O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estruturas E Instalações
  4. Equador
  5. ERDC Arquitectos
  6. 2012
  7. Espaço Habitável de Concreto, Madeira e Vidro / ERDC Arquitectos

Espaço Habitável de Concreto, Madeira e Vidro / ERDC Arquitectos

Espaço Habitável de Concreto, Madeira e Vidro / ERDC Arquitectos
Espaço Habitável de Concreto, Madeira e Vidro / ERDC Arquitectos, © Pablo Puente
© Pablo Puente

© Pablo Puente © Pablo Puente © Pablo Puente © Pablo Puente + 37

  • Arquitetos

  • Localização

    Quito, Equador
  • Equipe de Projeto

    Javier Mera, Daniel Moreno, Pablo Puente
  • Colaboradores

    Manuel Mera, Eduardo Pazmiño, Víctor Bolaños, Luis Ramírez, Daniel Mera, Paz Villagomez, Claudia Ponce, Diana Callejas
  • Área

    64.0 m2
  • Ano

    2012
  • Fotografías

    Pablo Puente

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sem partir do imaginário de uma casa, escritório ou espaço pré-concebido, sem uma necessidade funcional específica, se busca criar um sistema construtivo que se adapte a diversidade espacial que cada usuário ou cada atividade requer, gerando diversos tipos de espaços. A arquitetura responde a uma simplicidade absoluta. Sistema que que busca ser o mínimo, o indispensável, a menor quantidade de peças. De fácil montagem, rápida, auto-portante, resistente, com presença no espaço, que delimite e envolva.

© Pablo Puente
© Pablo Puente

A regra do jogo determina unicamente 2 tipos de peças moduladas estruturais, se travam, se montam, se apoiam e/ou suspendem. Assegurando estabilidade e versatilidade na montagem. Além disso cada peça cumpre um papel específico, fazendo com que suas aplicações sejam indefinidas e diversificadas. A primeira peça é larga e serve para estabilizar o sistema no piso ou também pode ser utilizada como viga, sua forma em seus dois extremos faz com que se combinem rapidamente com o seguinte corpo. a segunda peça de forma retangular cumpre outro requerimento, pode ser utilizada como limite horizontal tanto no piso como em cobertura e além disso estabiliza a estrutura na horizontal colocado no plano X como no Y.

© Pablo Puente
© Pablo Puente

Os dois pré-fabricados são de concreto liso, utilizando o sistema de painéis de Hormi2, com o objetivo de aliviar a estrutura, usando uma menor quantidade de concreto. A lógica de concreto armado determina que a cada 1,2 metros vão buracos que além de formar os eixos verticais e horizontais de montagem com as peças por meio de tensão, equilíbrio de forças e trava, são também dutos para as instalações. Esta forma de concreto armado faz com que na viga existam cinco possibilidades para receber outra peça e o módulo retangular tem um eixo estrutural no centro e incluso, pode receber articulações em todas as suas bordas. Dessa maneira pode-se dispor como o usuário e as circunstâncias requererem.

© Pablo Puente
© Pablo Puente

Como aporte espacial complementar se usa painéis de madeira básicos, os quais cumprem a função de fechamento e definem os espaços. Também se pode usar vidro sem marcos, colocado de tal forma que seja ausência, e feche espaços, articulando de uma forma adequada o interior com o exterior. É um resultado honesto, se pode ver como é construído e como se conjuga para ser suportado. Por outro lado, se utilizam contrastes, valendo-se um do outro, é interior e ao mesmo tempo é exterior sem marcar delimitações ou barreiras, valendo-se da permeabilidade que permite que os corpos projetados marquem uma sombra definida por meio da luz.

© Pablo Puente
© Pablo Puente

Finalmente sua aplicação poderia resolver habitação, escritório, espaços de comércio, espaços educativos e comunitários, mas sobre tudo, espaços para situações emergentes pela sua rapidez de execução.

Planta
Planta

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Espaço Habitável de Concreto, Madeira e Vidro / ERDC Arquitectos" [Espacio Habitable de Hormigón, Madera y Vidrio / ERDC Arquitectos] 19 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Márquez, Leonardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/98220/espaco-habitavel-de-concreto-madeira-e-vidro-slash-erdc-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.