O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Instituto
  4. Holanda
  5. DP6 Architectuurstudio
  6. 2012
  7. Faculdade de Transporte Marítimo / DP6

Faculdade de Transporte Marítimo / DP6

Faculdade de Transporte Marítimo / DP6
Faculdade de Transporte Marítimo / DP6, © Marcel van der Burg
© Marcel van der Burg

© Marcel van der Burg © Christian Richters © Marcel van der Burg © Marcel van der Burg + 16

  • Arquitetos

    DP6
  • Localização

    Anthony fokkerweg, Roterdão, Holanda
  • Equipe de projeto

    Robert Alewijnse, Chris de Weijer Dardo Mantel, Harrie Hupperts, Jimmy van de Aa, Tim Sluiter, Alvaro Novas Filgueira, Sarina Gomez
  • Consultores

    Pieters Bouwtechniek, Nelissen ingenieursbureau, Basalt Bouwadvies
  • Empreiteiros

    Heerkens van Bavel, Wolter & Dros, Alewijnse Delft
  • Cliente

    STC-group
  • Área

    7,600 m²
  • Ano

    2012
  • Fotografias

© Christian Richters
© Christian Richters

Descrição enviada pela equipe de projeto. A faculdade de Transporte Marítimo (STC) é um instituto de formação profissional que oferece cursos de nível mais baixos e intermediários que servem toda a cadeia de embarque, portos, transportes e logística,  navios cargueiros de petróleo e indústrias químicas. O edifício contribui para a requalificação do bairro Waalhaven de Roterdão como um local para escritórios comerciais e centros educacionais.

© Christian Richters
© Christian Richters

O projeto mostra uma aparência impressionante e única, com um caráter arrojado que combina com a atmosfera de bordo e os ambientes do cais. A frente do edifício foi aberta para atuar como uma vitrine do que o STC tem para oferecer, enquanto que, ao mesmo tempo, fornece a necessária transparência para permitir que os alunos  mantenham uma ligação com a ação no mundo real do porto de Roterdão. Graças aos seus muitos laços fortes com todos os segmentos da indústria no mundo do embarque, transporte, portos e produção, a STC é capaz de rejuvenescer constantemente seu currículo, principalmente quando  cursos de campo são a preocupação. A fim de capacitar os alunos a adquirir experiência prática, a STC opera simuladores.

Planta
Planta

O edifício foi especialmente adaptado para acomodar estas instalações, resultando em um layout transparente, claro e aberto. O edifício compreende um sistema de salas empilhadas. No piso térreo, o núcleo do edifício respira a atividade das docas com uma sala de oficina com contêineres, um de veículos pesados ​​e um guindaste. A rota continua a um salão de pé-direito duplo, contendo um restaurante voltado para o sul. Acima dele está um corredor com salas de estudo e um centro multi-mídia com paredes abertas construídas de cordas grossas de transporte marítimo. Este andar também acomoda o centro esportivo. O percurso termina no piso superior, que oferece uma vista de Waalhaven e acomoda as instalações educacionais de nível intermédiário de ensino e salas de conferências.

© Christian Richters
© Christian Richters

O projeto inclui um conceito estrutural simples constituído por uma estrutura de aço de apoio carregando lajes de concreto com núcleo oco. O uso de quatro linhas de apoio resultou em três zonas, com grandes vãos de cerca de 11 metros. Os mezaninos das salas foram criados simplesmente omitindo uma série de lajes de concreto. O resultado é um edifício flexível, com uma disposição que pode ser facilmente adaptada para futuras utilizações diferentes. A estrutura permanece visível em todo o edifício, com as junções de aço, treliças e cruzes de estabilização que contribuem para uma atmosfera do edifício que combina com o mundo da navegação e transporte. O projeto utiliza materiais modernos, resistentes e funcionais para criar um edifício de baixa manutenção e robustez.

Corte
Corte

No lado de Waalhaven apresenta uma parede com suporte de carga oferecendo uma vista de fora diretamente para o centro do edifício. Em cada extremidade dele, volumes azuis fechados com revestimento vertical, fornecem uma referência inconfundível ao transporte rodoviário e contêineres. A maior parte das instalações de ensino e salas de aula estão localizadas ao longo do comprimento do edifício, com um padrão regular e fachada funcional de vidro otimizada para acesso da luz do dia.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Faculdade de Transporte Marítimo / DP6" [Shipping and Transport College / DP6] 16 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/97822/faculdade-de-transporte-maritimo-slash-dp6> ISSN 0719-8906