Observatório FLORA / IAAC

Observatório FLORA / IAAC - Fotografia de ExteriorObservatório FLORA / IAAC - Fotografia de Interiores, Floresta, CorrimãoObservatório FLORA / IAAC - Fotografia de Exterior, Cerca, Escada, Fachada, CorrimãoObservatório FLORA / IAAC - Fotografia de Interiores, Bancada, Janela, VigaObservatório FLORA / IAAC - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: IAAC
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Direção De Projeto: Vicente Guallart, Daniel Ibañez
  • Desenvolvimento: Andrea Paola Rubio Paredes, Leif-Andres Vallecillo Riksheim, Lillian Wanjiru Beauttah, Pablo Rafael Herraiz García de Guadiana, Prachi Agarwal, Rachael Margaret Verdugo Pelaez, Romain Jacques Kenny Russe, Roshni Chirag Shah, Shagun Modi, Zani Kerubo Gichuki, Iletutu "Tutu" Ibiyemi Awosika, Kshitij Ramlal Sarote, Mónica Irene Pérez Rivera, Prasidh Choudhary, Agnieszka Szklarczyk, Pongpol Punjawaytegul, Suwapat Rodprasert, Anton Hofstadt
  • Local: Valldaura Labs
  • Direção De Valldaura Labs: Laia Pifarré
  • Suporte: Bruno Ganem, Alex Hadley, Gustavo Escudero
  • Assessoramento: Marziah Zad, Miquel Rodriguez, Elena Orte, Guillermo Sevillano, Ignasi Caus, Miguel Nevado
  • Patrocinadores: Tallfusta, Alberch, Heco Schrauben Ibérica
  • Apoio: Ayuntamiento de Cerdanyola del Vallès
  • Voluntários : Marilia Fernandez Lockwood, Philipp Wienkämper
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Observatório FLORA / IAAC - Fotografia de Exterior, Janela
© Adrià Goula
Observatório FLORA / IAAC - Imagem 31 de 35
Planta - Situação
Observatório FLORA / IAAC - Fotografia de Exterior, Floresta
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. FLORA é um observatório avançado e ecológico construído no Parque Natural de Collserola (Barcelona), e foi desenvolvido por uma equipe de estudantes e pesquisadores do mestrado em Edifícios Ecológicos Avançados e Biocidades (Master in Advanced Ecological Buildings and Biocities - MAEBB).

Observatório FLORA / IAAC - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Adrià Goula
Observatório FLORA / IAAC - Imagem 32 de 35
Axonométrica
Observatório FLORA / IAAC - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula

FLORA é uma instalação de pesquisa científica construída com madeira proveniente da gestão sustentável da floresta circundante, que permite a um pesquisador viver e trabalhar sob as copas. Inspirado nas passarelas florestais da bióloga americana Margaret D. Lowman, o Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC) desenvolveu uma instalação que permite monitorar a natureza e que pode ser adaptada a qualquer floresta do mundo.

Observatório FLORA / IAAC - Fotografia de Exterior, Floresta
© Adrià Goula
Observatório FLORA / IAAC - Imagem 33 de 35
Axonométrica
Observatório FLORA / IAAC - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula

FLORA - Forest Lab for Observational Research and Analysis - é uma estrutura de madeira maciça localizada em Valldaura, na floresta central da área metropolitana de Barcelona: o Parque Natural de Collserola. Com mais de 8,5 metros de altura, o projeto foi construído com pinheiros provenientes da gestão sustentável da floresta circundante, seguindo um rigoroso processo de rastreabilidade da madeira. Os estudantes, participantes do mestrado do IAAC, cortaram e processaram setenta árvores para criar painéis de madeira laminada cruzada, vigas laminadas e elementos de madeira maciça. FLORA será usado para hospedar por um curto período de tempo um pesquisador que estudará a biodiversidade do parque e utilizará a nova estação meteorológica da instalação.

Observatório FLORA / IAAC - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula
Observatório FLORA / IAAC - Imagem 34 de 35
Planta
Observatório FLORA / IAAC - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula

O Parque de Collserola é o espaço natural mais extenso da área metropolitana de Barcelona, com mais de 8.000 hectares, e está exposto aos riscos próprios das florestas mediterrâneas, especialmente neste momento em que estão sujeitas às longas secas e aos efeitos das mudanças climáticas. Nesse sentido, FLORA é a primeira estrutura a qual permite a observação de sua cobertura vegetada e a realização de um acompanhamento da evolução dos ecossistemas.

Observatório FLORA / IAAC - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula
Observatório FLORA / IAAC - Imagem 35 de 35
Corte
Observatório FLORA / IAAC - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula

Materiais "quilômetro zero". Os alunos do programa MAEBB realizaram uma pesquisa adicional para analisar a biodiversidade da floresta e identificar os diferentes habitantes do subsolo, da superfície, da floresta e do céu. Este estudo permitiu-lhes discernir sobre as estruturas e dimensões necessárias para desenvolver a construção e, o que é mais importante, o tipo de material que poderia ser utilizado.

