Exposição Miniatura no Studio-X Rio

Exposição Miniatura no Studio-X Rio

A exposição reúne desenhos, colagens e maquetes que evocam arquiteturas e paisagens absurdas.

Texto por Vanessa Grossman.

"É a cidade que está fora de escala, deformada, deslocada temporalmente, ou o lote, o edifício, ambos? É do encontro entre a incongruência da paisagem material e da cultura arquitetônica das metrópoles — que em São Paulo atingiu o estatuto de aberração — e a proeminência da paisagem natural, americana, desmedida, condicionando cenários urbanos como os do Rio de Janeiro ou Santiago do Chile —que derivam as estratégias e operações propostas por Miniatura. Quisera o arquiteto ou o urbanista ter imaginado as diferentes escalas, formas e formações (minerais, geológicas), e temporalidades que nelas coexistem.

Se a incongruência do construído é descontextualizada formal, temporal, e espacialmente nos desenhos e maquetes, sintetizando escalas e situações fantásticas, a questão da forma, do tempo, do espaço e sua dimensão é novamente complicada quando o edifício é reinserido nas paisagens variadas das fotografias. Ao isolar, ou recontextualizar, Miniatura transfere e testa os procedimentos (sobrepor, estreitar, incrustar, seccionar, estratificar, girar, deslocar, iluminar, emparedar, inundar), levando-os ao extremo. Todavia, as imagens apresentadas nem sempre consistem em fotomontagens.

Courtesy of Studio-X Rio
Courtesy of Studio-X Rio

O que é real ? O que foi imaginado ? 

Como em Todos os fogos o fogo, em que cada uma das “figuras” propostas pelo escritor argentino Julio Cortázar se relaciona com as outras em distintos espaços e temporalidades, dos quais elas podem sair e entrar - Paris, Buenos Aires, Cuba, uma ilha grega, Roma Antiga, Beirute - Miniatura busca relações análogas não na ficção mas no real incôngruo, lembrando-nos de que ele muitas vezes supera a i-maginação do arquiteto. Não é preciso pintar o sonho e escapar através de uma rachadura na parede, como no mundo miniaturizado evocado por Bachelard: o mero absurdo das ruas é ainda a maior fonte de liberdade para os prisioneiros voluntá-rios da arquitetura."

  • Título

    Exposição Miniatura
  • Organizadores

    Studio-X Rio
  • De

    04 de Março de 2013 06:30 PM
  • Até

    06 de Abril de 2013 11:59 PM
  • Onde

    Studio-X Rio
  • Endereço

    Praça Tiradentes, 48, Rio de Janeiro

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição Miniatura no Studio-X Rio" 18 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-99984/exposicao-miniatura-no-studio-x-rio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.