Moradia Estudantil Maison de la Chine / Atelier FCJZ + CAAU

Moradia Estudantil Maison de la Chine / Atelier FCJZ + CAAU - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaMoradia Estudantil Maison de la Chine / Atelier FCJZ + CAAU - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaMoradia Estudantil Maison de la Chine / Atelier FCJZ + CAAU - Fotografia de ExteriorMoradia Estudantil Maison de la Chine / Atelier FCJZ + CAAU - Fotografia de Exterior, Fachada, AçoMoradia Estudantil Maison de la Chine / Atelier FCJZ + CAAU - Mais Imagens+ 31

  • Arquitetos Responsáveis: Yung Ho Chang, Lijia Lu
  • Equipe De Projeto: Cheng Yishi, Simon Lee, Meng Yao
  • Cliente: The Cité Internationale Universitaire de Paris (CIUP)\ Beijing Capital Group
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Moradia Estudantil Maison de la Chine / Atelier FCJZ + CAAU - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Fangfang Tian

Uma exposição permanente de arquitetura - Este projeto está localizado na Cité Internationale Universitaire de Paris (CIUP) no 14º arrondissement. Uma cidade universitária que foi estabelecida em 1925 para fornecer moradia, principalmente para estudantes internacionais, e que agora possui mais de 40 edifícios residenciais nomeados em homenagem a diferentes países. O complexo é conhecido por sua notável coleção de arquitetura, como o 'Collège Néerlandais' (Colégio da Holanda, 1926) projetado por Willem M. Dudok, o 'Pavilhão Suisse' (Pavilhão da Suíça, 1930) por Le Corbusier, a 'Maison du Brésil' (Casa do Brasil, 1954) por Lucio Costa e Le Corbusier, e o 'Pavilhão de L'Iran' (Pavilhão do Irã, 1969) por Claude Parent.

Moradia Estudantil Maison de la Chine / Atelier FCJZ + CAAU - Imagem 35 de 36
Diagrama
Moradia Estudantil Maison de la Chine / Atelier FCJZ + CAAU - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
Pavillon Suisse por Le Corbusier

A "Casa da China" há muito esperada - Em 1930, o estudante chinês de arquitetura Yu Ping-Lih na França propôs uma Maison Chinoise, ou Zhongguo Xueshe em chinês, como seu projeto de conclusão de curso, já que a CIUP havia alocado um lote para a China sem custo. No ano anterior, a Associação para a Realização da Maison Chinoise na Cité Universitaire de Paris foi organizada por estudantes chineses de várias universidades em Paris e publicou um manifesto implorando ao governo chinês na época que financiasse um projeto tão importante, mas não obteve sucesso. Os desenhos de Yu foram mantidos no arquivo da Universidade do Sudeste em Nanjing. Finalmente, em 2017, um concurso de projeto foi realizado para elaborar uma proposta para a "Casa da China" com o nome oficial de Fondation de Chine. O projeto de FCJZ x CAAU foi selecionado como a proposta vencedora em um grupo de cinco equipes sino-francesas.

Moradia Estudantil Maison de la Chine / Atelier FCJZ + CAAU - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Urbano
© Fangfang Tian
Moradia Estudantil Maison de la Chine / Atelier FCJZ + CAAU - Imagem 30 de 36
Plan, ourtesy of Coldefy+Atelier FCJZ
Moradia Estudantil Maison de la Chine / Atelier FCJZ + CAAU - Fotografia de Exterior, Janela
© Fangfang Tian

Interagindo com a paisagem - A Fondation de Chine, comumente conhecida como Zhongguo Xueshe ou Maison de la Chine, ocupa um lote bastante estreito na borda sul da CIUP, com um campo de esportes na fronteira norte e o Boulevard Périphérique (anel viário) ao sul.

Moradia Estudantil Maison de la Chine / Atelier FCJZ + CAAU - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Fachada, Corrimão
© Fangfang Tian
Moradia Estudantil Maison de la Chine / Atelier FCJZ + CAAU - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Fachada, Corrimão, Aido
© Fangfang Tian

A ideia inicial para essa instalação era compor os 300 dormitórios de ocupação individual com um salão de atividades culturais para 500 pessoas em uma "comunidade conceitual". Em seguida, para se ajustar melhor ao terreno, a forma foi simplificada gerando um loop, principalmente após estudar o tipo de habitação familiar Tu Lou do sul da China, que significa "edifício de terra" em chinês, tipicamente construído com terra compactada. Além disso, essa mesma tipologia possui outro nome, Da Yuan Lou ou "grande edifício circular", por sua configuração característica.

Moradia Estudantil Maison de la Chine / Atelier FCJZ + CAAU - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Fangfang Tian
Moradia Estudantil Maison de la Chine / Atelier FCJZ + CAAU - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fangfang Tian

O projeto de Le Corbusier para o Pavilhão Suisse foi centrado no conceito de vida saudável que tanto valorizamos hoje. Portanto, com Tu Lou como nossa principal inspiração, organizamos os quartos do dormitório na forma de um anel irregular e aberto em torno de um pátio central para permitir que a vida estudantil se desenrole em um ambiente natural e agradável. A área circundante e a cobertura do prédio são projetadas como jardins, enquanto a escada no pátio central une ainda mais uma série de plataformas, criando uma paisagem vertical no coração do volume. Após aprovar nossa proposta de projeto, o cliente nomeou poeticamente o prédio de He Yuan, que significa o "Jardim da Harmonia".

Moradia Estudantil Maison de la Chine / Atelier FCJZ + CAAU - Fotografia de Exterior
© Fangfang Tian
Moradia Estudantil Maison de la Chine / Atelier FCJZ + CAAU - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Fangfang Tian

Materialidade com DNA cultural - Para criar uma conexão com a cultura chinesa por meio da construção e não do estilo ou imagem, como no projeto de Yu em 1930, os tijolos de argila cinza foram utilizados como material principal na fachada exterior, assentados por meio de várias técnicas inspiradas no trabalho tradicional da antiga China, incluindo Die Se ou o "balanço de tijolos". Com isso, alcançamos porosidade e relevo na parede, bem como beirais projetados para assumir os detalhes como formas arquitetônicas expressivas.

Moradia Estudantil Maison de la Chine / Atelier FCJZ + CAAU - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Fangfang Tian
Moradia Estudantil Maison de la Chine / Atelier FCJZ + CAAU - Fotografia de Exterior, Fachada, Aço
© Fangfang Tian

Ao mesmo tempo, a ondulação na fachada do prédio é uma medida para expressar a individualidade dos quartos, e consequentemente de seus residentes, enquanto aborda a questão da poluição sonora do Périphérique. Um brise de madeira reveste toda a fachada interna ao redor do pátio e, juntamente com os tijolos de argila na fachada externa, essa composição de materiais reitera mais uma vez a definição antiga chinesa de arquitetura como Tu Mu ou terra e madeira, permanecendo assim um projeto local, já que os tijolos do edifício foram feitos à mão na Europa.

Moradia Estudantil Maison de la Chine / Atelier FCJZ + CAAU - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Fangfang Tian

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:14th Arrondissement, Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Moradia Estudantil Maison de la Chine / Atelier FCJZ + CAAU" [Maison de la Chine Dorms / Atelier FCJZ + Coldefy] 05 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000209/moradia-estudantil-maison-de-la-chine-atelier-fcjz-plus-caau> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.