Casa RDG / Alexandre Loureiro Architecture Studio

Casa RDG / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Viga
© José Campos

Casa RDG / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa RDG / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Fotografia de Interiores, VigaCasa RDG / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Porta, FachadaCasa RDG / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, FachadaCasa RDG / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Mais Imagens+ 7

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Campos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, Azulima, Duravit, Exporlux, Maxxon, Ofa, Rodi, Rothoblass, Umbelino Monteiro, Weber
  • Arquitetos Responsáveis: Alexandre Loureiro
  • Colaboradores: Ricardo Domingues
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa RDG / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa do Limoeiro é uma casa de veraneio localizada numa pequena vila da Costa Vicentina. A reabilitação desta casa centenária abandonada, trouxe a lume a discussão dicotómica entre tradição e contemporâneidade. O desafio foi, claramente, o de como construir com materiais autóctones, simples, que tradicionalmente estão presentes na cultura local, adaptando-os aos novos desafios do habitar contemporâneo. 

Casa RDG / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, Fachada
© José Campos

A pequena casa estreita de apenas 55m estava organizada de forma simples, porém muito compartimentada. O plano apresentava uma sucessão de pequenos espaços com cerca de 2mX3m dispostos consecutivamente e em continuidade sem grande hierarquia entre eles. Dado o exiguidade do espaço disponível, o projeto criou um "open space" conectando a entrada com o pátio exterior onde se instalam as áreas sociais (cozinha e sala de estar). As áreas privadas, como quartos e instalação sanitária, ocupam as laterais e tomam forma de alcovas.

Casa RDG / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Cadeira
© José Campos
Casa RDG / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Imagem 9 de 12
Planta
Casa RDG / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Dormitório, Prateleira, Viga
© José Campos

Detalhes simples, básicos e secos, em linha com a tradição local, conferem a serenidade e pacatez visual de paredes caiadas a branco. A arquitetura é reduzida ao seu básico. Mínimo. Minimalista. Esta é a essência deste projecto.  A casa apresenta as tradicionais paredes externas de taipa de pisão, divisórias de gaiola de madeira e teto de caniço com o tradicional "salto de rato”.

Casa RDG / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Porta, Fachada
© José Campos

O reaproveitamento do mosaico hidráulico existente e os novos azulejos artesanais produzidos à mão dão um toque humano às zonas de águas contrastando com o piso industrial de betão afagado. Todo o mobiliário é feito de madeira natural, proporcionando uma natural harmonia aos espaços e dando uma sensação de equilíbrio ao ambiente.

Casa RDG / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Banheiro
© José Campos

No geral, esta pequena casa proporciona um sentimento de pertença com sua delicadeza indulgente. O projeto é um exemplo puro de arquitetura em seus fundamentos básicos. Simples não é fácil!

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa RDG / Alexandre Loureiro Architecture Studio" 08 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000564/casa-rdg-alexandre-loureiro-architecture-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.