O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Portugal
  5. Hilberink Bosch Architects
  6. 2011
  7. Casa de Férias no Algarve / Hilberink Bosch Architects

Casa de Férias no Algarve / Hilberink Bosch Architects

Casa de Férias no Algarve / Hilberink Bosch Architects
Casa de Férias no Algarve / Hilberink Bosch Architects, © René de Wit
© René de Wit

© René de Wit © René de Wit © René de Wit © René de Wit + 16

© René de Wit
© René de Wit

Descrição enviada pela equipe de projeto. No Algarve, a Sul de Portugal, a transição da costa até à zona montanhosa é feita por uma paisagem ascendente. As estruturas da agricultura, das vinhas e dos pomares, parecem saídas de um cenário idílico. Desenhámos a casa de férias para um Diretor Holandês num lote típico no meio de um olival. O foco principal do desenho da casa incidiu na vida exterior, no sol, na vista fantástica sobre o oceano e os encontras da família e dos amigos.

© René de Wit
© René de Wit

A casa está situada no ponto mais elevado do terreno. Consiste em três volumes, cada um com uma cobertura torcida e uma função específica: sala de estar, piscina e quarto de visitas. Os diferentes volumes e a cobertura estão ligeiramente deslocados entre si, seguindo a trama desenhada. A casa é construída com técnicas e materiais tipicamente portugueses, utilizados de um modo contemporâneo. De longe, a residência parece emergir na envolvente pelas diferentes coberturas, alturas, materiais e cores.

© René de Wit
© René de Wit

À medida que nos aproximamos da casa, pelos caminhos no meio do olival, a casa parece alta e introvertida. A parede de estuque branca protege os convidados dos ventos de Inverno e garante privacidade dos vizinhos mais próximos. Atrás dessa parede, a construção abre-se para o Sol e para a Natureza envolvente. Uma estrutura firme de madeira sustém as diferentes coberturas, elevando-os ligeiramente a cima das paredes. Com esta estratégia, a luz solar entra na casa durante todo o dia, criando espaços acolhedores. As grandes saliências juntamente com as fachadas de vidro fazem uma suave transição entre o interior e o exterior, com especial destaque para a vida exterior. A zona de estar e o quarto de visitas estão ligados por uma longa escada ao longo da piscina. A piscina com uma cobertura a céu aberto e terraços generosos é o espaço central do edifício, conectando todos os diferentes programas e espaços.

© René de Wit
© René de Wit

A vida no Portugal solarengo é feita à volta da piscina e nos terraços que o rodeiam, com sombra sempre por perto, devido às diferentes coberturas. A casa elegante desfruta da paisagem sobre o pomar histórico espreitando ainda o oceano. Uma casa com uma receção calorosa.

Planta
Planta

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa de Férias no Algarve / Hilberink Bosch Architects" [Holiday Home in the Algarve / Hilberink Bosch Architects] 12 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/97355/casa-de-ferias-no-algarve-slash-hilberink-bosch-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.