Observatório FLORA / IAAC - Fotografia de Exterior, Janela
© Adrià Goula
Observatório FLORA / IAAC - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© Adrià Goula

Desde a sua construção até o uso final, o projeto FLORA está baseado na filosofia de "quilômetro zero". O principal material de construção é a madeira, obtida do próprio ambiente, sem necessidade de uma cadeia de suprimentos. O Parque de Collserola é composto por uma grande variedade de árvores e plantas que requerem ações de gestão sustentável para permitir que a floresta e a biodiversidade que abriga se desenvolvam de forma eficiente.

Observatório FLORA / IAAC - Fotografia de Exterior, Corrimão
© Adrià Goula
Observatório FLORA / IAAC - Fotografia de Interiores, Cerca, Corrimão, Jardim
© Adrià Goula

Setenta pinheiros foram derrubados para fornecer o material de construção necessário. Estas árvores foram extraídas e coletadas na área de Valldaura com base no Plano de Gestão Florestal Sustentável aprovado em Collserola. Os estudantes processaram os pinheiros coletados usando a serraria e uma pequena prensa de CLT das quais dispõe Valldaura Labs.

Observatório FLORA / IAAC - Fotografia de Interiores, Floresta, Corrimão
© Adrià Goula
Observatório FLORA / IAAC - Fotografia de Exterior, Cerca, Escada, Fachada, Corrimão
© Adrià Goula

O núcleo de CLT repousa sobre quatro pilares de madeira laminada colada de 30 x 30 cm. As pontes são de madeira laminada colada; a mais longa delas mede cerca de 12 metros. Todos esses componentes foram fabricados individualmente e montados com um guindaste em uma complexa sequência de instalação. A estrutura de CLT é protegida por duas camadas de painéis de cortiça natural que fornecem isolamento térmico e acústico.

Observatório FLORA / IAAC - Fotografia de Exterior, Escada, Corrimão
© Adrià Goula
Observatório FLORA / IAAC - Fotografia de Interiores, Bancada, Janela, Viga
© Adrià Goula

A malha que envolve o volume, inspirada nos ninhos, foi projetada digitalmente e tecida à mão. Com ela pretende-se camuflar melhor o projeto permitindo que as plantas se espalhem sobre ele. Dessa forma, é possível misturar ainda mais a estrutura com a floresta a fim de ocultá-la da fauna circundante.

Observatório FLORA / IAAC - Fotografia de Interiores, Viga, Janela
© Adrià Goula
Observatório FLORA / IAAC - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Viga
© Adrià Goula

FLORA abriga ainda uma rádio ornitológica, ninhos de pássaros, espaço de trabalho e projeção, bem como espaços para a observação das aves. Com isso, o projeto busca a imersão na natureza e a criação de um protótipo ecológico interativo.

Observatório FLORA / IAAC - Fotografia de Exterior, Janela
© Adrià Goula

Instalação de pesquisa científica para estudar a floresta. Este observatório se inspira no excelente trabalho da bióloga americana Margaret D. Lowman, conhecida como Canopy Meg, considerada a pioneira da ciência da ecologia florestal. Ela passou os últimos 30 anos projetando balões aerostáticos e passarelas que podem ajudar a explorar e resolver os mistérios das florestas do mundo, especialmente a grande diversidade de insetos e a saúde do ecossistema.

Observatório FLORA / IAAC - Fotografia de Exterior, Floresta
© Adrià Goula

O dossel florestal é o habitat formado pelas copas das árvores onde costuma viver uma grande diversidade de animais, já que as condições são ótimas para algumas espécies. Estas protegem o solo da floresta interceptando e favorecendo a percolação de 60-90% da água da chuva ou neve para o solo, ao mesmo tempo em que atuam como reguladores naturais para conservar as raízes em caso de fortes precipitações. Elas também nutrem o solo produzindo folhagem, fazendo com que mantenha sua fertilidade.

Observatório FLORA / IAAC - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula

A conservação do dossel florestal é fundamental para garantir o ciclo da água, já que grande parte da água absorvida pelas árvores é recirculada na atmosfera através da fase de transpiração. Além disso, seu estudo é muito útil para a pesquisa da mitigação das mudanças climáticas por fornecer informações para analisar a absorção, armazenamento e fluxo do carbono.

Observatório FLORA / IAAC - Fotografia de Exterior, Janela
© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Parque Natural de la Sierra de Collserola, Ctra. de l'Església, 92, 08017 Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Observatório FLORA / IAAC" [Observatorio FLORA / IAAC] 16 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000531/observatorio-flora-iaac> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.