Lançamento do livro: Arquitetura Moderna no Recife : 1949-1972

Lançamento do livro: Arquitetura Moderna no Recife : 1949-1972

O Recife possui um valioso patrimônio da chamada Arquitetura Moderna que, apesar de desconhecido do grande público, vem sendo prestigiado internacionalmente desde os anos 1940, com a exposição Brazil Builds, organizada pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa), em 1942, que exibiu três projetos pernambucanos. O tema, objeto de estudos da arquiteta e urbanista Guilah Naslavisky, foi transformado no livro “Arquitetura moderna no Recife 1949 – 1972”, que será lançado no dia 28 de fevereiro, às 18h30, no Museu da Cidade do Recife.

A publicação estuda e identifica as edificações que constituem exemplares notáveis do patrimônio arquitetônico do Recife, como os edifícios Pirapama (Boa Vista), Acaiaca (Boa Viagem) e o edifício-sede do Bandepe (hoje Santander, Bairro do Recife), destacando o trabalho dos arquitetos Acácio Gil Borsoi, Delfim Amorim e Mario Russo e dos alunos da então Universidade do Recife, hoje UFPE. O livro, que contém cerca de 200 fotografias, tem como objetivo sensibilizar a população em relação ao que de melhor possui o Recife, o valor desses imóveis, o uso e a preservação do patrimônio artístico.

“Arquitetura moderna no Recife 1949-1972” tem como público-alvo os profissionais do setor, estudantes universitários, pesquisadores, como também espera contribuir para a formação de artistas e artesãos, imprescindíveis às atividades de restauro. O prefácio e a apresentação são dos arquitetos Carlos Lemos e Sônia Marques.

O projeto foi beneficiado pela Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura da Cidade do Recife, com apoio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e parceria da Vital Engenharia Ambiental. Produção Cultural de Edileusa da Rocha, com Assistência de Produção de Margarida Dantas. Projeto Gráfico e Capa, Gisela Abad. Fotografia de Eduardo Aguiar, Fred Jordão, Nani Azevedo e Eudes Santana (Capa).

  • Título

    Lançamento do livro: Arquitetura Moderna no Recife : 1949-1972
  • Organizadores

    arqDEBATES
  • De

    28 de Fevereiro de 2013 06:30 PM
  • Até

    28 de Fevereiro de 2013 11:59 PM
  • Onde

    Museu da Cidade do Recife
  • Endereço

    Forte das Cinco Pontas, Recife

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento do livro: Arquitetura Moderna no Recife : 1949-1972" 20 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-99803/lancamento-do-livro-arquitetura-moderna-no-recife-1949-1972> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.