Habitações Sociais 1737 / HARQUITECTES

Habitações Sociais 1737 / HARQUITECTES - Fotografia de Exterior, JanelaHabitações Sociais 1737 / HARQUITECTES - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaHabitações Sociais 1737 / HARQUITECTES - Fotografia de ExteriorHabitações Sociais 1737 / HARQUITECTES - Fotografia de InterioresHabitações Sociais 1737 / HARQUITECTES - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: HARQUITECTES
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  16509
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Arquitetos Responsáveis: David Lorente, Josep Ricart, Xavier Ros, Roger Tudó
  • Colaboradores: Néstor Morro, Montse Fornés, Guillem Canudas, Nicolás Ortiz, Maya Torres, Meri Mensa, María Espín, Eva Millán, Jorge Suárez, Anna Burgaya
  • Estrutura: JFG Consultores
  • Consultoria Ambiental: Societat Orgànica
  • Acústica: i2A
  • Instalações: Oriol Vidal Enginyeria
  • Telecomunicações: ADR Enginyeria
  • Agrimensor: Carles Bou
  • BIM: Bimetrical
  • Ano De Início: 2017-2019
  • Concurso: 2017. Primeiro Lugar
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Habitações Sociais 1737 / HARQUITECTES - Fotografia de Exterior, Janela
© Adrià Goula
Habitações Sociais 1737 / HARQUITECTES - Imagem 15 de 19
Planta - Implantação
Habitações Sociais 1737 / HARQUITECTES - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. A organização volumétrica do projeto promove a continuidade biológica e lúdica entre a serra das Ferreres e o Parque Agrícola do Llobregat. Neste projeto, propõe-se complementar a circulação longitudinal com novas articulações transversais para promover um acesso mais fácil ao interior do quarteirão. Ao abrir as esquinas internas do conjunto, evitamos os cantos sem saída onde poderiam ocorrer situações de insegurança. Os edifícios são escalonados e adaptados à inclinação natural do terreno.

Habitações Sociais 1737 / HARQUITECTES - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Adrià Goula
Habitações Sociais 1737 / HARQUITECTES - Imagem 16 de 19
Planta
Habitações Sociais 1737 / HARQUITECTES - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Corrimão
© Adrià Goula

Para dar a possibilidade de criação de um jardim com uma arborização frondosa, todo o estacionamento foi implantado sob a projeção do edifício. Apenas os caminhos foram minimamente pavimentados para dar acesso aos núcleos de escadas, enquanto o restante são superfícies drenantes que gerenciam o ciclo da água e consolidam uma vegetação autóctone de arbustivas, azinheiras e alfarrobeiras. A estrutura vertical é formada por planos esbeltos de concreto que configuram o espaço interno e ao mesmo a fachada do edifício. A materialidade do concreto é complementada pelas janelas, com montantes de madeira, heras e tradicionais persianas alicantinas.

Habitações Sociais 1737 / HARQUITECTES - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Adrià Goula
Habitações Sociais 1737 / HARQUITECTES - Imagem 17 de 19
Corte 01
Habitações Sociais 1737 / HARQUITECTES - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Adrià Goula

O projeto ocupa um terreno com muito boas vistas situado em um entorno muito agradável. O edifício é gerado através de um sistema de agregação que potencializa ao máximo as relações entre espaços habitáveis e entorno. Todos os cômodos são voltados para fora, olhando para a paisagem, mas, ao mesmo tempo, como se fosse um grande claustro, eles configuram um átrio central onde se concentram os serviços e as circulações das unidades. Assim, todos os espaços dispõem de uma grande quantidade de luz e de ventilação cruzada natural. Se configuram 3 anéis contínuos: terraço, programa e circulação, deixando no interior do átrio os núcleos de comunicação vertical. As escadas são muito compactas e servem a quatro residências por patamar, atendendo a um total de 136 residências. O átrio central é um espaço protegido e fresco que ventila as escadas e qualifica as residências com um melhor conforto.

Habitações Sociais 1737 / HARQUITECTES - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula
Habitações Sociais 1737 / HARQUITECTES - Imagem 18 de 19
Corte 02
Habitações Sociais 1737 / HARQUITECTES - Fotografia de Interiores
© Adrià Goula

Característica tipológica:
Cada residência é configurada por uma série de módulos iguais (10,6 m2), não hierarquizados, que podem ser utilizados como sala, cozinha ou dormitório. Cada cômodo é rodeado de espaços de transição para o lado de fora: na fachada uma sacada corrida de 1,5 m, para o átrio e, quase simetricamente, um corredor que atua como galeria transformando a circulação em espaço complementar de 1,60 m, onde se incluem banheiros, armazenamento, ou anexos para os demais ambientes. O térreo é entendido como um embasamento, mais denso e que não participa diretamente do átrio. São tipologias mais compactas e convencionais que permitem -seguindo a mesma matriz de espaços- resolver as entradas.

Habitações Sociais 1737 / HARQUITECTES - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
© Adrià Goula
Habitações Sociais 1737 / HARQUITECTES - Imagem 19 de 19
Planta Detalhe
Habitações Sociais 1737 / HARQUITECTES - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira
© Adrià Goula

Propomos uma estrutura híbrida de paredes e lajes de concreto -separando unidades - combinadas com pilares esbeltos que permitem vãos muito curtos e eficientes ao mesmo tempo que caracterizam o espaço de cada uma das unidades.

Habitações Sociais 1737 / HARQUITECTES - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Madeira, Cadeira, Janela
© Adrià Goula
Habitações Sociais 1737 / HARQUITECTES - Fotografia de Interiores
© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Gavá, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Habitações Sociais 1737 / HARQUITECTES" [Viviendas sociales 1737 / HARQUITECTES] 15 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000534/habitacoes-sociais-1737-harquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.