O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. Portugal
  5. CVDB arquitectos
  6. 2012
  7. Escola Secundária ES/EB3 Braamcamp Freire / CVDB arquitectos

Escola Secundária ES/EB3 Braamcamp Freire / CVDB arquitectos

Escola Secundária ES/EB3 Braamcamp Freire / CVDB arquitectos
Escola Secundária ES/EB3 Braamcamp Freire / CVDB arquitectos, © invisiblegentleman.com
© invisiblegentleman.com

© invisiblegentleman.com © invisiblegentleman.com © invisiblegentleman.com © invisiblegentleman.com + 16

  • Arquitetos

  • Localização

    Pontinha, Lisboa
  • Equipe de Projeto

    Cristina Veríssimo, Diogo Burnay, Tiago Santos, João Falcão, Rodolfo Reis, Joana Barrelas, Adam Pelissero, André Barbosa, , Ângelo Branquinho, Ari Nieto, Guilherme Bivar, Hugo Nascimento, Inês Carrapiço, Irune Ardanza, José Maria Lavena, Leonor Vaz Pinto, Luigi Martinelli, Miguel Travesso, Silvia Amaral, Silvia Maggi
  • Paisagismo

    F&C Arquitectura Paisagista
  • Engenharia

    AFAconsult
  • Área

    15800.0 m2
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

© invisiblegentleman.com
© invisiblegentleman.com

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Secundária Braamcamp freire localiza-se no centro histórico da Pontinha, Lisboa. O terreno tem aproximadamente 17.379 m2 e é caracterizado por uma topografia acentuada, enquadrado no tecido urbano a Nascente, Sul e Poente e a Norte por um terreno não construído com uma elevada pendente que constitui o vale. A Escola Secundária Braamcamp Freire era originalmente constituída por um conjunto de pavilhões (“Projecto 3x3” - projecto normalizado) e inaugurada em 1986. A escola tinha cinco pavilhões iguais, com dois pisos de implantação quadrada, e um pavilhão central, com um piso. Os pavilhões organizavam-se ao longo de um eixo distribuidor central, com orientação Nascente / Poente, ligados entre si através de passadiços exteriores cobertos. A escola Incluía, ainda, um pavilhão gimnodesportivo e campos de jogos e recreio exteriores.

© invisiblegentleman.com
© invisiblegentleman.com

O projecto para a reabilitação do edifício integra-se no Programa de Modernização das Escola do Ensino Secundário (P.M.E.E.S.), implementado pela Parque Escolar, E.P.E., a partir de 2007. O P.M.E.E.S. tem como objectivo a reorganização do espaço escolar a partir da articulação dos diferentes sectores funcionais, tendo em vista o funcionamento integrado do edifício e a sua abertura à comunidade exterior.

© invisiblegentleman.com
© invisiblegentleman.com

O projecto baseia-se na restruturação da tipologia pavilhonar, através da concepção de um edifício único, com circulação interior. O estabelecimento de ligações entre os pavilhões existentes é proposto, através da construção de novos corpos intercalares. A demolição de dois pavilhões existentes foi necessária para garantir a integração do novo programa e a articulação de todos os corpos construídos. O conceito de learning street é integrado num percurso contínuo que abrange os dois níveis do edifício. Esse percurso é constituído por uma sucessão de espaços interiores, relacionados com diferentes situações de aprendizagem, sobretudo informal. A learning street articula os vários sectores funcionais da escola. As zonas de permanência integradas no percurso contribuem para fomentar a proximidade entre o aluno, os vários programas educativos e a comunidade escolar.

© invisiblegentleman.com
© invisiblegentleman.com

A escola estrutura-se em torno de uma praça central - learning square, complementar à learning street, cuja relação com os restantes espaços de recreio permite uma adequada integração na topografia do território e na paisagem. A learning square é um espaço exterior de carácter social. A Norte a praça é aberta para uma área de recreio e de campos de jogos. Essa ligação é conseguida através de um anfiteatro em rampa, pontuado por pilares e coberto pelo corpo de salas de aula existente no piso superior. Os pilares integram vazios, que lhes conferem um carácter lúdico e que possibilitam diversos tipos de interacção (sentar, atravessar, encostar, conversar, entre outros).

© invisiblegentleman.com
© invisiblegentleman.com

As fachadas da escola são constituídas, essencialmente, por elementos de betão à vista e por painéis pré-fabricados em betão armado. O recurso a esta solução permite reduzir os custos de manutenção. Os painéis foram desenhados com o objectivo de resolverem eficazmente questões relacionadas com exposição solar de cada fachada.

© invisiblegentleman.com
© invisiblegentleman.com

No interior do edifício são utilizados materiais resistentes, adequados ao uso intensivo e pouco exigentes relativamente a acções de manutenção. Os espaços lectivos e administrativos são caracterizados pela sobriedade dos materiais utilizados. Os espaços de circulação são pontuados por espaços de permanência, constituídos por nichos pintados com cores vibrantes.

Plan
Plan

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
CVDB arquitectos
Escritório
Cita: "Escola Secundária ES/EB3 Braamcamp Freire / CVDB arquitectos" [Braamcamp Freire / CVDB arquitectos] 21 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/98820/escola-secundaria-es-slash-eb3-braamcamp-freire-slash-cvdb-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.