Começa a exposição Ai Weiwei Interlacing no MIS

Começa a exposição Ai Weiwei Interlacing no MIS

Como publicado anteriormente aqui no Archdaily Brasil, a mostra inédita de Ai Weiwei em toda a América está em exposição no MIS - Museu da Imagem e do Som em São Paulo. Com curadoria de Urs Stahel, a Ai Weiwei Interlacing é uma reunião de centenas de fotos, vídeos e textos do artista chinês que fazem parte de sua produção entre 1983 e 2011.

Além de dar uma dimensão da criação visual de Ai Weiwei, artista chinês considerado um dos mais influentes na arte contemporânea atual, a exposição mostra seu caráter multifacetado marcado pelo ativismo social e pela criação de redes que entrelaçam arte e vida.

Os onze grupos de obras que compõem a exposição – Provisional Landscapes [Paisagens provisórias], Beijing Airport Terminal 3 [Aeroporto de Pequim, terminal 3], Bird’s Nest [Ninho de pássaro], Study of Perspective [Estudo de perspectiva], Fairytale Portraits [Retratos de contos de fadas], Earthquake [Terremoto], Shanghai Studio [Estúdio de Xangai], Cell Phone Photos [Fotos de celular], Blog Photographs [Fotos de blog], New York Photographs [Fotos de Nova York] e Beijing Photographs [Fotos de Pequim] – permitem entender a dimensão e abrangência da obra desse proeminente artista que vai muito além das questões eminentemente estéticas e embebe sua produção com uma crítica da vida política e social na grande potência mundial que é o seu país.

Concebida pelo Fotomuseum Whinterthur, Suíça, e exibida também no Jeu de Paume, Paris, a exposição é apresentada pela primeira vez fora da Europa em um momento em que o artista, dissidente político e crítico ferrenho da ausência de liberdade de expressão individual na China, encontra-se cerceado em prisão domiciliar. 

Para que sua visita se transforme em uma nova experiência – que envolva não apenas seu imaginário, mas também seu corpo –, o visitante é convidado a retirar seus calçados antes de entrar no espaço expositivo. Dessa forma, o MIS propõe uma aproximação com costumes presentes na cultura de países como a China e o Japão, nos quais os sapatos devem ficar do lado de fora de casas e templos. Com este gesto, além de deixar as impurezas para trás e abrir-se ao novo, pode-se também se aproximar de uma realidade vivida pelo artista e por muitos chineses, quando são “convidados” pelas autoridades a retirar seus sapatos para serem revistados.

  • Título

    Ai Weiwei Interlacing
  • Organizadores

  • De

    07 de Fevereiro de 2013 12:00 AM
  • Até

    14 de Abril de 2013 12:00 AM
  • Onde

    MIS - Museu da Imagem e do Som
  • Endereço

    Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Começa a exposição Ai Weiwei Interlacing no MIS" 08 Mar 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-97226/comeca-a-exposicao-ai-weiwei-interlacing-no-mis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.