Edifício Residencial Jonas / Orange Architects

Edifício Residencial Jonas / Orange Architects - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Residencial Jonas / Orange Architects - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Residencial Jonas / Orange Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, CorrimãoEdifício Residencial Jonas / Orange Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, PilarEdifício Residencial Jonas / Orange Architects - Mais Imagens+ 35

  • Equipe De Projeto: Patrick Meijers, Jeroen Schipper, Paul Kierkels, Elena Staskute, Florentine van der Vaart, Irina Vaganova, Athanasia Kalaitzidou, Gloria Caiti, Luís Cardoso, Kapilan Chandranesan, Eric Eisma, Filippo Garuglieri, Casper van Leeuwen, Francesco Mainetti, Manuel Magnaguagno, Angela Park, Niek van der Putten, Erika Ruiz, Ivan Shkurko
  • Conselheiros: ABT, Bureau Stadsnatuur, Pubblik&Vos, Site Urban Development, JMJ Bouwmanagement, Floor Ziegler, SmitsRinsma
  • Cidade: Amsterdam
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Residencial Jonas / Orange Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Sebastian van Damme

Descrição enviada pela equipe de projeto. Jonas está localizado no porto de Amsterdam IJburg e abriga 190 apartamentos para aluguel de preço médio, 83 apartamentos para uso dos proprietários e uma variedade de instalações de apoio. É um prédio com um conceito habitacional inovador e um interior espacial marcante que recebeu o certificado de sustentabilidade mais alto possível: BREEAM Outstanding. Jonas irá aumentar a coesão social, em um distrito ainda novo, criando um coração sustentável e convidativo para o bairro. A Orange Architects projetou Jonas com um programa de uso misto para a Amvest, em colaboração com a ABT, Felixx Landscape Architects, Site Urban Development e a urbanista Floor Ziegler. A Ballast Nedam West foi responsável pela construção.

Edifício Residencial Jonas / Orange Architects - Fotografia de Exterior
© Sebastian van Damme

O nome Jonas refere-se à história de "Jonas e a Baleia". Significa aventura e intimidade, mas também proteção, abrigo e conforto dentro de um "grande corpo". É um edifício heroico com um coração quente. Mas Jonas também é um edifício sustentável e atraente que se destaca dos prédios ao seu redor em IJburg - também por causa do terreno e do programa especial que abriga. O edifício expressa de forma marcante temas que pertencem a este local: água, cais e a arte da construção naval. Como resultado, Jonas parece natural porque o edifício abraça a "alma do lugar" e a torna visível.

Edifício Residencial Jonas / Orange Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Sebastian van Damme
Edifício Residencial Jonas / Orange Architects - Imagem 29 de 40

O prédio, com suas aberturas irregulares, cria a impressão de que as janelas estão suavemente ondulando pela fachada. Isso faz de Jonas um pouco diferente. Não é coberto de pedra, mas revestido em zinco pré-patinado escuro. A fachada não toca o chão, mas é suspensa em relação à ele. O volume não é retangular, mas em forma de diamante. Isso o torna ao mesmo tempo familiar e alienante, escultural e racional, reconhecível e inovador.

Edifício Residencial Jonas / Orange Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Sebastian van Damme
Edifício Residencial Jonas / Orange Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Sebastian van Damme

Mas a verdadeira surpresa de Jonas é o seu interior acolhedor. Ele expressa uma vida comunitária moderna e sustentável com aspectos inesperados e surrealistas. O conceito espacial é baseado na forma como os navios de madeira tradicionais são construídos: um esqueleto composto por uma série de treliças dispostas em fileira que formam a estrutura principal. Isso permite que grandes cavidades sejam esculpidas no volume, e o programa habitacional necessário, um total de 273 apartamentos, esteja contido dentro da "pele" do edifício.

Edifício Residencial Jonas / Orange Architects - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão
© Sebastian van Damme
Edifício Residencial Jonas / Orange Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Cerca, Corrimão
© Sebastian van Damme

A paisagem não se limita aos arredores do edifício, mas penetra profundamente nele. Uma rota comunitária, em forma de cânion, se estende pelo edifício ligando o programa público e coletivo, incluindo a sala de estar, o cinema, o caminho da "montanha", o pátio da "floresta", a "praia" e o bar na cobertura. As instalações comerciais no nível do solo, todas apoiando o conceito e a visão maior de Jonas, fornecem uma dinâmica extra no térreo e no cais. Essa parte do programa também é acessível ao público. O conceito residencial do edifício é apoiado por um gerente comunitário, que está próximo aos moradores e deve ser consultado para assuntos como reserva dos quartos de hóspedes, do estúdio de ioga ou de um carro compartilhado. Ele também é responsável por organizar várias atividades junto com os moradores e locais.

Edifício Residencial Jonas / Orange Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Corrimão
© Sebastian van Damme
Edifício Residencial Jonas / Orange Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Sofá, Janela, Cadeira, Viga
© Sebastian van Damme

O edifício tem um forte foco na vida comunitária, com a inclusão como um dos principais objetivos. 70% dos 273 apartamentos estão na categoria de aluguel médio, tornando a vida em Jonas acessível a vários grupos-alvo.

Edifício Residencial Jonas / Orange Architects - Fotografia de Exterior
© Sebastian van Damme

Além da atenção à sustentabilidade social, Jonas está cheio de elementos tecnicamente sustentáveis. O edifício de energia zero possui um grande número de painéis solares no telhado. A energia sustentável é usada, entre outras coisas, para as instalações mecânicas e sistemas de iluminação. Além disso, um sistema de aquecimento de baixa temperatura se conecta à rede de aquecimento público. A fonte de armazenamento a frio usa a água próxima: Energia Térmica da Água Superficial (TEO). Como resultado, os apartamentos podem ser aquecidos e resfriados.

Edifício Residencial Jonas / Orange Architects - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão
© Sebastian van Damme

Além de fornecer um suprimento de energia à prova do futuro, o projeto visa reduzir o uso de materiais e reutilizar matérias-primas. O impacto ambiental dos materiais foi um importante critério de seleção, e o uso de várias matérias-primas foi considerado em diferentes ocasiões durante o processo. Além disso, a pegada de carbono dos materiais de construção foi constantemente monitorada e otimizada. Por exemplo, o concreto é certificado pela CSC, e pelo menos um quarto do granulado consiste em material reciclado, retirado de resíduos de construção, por exemplo. A madeira é usada tanto dentro quanto fora.

Edifício Residencial Jonas / Orange Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Urbano
© Sebastian van Damme

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:IJburg, 1087 JB Amsterdam, Países Baixos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial Jonas / Orange Architects" [Jonas’ Residential Building / Orange Architects] 17 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000681/edificio-residencial-jonas-orange-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.