa de asa foi alterado de dois para quatro. O telhado contínuo traz janelas altas de norte a sul para o espaço interior. Visto de fora da vila, as janelas altas no lado sul definem as propriedades da função de serviço público do edifício e podem ser bem identificadas à noite. Do interior do edifício, duas janelas altas nos lados norte e sul trazem tetos altos e luz abundante para o espaço da oficina na casa secundária.

Casa Pátio com Telhado Dobrado / MAT Office - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Fachada
© UK Studio
Casa Pátio com Telhado Dobrado / MAT Office - Imagem 37 de 46
Diagrama de Comparação

Uso de material - O projeto utiliza pedra como parede exterior do edifício, bem como material de paisagem do pátio, combinado com a parede de pedra bruta de alvenaria de barro, para que o edifício e o ambiente se integrem, a fim de continuar o caráter arquitetônico original e poderoso das montanhas no norte da China. A entrada do pátio é um toldo ampliado, que desce de uma só vez em concreto aparente, o que adiciona um sentido de brutalidade e ecoa a cerca cinza-branca comumente usada na vila.

Casa Pátio com Telhado Dobrado / MAT Office - Fotografia de Exterior, Fachada
© UK Studio
Casa Pátio com Telhado Dobrado / MAT Office - Imagem 46 de 46
Estrutura do Telhado
Casa Pátio com Telhado Dobrado / MAT Office - Fotografia de Exterior, Fachada
© UK Studio

Arranjo Espacial - O novo telhado foi projetado com vigas de aço na estrutura de concreto original e com ripas de madeira e painéis acima. A mistura de estruturas e técnicas de telhado tradicionais foi fácil de entender na construção e familiar aos artesãos da vila. O espaço de inclinação única e inversa gerado pelo telhado dobrado continuamente traz diferentes experiências de espaço interno para o edifício, e as vigas e colunas da estrutura original formam uma lógica estrutural racional junto com os telhados inclinados acima. O telhado inclinado forma um tipo de casa inclinada do exterior, mas é invertido internamente em um espaço de "inclinação inversa invertida". Além disso, esse tipo de combinação de linha + superfície também fortalece a abstração arquitetônica do espaço devido à sua contingência, ausência de pressupostos e características assimétricas.

Casa Pátio com Telhado Dobrado / MAT Office - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, Viga
© UK Studio
Casa Pátio com Telhado Dobrado / MAT Office - Imagem 43 de 46
Corte da Oficina
Casa Pátio com Telhado Dobrado / MAT Office - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© UK Studio

Tipologia de Janelas - Comparado com outros pátios residenciais, este é principalmente usado para atividade pública, então o uso de janelas é muito aplicado no projeto para melhorar a interação e penetração de espaço dentro e fora do edifício. Projetamos quatro tipos de janelas no edifício: grandes janelas altas sob o telhado inclinado das fachadas norte e sul, janelas do chão ao teto voltadas para o pátio, janelas longas com vista e ventilação e pequenas janelas quadradas com iluminação alta. Este método de abertura de janela de estilo múltiplo e multidirecional permite que todas as partes do edifício possam desfrutar das florestas de perto e das montanhas distantes.

Casa Pátio com Telhado Dobrado / MAT Office - Imagem 42 de 46
Corte
Casa Pátio com Telhado Dobrado / MAT Office - Fotografia de Exterior
© UK Studio

Ao projetar para ambientes rurais, fora da cidade, queremos ser capazes de completar um processo de transformação - vocabulário arquitetônico contemporâneo e sistemas de construção, combinados com materiais tradicionais, a fim de equilibrar a demanda do consumidor, o ambiente rural e a forma arquitetônica. Ao mesmo tempo, o projeto ajustou a forma arquitetônica colocando um telhado dobrado continuamente, transformando as duas casas separadas originais no pátio em um grupo interconectado de edifícios, resultando em uma forma de um conjunto seco e poderoso com as características das aldeias montanhosas do norte. E de acordo com este conjunto de operações espaciais, é estabelecido um sistema de uma série de janelas para iluminação e visualização no edifício, bem como uma experiência espacial especial sob o telhado com um grupo de inclinações invertidas.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pátio com Telhado Dobrado / MAT Office" [Folding Roof Courtyard House / MAT Office] 19 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000774/casa-patio-com-telhado-dobrado-mat-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.